Estrada Sem Lei - Curiosidades

  • A busca pela autenticidade histórica levou o diretor John Lee Hancock a recriar a cena da emboscada / morte no local real onde ocorreu na quarta-feira, 23 de maio de 1934, nos arredores de Sailes, Louisiana, na paróquia rural de Bienville.

  • Quando Bonnie Parker sai mancando do carro no início do filme, isso é historicamente correto, pois ela se machucou antes em um acidente de carro, quando Clyde dirigiu seu Ford V-8 de uma ponte para um leito de rio seco onde a bateria danificada vazou ácido sobre a perna esquerda de Bonnie, causando queimaduras de terceiro grau. Seus ferimentos foram tão graves que ela mancou pelo resto da vida.

  • Kevin Costner foi oferecido o papel de Frank Hamer dez anos antes, mas recusou porque se sentia muito jovem para interpretar um homem da lei aposentado grisalho chamado de volta ao serviço. Tendo envelhecido, ele sentiu que o papel se encaixava melhor, embora ainda decidisse ganhar 7 quilos para ter uma aparência mais extravagante.

  • Kevin Costner ganhou 15 libras para se tornar uma barriga de meia-idade como Hamer. Em contraste, Woody Harrelson manteve sua estrita dieta vegana durante o tiroteio. Costner afirmou que havia cenas divertidamente anacrônicas no set de Harrelson bebendo verduras com suco de uma jarra enquanto estava fantasiado.

  • Kathy Bates interpreta Miriam "Ma" Ferguson, a primeira governadora do Texas. O marido de Ferguson havia sido governador do Texas, mas foi cassado e condenado por peculato. Ma concorreu como candidata fantoche, deixando claro que seu marido daria as cartas, e ela era tão corrupta quanto seu marido havia sido. Ela foi derrotada após seu primeiro mandato, mas foi eleita novamente seis anos depois. Quando eleitos pela primeira vez, cerca de 40 Texas Rangers renunciaram em vez de servir à governadora. A maioria deles encontrou empregos na aplicação da lei em outras funções. Ferguson então dispensou os Rangers restantes.

  • No momento da emboscada, havia $ 26.000 em promessas de recompensa, mas quando eles tentaram cobrar isso, a maioria das promessas simplesmente desapareceu. No final, cada um dos envolvidos recebeu apenas US $ 200. Hamer também ficou com a maioria das armas dos bandidos para si.

  • Em 2013, Woody Harrelson foi escalado para estrelar ao lado de Liam Neeson , mas Neeson deixou o projeto e foi substituído por Kevin Costner .

  • O "Carro da Morte" de Bonnie e Clyde está em exibição no cassino do Whiskey Pete em Primm, Nevada, junto com a camisa que Clyde Barrow usava quando foi morto e outras lembranças.

  • O roteirista do filme, John Fusco, teve o raro privilégio de passar um tempo com o filho do Texas Ranger Frank Hamer (Frank Jr) da vida real, como um meio de estruturar a história o mais historicamente preciso possível.

  • Fonte para o seguinte: "The Aspermont Star" (Aspermont TX), 04/10/1917. Isso pode ser encontrado no site "The Portal to Texas History". A esposa de Hammer, Gladys, retratada como doce e recatada em "The Highwaymen", parece ter tido um passado questionável. "Em 1917 Hamer casou-se com Gladys (Johnson) Sims, viúva de Ed Sims, de Snyder, Texas. Gladys e seu irmão Johnson foram acusados ​​em 1916 de terem assassinado seu marido Sims naquele ano. No outono de 1917, o julgamento dela irmão foi transferido para Baird, Texas. Em 1 de outubro de 1917, Hamer e Gladys, seu irmão Gus Hamer, o irmão dela Johnson e a esposa dele, estavam todos a caminho de Baird e pararam em uma garagem em Sweetwater para abastecer. Por acaso eles encontraram Gus McMeans de Odessa, um cunhado do falecido Ed Sims, na garagem. Os Hamers e McMeans travaram uma batalha de pistola. McMeans era um ex-Texas Ranger e xerife do Condado de Ector. Hamer e McMeans "eram conquistou ", e este último morreu de um tiro no coração. Hamer foi ferido. Dez tiros foram disparados no tiroteio. A polícia recolheu um total de sete revólveres, duas pistolas automáticas e três rifles de repetição dos membros dos dois partidos. McMeans deixou sua esposa e filho de 11 anos, e três irmãos. " Gladys foi inocentada da acusação de homicídio.

  • Muita controvérsia cercou as circunstâncias da emboscada e do tiroteio de Bonnie Parker e Clyde Barrow, entre elas as questões de se a dupla teve alguma chance de se render antes de ser alvejada, e se a vida de Bonnie Parker poderia ter sido poupada. Cada membro da Posse deu relatos conflitantes antes de morrer. A polícia não estava preocupada com o que o público pensava, apenas em fazer o trabalho.

  • O filme foi originalmente criado como uma colaboração entre Robert Redford e Paul Newman , mas devido à morte de Newman em 2008, Redford deixou o projeto.

  • O anel de cobra de duas cabeças de Bonnie Parker com joias verdes e vermelhas foi retirado do carro pelo xerife após o tiroteio. Ele foi mantido em uma caixa em seu armário por 50 anos, até que sua família o encontrou em 2013. Eles o leiloaram por $ 20.000. A história foi apresentada em um episódio de "My Strange Inheritance".

  • Os eventos do filme acontecem antes que o serviço de investigação federal dos Estados Unidos, o Bureau of Investigation (BI ou BOI), seja renomeado como Federal Bureau of Investigation ou FBI. (O Bureau é nomeado corretamente no diálogo, embora tenha sido identificado incorretamente em uma aeronave) O filme se passa em uma época em que a maioria dos crimes violentos estava fora do escopo da supervisão federal segundo a Constituição dos EUA e era deixada para os estados para julgar; notavelmente, o único crime federal que Barrow e Parker foram seriamente acusados ​​de cometer foi transportar automóveis roubados através das fronteiras estaduais.

  • No início dos anos 1930, a Gangue Barrow - junto com a Gangue Dillinger, a Gangue Barker-Karpis e outros - explorou a falta de autoridade policial interestadual centralizada usando automóveis de alto desempenho recém-introduzidos e rodovias construídas recentemente para fugir rapidamente além das fronteiras do estado antes que a polícia local pudesse responder efetivamente à sua violência. Logo após as mortes de Barrow e Parker, o Congresso dos EUA criminalizou federalmente o roubo a banco e outros crimes violentos e expandiu enormemente os poderes do recém-renomeado FBI.

  • Depois de cuidar de Bonnie e Clyde, Hamer (Costner) manteve o arsenal que havia comprado para o efeito, incluindo o BAR.

  • Na vida real, Maney Gault, parceiro de Frank Hamer, não se juntou à busca por Bonnie e Clyde até pouco antes do fim da caçada. Além disso, Gault não era um perdedor empobrecido e desempregado cuja casa estava à beira da execução hipotecária. Ele tinha um emprego na patrulha rodoviária do Texas quando se juntou a Hammer.

  • A governadora Ma Ferguson da vida real do Texas é famosa por dizer "Se o inglês era bom o suficiente para Jesus Cristo, é bom o suficiente para mim".

  • Bonnie tinha comida no colo, pois ela estava comendo quando eles foram mortos. No entanto, Clyde está usando sapatos e, na vida real, ele usava apenas meias.

  • Em 1935, depois que Miriam "Ma" Ferguson deixou o cargo, os Texas Rangers foram reconstituídos.

  • Na fuga da Prisão de Eastham, foi Clyde quem despediu o BAR. Bonnie estava no carro tocando a buzina para dar instruções aos fugitivos.

  • Como o foco principal do filme está mais na perseguição dos bandidos pelos homens da lei do que nos próprios bandidos, você nunca dá uma boa olhada em Bonnie e Clyde até perto do final. Sempre que eles são vistos no início, geralmente é em segundo plano ou, quando mais próximos, sem muita definição.

  • Uma cena do trailer não aparece por completo na versão final do filme. O personagem de Kevin Costner diz ao personagem de Woody Harrelson que ele ainda nem fez a mala para pegar sua escova de dente. Esta cena aparece na versão final, mas uma versão condensada dela.

  • Como dito no final do filme, Frank Hamer e Maney Gault estão enterrados no mesmo pequeno trato no cemitério Austin Memorial Park, Texas.

  • Na cena de abertura no carro, Bonnie Parker é vista folheando as páginas da revista de cinema "Motion Picture", quando um retrato da estrela dos anos 1930 Glenda Farrell pode ser visto por uma fração de segundo em uma das páginas. Farrell foi uma estrela loira proeminente da época, tendo aparecido em filmes de gângster como Alma no Lodo (1931), contracenando com Edward G. Robinson .

  • Quando Hamer compra as armas, ele não é mostrado comprando uma Remington modelo 8. Esse foi um pedido especial em uma loja de armas em Austin que usava cartuchos maiores e mais poderosos e pentes de alta capacidade "apenas para policiais". Este era seu rifle principal.

  • Kim Dickens interpreta Gladys Hamer. Ela é 10 anos mais nova que Kevin Costner , que interpreta seu marido Frank. A verdadeira Ida Gladys Johnson Hamer nasceu em 1890 e viveu até os 85 anos, falecendo em 1976. Frank era 6 anos mais velho que ela e viveu até os 71 anos, falecendo em 1955.

  • Gault (Woody Harrelson) chama J. Edgar Hoover (que está em um avião) de "maricas", mas o boato sobre o travesti, que alcançou uma tradição mítica durante os últimos quarenta anos, ainda não foi ouvido. Na verdade, Hoover estava apenas começando nesta época. Isso foi mais ou menos um aceno para o público moderno.

  • O diretor John Lee Hancock já havia colaborado apenas uma vez com Kevin Costner como escritor de Um Mundo Perfeito (1993), no qual o fugitivo Butch Haynes (Costner) é perseguido pelo Texas Ranger Red Garnett ( Clint Eastwood ).

  • No início , o personagem de Kathy Bates fala sobre desenterrar Wyatt Earp. Kevin Costner interpretou Earp em Wyatt Earp (1994). Na época em que este filme se passa (1934), Earp estava morto havia apenas cerca de 5 anos. O verdadeiro Frank Hamer nasceu três anos após o infame tiroteio no OK Corral e era 36 anos mais novo que Earp. Costner nasceu no mesmo ano em que Hamer morreu (1955).

  • Como dito antes dos créditos finais, os serviços funerários de Clyde Barrow e Bonnie Parker atraíram multidões de 15.000 e 20.000 respectivamente em 23 de maio de 1934. Um dos participantes dos funerais foi o funcionário da companhia telefônica Ellery Douglass Benton, pai do escritor-diretor Robert Benton, que mais de trinta anos depois, seria indicado ao Oscar por seu roteiro de Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (1967).

  • Frank Augustas Hamer, o mais famoso Ranger do Texas de todos os tempos, voltou para casa para sua esposa Gladys e se aposentou. Morreu em 10 de julho de 1955.

  • Woody Harrelson e Kevin Costner estiveram em Por uma Boa Briga (1999), embora não tenham trabalhado juntos. O papel de Kevin Costner foi apenas uma participação especial que ele fez como um favor para o diretor. Woody Harrelson não sabia que Kevin Costner estava em Por uma Boa Briga (1999) até que alguém o contou em uma entrevista para este filme.

  • Em 12 de fevereiro de 2018, foi anunciado pela Netflix que o filme havia entrado oficialmente em produção.

  • Em 1994, Woody Harrelson e Juliette Lewis tocaram uma versão atualizada de Bonnie e Clyde, Mickey e Mallory, em Assassinos por Natureza (1994).

  • Como dito no final do filme, Benjamin Maney Gault voltou a trabalhar como Texas Ranger até sua morte em 14 de dezembro de 1947.

  • Woody Harrelson usa o termo "Just Sayin '", que se tornou um termo moderno muito popular. Não tanto durante a Grande Depressão.

  • Quando Hamer e Gault cruzam a fronteira do estado de Oklahoma, Woody Harrelson (Gault) diz a Kevin Costner (Hamer) 'Agora é um campo aberto.' Costner estrelou e dirigiu Pacto de Justiça (2003).

  • Seja uma homenagem deliberada ou coincidência, quando a senhora enxuga um pouco do sangue de Bonnie morta com um lenço, exatamente a mesma coisa acontece no final de Dillinger de John Milius de 1973, que foi um filme inspirado no sucesso da Bonnie e Clyde original.

  • Ao contrário do mostrado no filme, a placa do carro em que o Barrow morreu era TEXAS 587-956.

  • Mike A. Young expressou interesse no papel de Clyde Barrow, mas foi substituído por Edward Bossert .

  • Quando Frank Hamer está comprando armas na loja, uma submetralhadora Thompson é vista exibida na parede. Embora possa parecer estranho para um público moderno ver uma arma tão poderosa como uma Tommy Gun sendo vendida comercialmente em uma loja, isso era de fato correto. Quando o Thompson foi desenvolvido pela primeira vez em 1917 pelo General John T. Thompson, ele foi projetado para a Primeira Guerra Mundial. Inicialmente, o Exército dos Estados Unidos encomendou a produção de milhares dessas armas para o esforço de guerra. No entanto, no momento em que a Auto Ordinance Corporation começou a produção, a Primeira Guerra Mundial havia terminado e uma vez que essa guerra era vista como "a guerra para acabar com todas as guerras", o Exército sentiu que não havia mais necessidade de uma arma de tão alta potência e inicialmente cancelou sua ordem. Com centenas dessas armas já produzidas, O Auto Ordinance então tentou vender as armas para departamentos de polícia e empresas de carros blindados com poucos compradores. No início da década de 1920, o crime ainda não havia saído de controle a ponto de essas armas serem consideradas necessárias. Então, o Auto Ordinance começou a comercializar as armas para venda. Na verdade, as primeiras Tommy Guns adquiridas pelos gangsters da década de 1920 foram compradas legalmente em estados que não tinham proibição de armas. Somente em 1934, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Nacional de Armas de Fogo, a propriedade de Thompsons totalmente automáticos se tornou ilegal e as armas não foram mais vendidas nas lojas. (Antigos negociantes, historiadores e entusiastas de armas ainda podem comprar essas armas, mas para isso são necessárias licenças especializadas.)

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt1860242/trivia?ref_=tttr_ql_trv_1

*****

Anacronismos

  • Durante o filme, "FBI" é usado por personagens e visto na parte de baixo de um avião. Os eventos do filme aconteceram do início de fevereiro a 23 de maio de 1934. O Bureau of Investigation (BOI ou BI, para abreviar) não mudou seu nome para Federal Bureau of Investigation (FBI) até 1935.

  • Quando Maney liga o rádio do carro, ele começa a tocar imediatamente. Na década de 1930, os rádios usavam tubos de vácuo, que devem aquecer alguns segundos antes de funcionar; portanto, o som não iniciaria instantaneamente.

  • Quando os patrulheiros são abatidos e Hamer pega a cápsula calibre 20, eles são de plástico, não de papel, o que teria sido usado na época.

  • Quando Hamer está comprando armas em uma loja de armas, uma foto mostrando o interior do catálogo de armas que ele está segurando mostra claramente um rifle semiautomático alemão Gewehr 43 no topo da página, rotulado como "G-43". O Gewehr 43 foi desenvolvido e fabricado pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial em 1943, quase uma década inteira após a perseguição e morte de Bonnie e Clyde em 1934, portanto, não poderia ter aparecido em um catálogo de armas de fogo entre as guerras americano na época.

  • Quando Hamer pega o projétil de metralhadora calibre 20 na beira da estrada, ele é amarelo. As cápsulas de calibre 20 não se tornaram dessa cor até os anos 1960.

  • O bandido no bar ameaça Maney Gault com um canivete estilo estilete italiano, um estilo de faca que não apareceu nos Estados Unidos até que militares americanos estacionados na Itália os trouxeram para casa após a Segunda Guerra Mundial. Canivetes baratos estavam amplamente disponíveis nos Estados Unidos na década de 1930, uma vez que as restrições legais modernas a essas facas ainda não haviam sido promulgadas, mas a maioria parecia bem diferente da do filme.

  • Em uma cena olhando para cima, para Hamer, durante a sequência de tiro às garrafas, rastros podem ser vistos. Aviões capazes de voar alto o suficiente para criar rastros eram extremamente raros em 1934 e os poucos que existiam provavelmente não voariam sobre o centro do Texas.

  • Aos 37 minutos e 20 segundos, quando Frank Hamer diz "Você já caça cavalos selvagens, Bill?", Há um som de notificação da Samsung quase inaudível ao fundo.

  • Perto do início do filme, um close-up de uma roda de um carro vermelho revela a marca de pneus "National". Especificamente o pneu "Comando". Essa empresa de pneus não existia até a década de 1950, enquanto o filme se passa na década de 1930.

  • Ao examinar a cena do crime onde os dois policiais da motocicleta foram mortos, eles estavam fazendo moldes de pegadas despejando gesso de um balde de plástico de polietileno de alta densidade moderno. O HDPE não foi inventado até 1935 e não foi usado para produtos comerciais como baldes até muitos, muitos anos depois.

  • Clyde Barrow estava com óculos de sol hexagonais quando foi morto a tiros. Você pode vê-los pendurados em suas orelhas e enganchados sob o queixo nas fotos de sua morte. Uma das lentes está faltando. Isso não é mostrado no supostamente historicamente preciso Highwaymen, mas é retratado no clássico filme de Arthur Penn.

  • Um dos agentes, ao assistir aos assassinatos dos patrulheiros, diz a Frank que ele deve ter cuidado porque "esta é uma cena de crime ativa". Esta é uma frase moderna, improvável de ter sido usada em 1934.

Erro de personagem

  • Quando os agentes federais encontram Hamer pela primeira vez, descreve-se seu esforço como uma força de "mil pessoas". Na época, o termo usado teria sido uma força de mil homens. Mais tarde no filme, Gault usa o termo correto de uma rede de arrasto de mil homens.

  • O rapaz da loja de armas carrega sem esforço várias centenas de cartuchos de munição em uma caixa de madeira até o carro, na altura do peito, cotovelos para fora, como se não pesasse nada. Na verdade, pesaria cerca de 23 kg.

  • Entre as armas circuladas a lápis, presumivelmente escolhidas por Hamer, em seu catálogo de armas de fogo enquanto ele está comprando armas para a perseguição está uma espingarda de bombeamento rotulada como "Remington calibre 12, bombeamento." Então, enquanto muda seu polegar para apontá-lo como se para se lembrar, Hamer pede "aquele Remington Model 11 ..." No entanto, um Remington Model 11 é uma espingarda semiautomática e visualmente bem diferente da ilustração do catálogo.

Continuidade

  • Clyde pode ser visto tocando saxofone tenor. Mais tarde, um sax alto pode ser visto encostado em seu carro.

  • Frank coloca uma espingarda no banco de trás visto pelo pára-brisa e, em um corte para uma vista lateral do carro, ele é visto colocando a espingarda no banco de trás novamente.

  • Enquanto Frank Hamer dirige o carro, ele olha um mapa com um lápis na boca. Então ele tem o lápis na mão, obviamente tentando marcar algo no mapa. Ele coloca o mapa de lado no banco do passageiro da frente. De repente, ele é ultrapassado por um carro cheio de mulheres jovens. Na próxima foto, o lápis não está mais em sua boca. Além disso, quando ele olha de soslaio para o banco do passageiro da frente, ele está ocupado por fotos das vítimas de Bonnie e Clyde, o mapa não pode ser visto em lugar nenhum.

  • Durante a sequência de tiro às garrafas, a cobertura de nuvens varia visivelmente entre as fotos.

Erros factuais

  • Quando Hamer pega o jornal que ostenta a manchete "Clyde manda carta para Henry Ford 'Você faz um carro elegante'", a data do jornal é janeiro. No entanto, Clyde não escreveu esta carta até 10 de abril de 1934.

  • Em algumas das cenas de vigilância, Hamer parece estar comendo nozes de pistache, as cascas bronzeadas se acumulando do lado de fora do carro. Os pistaches estavam disponíveis nos Estados Unidos na década de 30, geralmente em máquinas de venda automática de chicletes, mas quase sempre eram tingidos de vermelho para mascarar imperfeições. Pistácios não tingidos não eram comuns neste país até que a produção doméstica disparou no final dos anos 70.

Diversos

  • O xerife da paróquia de Bienville, Henderson Jordan, fala com um sotaque cajun distinto. Devido aos preconceitos raciais e religiosos da época, os maneirismos Cajun o teriam colocado à margem da sociedade protestante da Louisiana do Norte e o desqualificado para se tornar xerife. Infelizmente, o KKK teria feito isso. O xerife Jordan, como a maioria das pessoas nascidas no norte da Louisiana, seria muito parecido com os texanos. Essas diferenças de sotaque ainda existem, felizmente sem a discriminação.

  • Embora Hamer seja mostrado comprando seu Monitor Colt em uma loja de armas por todos os relatos históricos, ele foi presenteado com a arma diretamente pela Colt Company.

  • Quando Hamer e Gault param no acampamento perto do lago, Hamer pega o rifle automático Colt e esvazia um carregador na placa de Proibição de invasão. Com o lago diretamente atrás da placa e o ângulo de disparo de Hamer apontado diretamente para ele, deveria haver vários tiros atingindo a água e agitando-a. Não houve uma única ondulação.

Considerado incorretamente como erros

  • Durante a conversa de When Frank Hamer com o atendente do posto de gasolina, o atendente diz que Bonnie e Clyde "só roubam bancos". Embora seja verdade que roubaram bancos, na verdade roubaram mais lojas e postos de gasolina de longe.

  • A declaração do atendente da estação - embora factualmente incorreta - provavelmente refletia os equívocos populares que começaram enquanto Bonnie e Clyde estavam vivos e persistem até os dias atuais. Devido à sua natureza menos espetacular (e geralmente na contagem de corpos), os numerosos roubos da Gangue Barrow a postos de gasolina, mercearias e diversos pequenos negócios foram subnotificados na época, com alguns não sendo atribuídos à gangue até meses ou mesmo anos depois de terem ocorrido.

  • Uma das armas que Hamer compra é um BAR (Browning Automatic Rifle). Embora as armas estivessem disponíveis no mercado civil, eram tão proibitivamente caras que a probabilidade de estarem em uma loja de armas em uma pequena cidade é extremamente pequena.

  • Várias vezes a frase "manos arribas" é dita, como se "arriba" fosse um adjetivo que descreve as mãos. Mas arriba é um advérbio que descreve a direção das mãos (para cima) e não pode ser plural. A frase correta é "manos arriba". No entanto, este é provavelmente um embelezamento intencional destinado a ilustrar a falta de familiaridade de Gault com a língua espanhola; além de sua gramática incorreta, sua pronúncia é ridiculamente pobre.

  • Durante a cena da emboscada por volta de 1:58, um close-up mostra o pé de Clyde Barrow escorregando do pedal da embreagem de seu carro. Se o carro foi parado e depois rolou para a frente, seu pé deveria ter pisado no pedal do freio.

  • Relatos históricos das filmagens de Bonnie e Clyde concordam principalmente com a descrição do filme. Clyde evidentemente parou com a transmissão engrenada e, ao morrer, seu pé escorregou no pedal da embreagem; isso fez com que a embreagem engatasse e o motor impulsionasse lentamente o carro para a frente enquanto ficava em marcha lenta. Todos os veículos comuns em 1934 tinham transmissão manual e não "arrastavam-se" como um veículo com transmissão automática faz quando o pedal do freio é solto; um carro com transmissão manual parado em uma superfície nivelada normalmente permanecerá parado até que seja engatado e a embreagem engatada.

  • O personagem de Costner diz que o Remington "Machine Rifle" tem uma velocidade de 8.000 pés / s. Isso é cerca de 4 vezes qualquer arma de fogo moderna.

Revelando erros

  • Quando Bonnie e Clyde estão ajudando seus amigos a escapar, Bonnie está descarregando uma metralhadora Thompson ("arma Tommy") em um campo, mas não há projéteis sendo ejetados em nenhum tiro.

  • Espessas árvores de pinheiros aparecem em várias cenas ambientadas em Dallas e em outros locais do centro-norte do Texas. Pinheiros são raros no centro-norte do Texas porque os solos argilosos alcalinos predominantes sufocam seu crescimento, mas são comuns em todo o norte da Louisiana, onde as cenas foram filmadas.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt1860242/goofs?ref_=tttrv_sa_1