Brendan Fraser

Biografia

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Brendan_Fraser

Brendan James Fraser é um ator canadense-americano. Tendo se formado no Cornish College of the Arts em 1990, ele fez sua estreia no cinema em Dogfight (1991). Fraser teve sua estreia em 1992 com a comédia Encino Man e o drama School Ties. Ele ganhou ainda mais destaque por seu papel principal em With Honors (1994) como um estudante de Harvard e George of the Jungle (1997) e emergiu como uma estrela interpretando Rick O'Connell na trilogia Múmia (1999-2008). Ele assumiu papéis dramáticos em Gods and Monsters (1998), The Quiet American (2002) e Crash (2004), e outros papéis de fantasia em Bedazzled (2000) e Journey to the Center of the Earth (2008).


O trabalho de Fraser no cinema diminuiu do final dos anos 2000 até meados de 2010 devido a vários problemas pessoais e de saúde e consequências de uma agressão sexual supostamente cometida contra ele em 2003 por Philip Berk, o então presidente da Hollywood Foreign Press Association. Ele se ramificou na televisão com papéis no drama Showtime The Affair (2016–2017), na série FX Trust (2018), e na série HBO Max Doom Patrol (2019–2023). A carreira cinematográfica de Fraser foi revitalizada por papéis em No Sudden Move (2021) de Steven Soderbergh e The Whale (2022) de Darren Aronofsky. Seu papel principal como um gay obeso neste último lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, tornando-se o primeiro canadense a vencer esta categoria.

Início da vida e educação

Fraser nasceu em 3 de dezembro de 1968, em Indianápolis, Indiana, o caçula de quatro meninos, filho de pais canadenses Carol Mary (nascida Genereux; 1937–2016) e Peter Fraser. Sua mãe era conselheira de vendas e seu pai era um ex-jornalista que trabalhava como oficial do serviço estrangeiro canadense para o Escritório de Turismo do Governo. Seu tio materno, George Genereux, foi o único canadense a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952, no Olympic Trap. Ele tem três irmãos mais velhos: Kevin, Regan e Sean. Ele tem ascendência irlandesa, escocesa, alemã, tcheca e franco-canadense. Ele possui dupla cidadania canadense e americana.


A família de Fraser mudou-se frequentemente durante sua infância, morando em Eureka, Califórnia; Seattle, Washington; Ottawa, Ontário; Os Países Baixos; e Suíça. Ele frequentou o Upper Canada College, um internato particular em Toronto. Durante as férias em Londres, Inglaterra, assistiu ao seu primeiro espetáculo de teatro profissional no West End, o que deu início ao seu interesse pela atuação.


Ele se formou no Cornish College of the Arts de Seattle em 1990. Ele começou a atuar em uma pequena faculdade de atuação na cidade de Nova York. Ele planejava estudar para um Mestrado em Belas Artes em Atuação pela Southern Methodist University, mas parou em Hollywood no caminho e decidiu permanecer lá para trabalhar no cinema.

Carreira

Em 1991, Fraser fez sua estreia no cinema com um pequeno papel como um marinheiro indo para o Vietnã em Dogfight. Ele conseguiu seu primeiro papel principal no cinema ao lado de Sean Astin e Pauly Shore na comédia Encino Man de 1992, onde interpretou um homem das cavernas pré-histórico congelado que é descongelado nos dias atuais. O filme foi um sucesso de bilheteria moderado e ganhou seguidores cult. No mesmo ano, ele estrelou em School Ties com outros atores em ascensão Matt Damon, Ben Affleck e Chris O'Donnell como um zagueiro judeu que enfrentava o anti-semitismo embutido na sociedade da escola preparatória privada.


Entre 1994 e 1996, estrelou vários fracassos de bilheteria como With Honors (1994) com Joe Pesci, Airheads (1994) com Steve Buscemi & Adam Sandler, The Passion of Darkly Noon (1995), Mrs. Winterbourne (1996) e O Crepúsculo dos Ouros (1997). Ele também teve uma pequena participação no filme de 1995, Now and Then. Ele fez aparições nos filmes de Pauly Shore Son in Law (1993) e In the Army Now (1994), reprisando seu papel de Encino Man.


Ele teve seu primeiro grande sucesso de bilheteria com o filme de comédia de 1997, George of the Jungle, que foi baseado na série animada de mesmo título criada por Jay Ward. Ele foi aclamado pela crítica por seu papel dramático em Gods and Monsters, de 1998, baseado na vida de James Whale (Ian McKellen), que dirigiu Frankenstein. O filme foi escrito e dirigido por Bill Condon e segue a perda de criatividade, sexualidade ambígua e o vínculo entre um jardineiro heterossexual (interpretado por Fraser) e um cineasta homossexual, torturado e doente (interpretado por McKellen).


Ele alcançou seu maior sucesso comercial quando interpretou o aventureiro principal Rick O'Connell no filme de aventura e fantasia A Múmia (1999) e sua sequência O Retorno da Múmia (2001). Entre esses sucessos, ele também estrelou o fracasso de bilheteria Dudley Do-Right (1999) (baseado em outra série animada de Jay Ward) e a comédia de fantasia em stop-motion/live-action Monkeybone (2001); embora tenha tido sucesso moderado com a comédia romântica Blast from the Past (1999) e a comédia de fantasia Bedazzled (2000), um remake do filme britânico de 1967 de mesmo nome. Emprestou sua voz para o inédito filme de animação Big Bug Man, com Marlon Brando.


Em 2002, ele estrelou ao lado de Michael Caine no drama político The Quiet American, que foi bem recebido pela crítica. No ano seguinte, ele estrelou o filme live-action/animação Looney Tunes: Back in Action como seu protagonista humano, DJ Drake (ele também dublou o Diabo da Tasmânia). Em 2004, ele apareceu como parte de um elenco no filme Crash, vencedor do Oscar.


Ele também fez participações especiais nos programas de televisão Scrubs, King of the Hill e Os Simpsons. Em março de 2006, ele foi introduzido na Calçada da Fama do Canadá, o primeiro ator nascido nos Estados Unidos a receber a homenagem. No entanto, a partir de 2022, ele não possui uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Após um hiato de seis anos na franquia, Fraser voltou para a segunda sequência de A Múmia lançada em agosto de 2008 e intitulada A Múmia: Tumba do Imperador Dragão. As filmagens começaram em Montreal em 27 de julho de 2007, e o filme também estrelou Jet Li como Imperador Han. Nesse mesmo ano, estrelou a Adaptação cinematográfica em 3D da Jornada ao Centro da Terra de Júlio Verne e do filme de fantasia Coração de Tinta (escolhido pessoalmente para o papel principal pela autora do romance Cornelia Funke).


Fraser estrelou como "Brick" na produção do West End de Tennessee Williams's Cat on a Hot Tin Roof em setembro de 2001, dirigido por Anthony Page. Os colegas de elenco incluíram Ned Beatty, Frances O'Connor e Gemma Jones. O show foi encerrado em 12 de janeiro de 2002, com Fraser recebendo muitas críticas excelentes. Em 2010, Fraser estrelou uma produção da Broadway de Elling, mas a peça foi encerrada após uma semana, devido a críticas sem brilho. Depois de aparecer no criticamente criticado Furry Vengeance em 2010, Fraser deixou de ser representado por William Morris Endeavor para a Agência de Artistas Criativos. Em 2010, ele estrelou em Whole Lotta Sole dirigido por Terry George e em 2011, ele foi escalado para interpretar William Tell em The Legend of William Tell: 3D, dirigido por Eric Brevig, com quem Fraser também trabalhou em Journey to o Centro da Terra. As filmagens foram adiadas e no final de 2011, Fraser processou o produtor Todd Moyer pelos salários prometidos. Mais tarde, Moyer contestou por agressão, que Fraser rejeitou como uma tentativa desesperada de evitar o pagamento de sua dívida. Em 2013, ele interpretou um Elvis Presley imitador no conjunto de comédia negra Pawn Shop Chronicles.

Em 2016, Fraser substituiu Ray Liotta no thriller de Bollywood Line of Descent. Fraser mais tarde se juntou ao elenco recorrente da série dramática de televisão The Affair durante a 3ª temporada, onde interpretou o guarda penitenciário Gunther. Ele interpretou o consertador da família Getty James Fletcher Chace na série de antologia FX Trust, que estreou em 25 de março de 2018. Fraser interpretou Clifford "Cliff" Steele / Robotman na série de TV Titans, com Jake Michaels retratando fisicamente o Robotman. Ele reprisou o papel na série spin-off Doom Patrol, onde ele dubla o personagem e aparece como Steele em flashbacks; Riley Shanahan – substituindo Jake Michaels em Titãs – retrata fisicamente o Homem-Robô. Esta série de aparições levou muitas publicações a rotular seu retorno repentino como o "Brenaissance".


Em setembro de 2020, Fraser foi escalado como o gângster Doug Jones no filme policial de época de Steven Soderbergh, No Sudden Move, lançado em 2021. Em janeiro de 2021, Fraser foi anunciado como o protagonista do filme de Darren Aronofsky, The Whale. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro de 2022. A atuação de Fraser foi muito elogiada e o filme foi aplaudido de pé por seis minutos no festival e posteriormente lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. Ele se tornou o primeiro canadense a ganhar o prêmio de melhor ator.


Em agosto do mesmo ano, Fraser foi anunciado como parte do elenco do próximo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon, bem como da próxima comédia de Max Barbakow, Brothers. Em outubro de 2021, Fraser foi escalado para interpretar o vilão Firefly no filme de super-herói Batgirl, ambientado no DC Extended Universe; o lançamento do filme foi cancelado em agosto de 2022 após uma mudança nas prioridades do estúdio Warner Bros.


Depois de voltar a atuar em The Whale em 2022, Fraser se recusou a comparecer à cerimônia do Globo de Ouro de 2023 devido à falta de reconciliação ou pedido de desculpas em relação às acusações de agressão. Philip Berk descreveu o relato de Fraser como uma "invenção total", mas em suas memórias de 2014, ele admitiu ter apalpado Fraser "de brincadeira".

Vida pessoal

Pouco depois de chegar a Los Angeles, Fraser conheceu a atriz Afton Smith enquanto participava de um churrasco na casa de Winona Ryder em 4 de julho de 1993. Eles se casaram em 27 de setembro de 1998 e têm três filhos. Em uma entrevista de 2018 para a GQ, Fraser revelou que seu filho mais velho está no espectro do autismo.


Depois que sua casa em Beverly Hills, Califórnia, foi vendida em abril de 2007 por $3 milhões, o publicitário de Fraser anunciou em dezembro de 2007 que o casal havia decidido se divorciar. Fraser foi condenado a pagar uma pensão alimentícia mensal de $50.000 por um período de dez anos ou até o novo casamento de Smith, o que ocorrer primeiro, além do pagamento mensal de $25.000 para pensão alimentícia. No início de 2011, Fraser fez uma petição aos tribunais para uma redução de seus pagamentos de pensão alimentícia, afirmando que ele era incapaz de cumprir a obrigação anual de $600.000; ele não contestou os pagamentos de pensão alimentícia. No final de 2011, Smith acusou Fraser de fraude ao esconder ativos financeiros e não divulgar contratos de filmes para Medidas Extraordinárias e Vingança Furry. Em 2014, o tribunal decidiu contra o pedido de Fraser de redução da pensão alimentícia e contra a alegação de fraude de Smith. Ambos os pais foram creditados por estarem ativamente envolvidos na vida de seus filhos.


Fraser está em um relacionamento com a maquiadora Jeanne Moore desde setembro de 2022. O casal fez sua estreia no tapete vermelho no Festival de Cinema de Veneza de 2022, e Fraser agradeceu a Moore durante seu discurso de aceitação do Oscar de Melhor Ator durante o 95º Oscar.


Desde fevereiro de 2018, Fraser mora em Bedford, Nova York. Fraser fala francês e faz parte do conselho de diretores da FilmAid International. Ele é um fotógrafo amador talentoso e usou várias câmeras instantâneas em filmes e programas de TV, principalmente em seus papéis como convidado em Scrubs. Em sua primeira aparição, usou um filme pack Polaroid, e em sua segunda aparição, usou uma Holga com costas Polaroid, modelo somente japonês. O livro Collector's Guide to Instant Cameras tem uma dedicatória a Fraser. Ele também é um exímio arqueiro amador.


As exigências físicas das acrobacias e manobras que Fraser realizou em seus papéis de ação e comédia eventualmente exigiram que ele se submetesse a várias cirurgias durante um período de sete anos, incluindo uma substituição parcial do joelho, uma laminectomia e cirurgia das cordas vocais.

Em 2018, Fraser disse que havia sido agredido sexualmente por Philip Berk, então presidente da Hollywood Foreign Press Association (HFPA), organização sem fins lucrativos que vota no Globo de Ouro, em um almoço em 2003. A suposta agressão, seu divórcio subsequente e a morte de sua mãe lançaram Fraser em uma depressão que, combinada com seus problemas de saúde, levou a uma pausa em sua carreira.


Várias publicações e usuários de mídia social interpretaram que Fraser foi colocado na lista negra de Hollywood por causa de sua acusação contra Berk, que Berk nega. No artigo da GQ de 2018 em que Fraser fez a alegação publicamente pela primeira vez, ele disse: "O telefone para de tocar em sua carreira e você começa a se perguntar por quê. Há muitos motivos, mas foi [este incidente] um dos eles? Eu acho que foi." Em contraste, Fraser também esclareceu em sua aparição em 2019 no programa de rádio Sway in the Morning, "Não acho que o HFPA realmente tenha tanto poder." Em 2022, Fraser disse à GQ que se receber uma indicação do HFPA no Globo de Ouro daquele ano por seu último filme, The Whale, ele "não participará" por causa da "história" que tem com a organização.

Filantropia

Desde 2018, Fraser é um juiz de celebridades na gala anual de caridade Dancing Stars of Greenwich, que arrecada dinheiro para a organização sem fins lucrativos Abilis, uma instituição de caridade local que apóia mais de 800 indivíduos e suas famílias com deficiência no Condado de Fairfield, Connecticut. Sua ex-esposa, Afton Smith, também participa da competição de dança. Em 2022, Afton e Brendan Fraser receberam o prêmio Heart of Abilis por seu apoio e trabalho de arrecadação de fundos para a instituição de caridade.

*********************************************************

Biografia

Texto por Inteligência Artificial

Brendan Fraser é um ator canadense-americano nascido em Indianápolis, Indiana, em 3 de dezembro de 1968. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes como "A Múmia" e "George, o Rei da Floresta".

Fraser cresceu em uma família de classe média em Indianápolis e frequentou a Escola Preparatória de Phillips Exeter em New Hampshire. Ele se formou na Universidade de Columbia, onde estudou teatro e se envolveu em produções teatrais.

Fraser começou sua carreira como ator em 1991, com um pequeno papel no filme "Dogfight". No ano seguinte, ele teve seu primeiro papel de destaque no filme "Encino Man". Ele continuou a trabalhar em filmes como "A Testemunha Silenciosa", "Airheads" e "Coração de Cavaleiro", mas foi seu papel como Rick O'Connell na franquia "A Múmia" que o tornou um nome familiar.

Além de sua carreira no cinema, Fraser também apareceu em várias séries de televisão, incluindo "Scrubs" e "Trust". Ele também emprestou sua voz para personagens em filmes de animação como "George, o Rei da Floresta" e "Os Heróis da Cidade".

Fora de sua carreira como ator, Fraser tem sido um defensor ativo de várias causas, incluindo a preservação da vida selvagem e a luta contra o assédio sexual em Hollywood. Ele também é um ávido viajante e fala fluentemente francês.

Ao longo de sua carreira, Fraser recebeu elogios por seu trabalho, incluindo indicações ao Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards. Ele continua a atuar em filmes e televisão, e seu legado na indústria do entretenimento permanece forte.

***************************************************************

Filmografia: