Barbara Rush

Data de nascimento: 4 de janeiro de 1927

Local: Denver, Colorado, EUA

 

Filmografia

Atriz - cinema:

 

Atriz - TV:

 

Ela mesma - TV:

 

Ela mesma:


Fontes:

https://www.imdb.com/name/nm0750640/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_0_nm_8_q_Barbara%2520rush

“Dicionário de Cineastas”, de Rubens Ewald Filho

Arquivos pessoais

************************************************

Biografia

Barbara Rush (nascida em 4 de janeiro de 1927) é uma atriz americana. Em 1954, Rush ganhou o Globo de Ouro como a revelação feminina mais promissora por seu papel no filme de ficção científica americano de 1953, It Came from Outer Space . [2] Mais tarde em sua carreira, Rush se tornou uma atriz regular na série de televisão Peyton Place , e apareceu em filmes de TV, minisséries e uma variedade de outros programas, incluindo a novela All My Children e o drama familiar 7th Heaven , bem como como protagonista de filmes, incluindo The Young Philadelphians , The Young Lions , Robin and the 7 Hoods , e Hombre .

Início da vida e educação

Rush nasceu em Denver. [3] Seu pai, Roy, era advogado de uma mineradora do meio-oeste. [4] Ela cresceu em Santa Bárbara, Califórnia. [5] Ela frequentou a Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara , e se formou em 1948. [6] Ela começou sua carreira no programa de teatro da universidade. [7]

Carreira

Rush se apresentou no palco do Lobero Theatre [8] e do Pasadena Playhouse [9] antes de assinar com a Paramount Pictures . [7] Ela fez sua estréia na tela em 1950, The Goldbergs . Em 1951, ela co-estrelou o clássico filme de ficção científica de George Pal , When Worlds Collide . Em 1952, ela estrelou em Flaming Feather com Sterling Hayden e Victor Jory . Em 1954, ela ganhou o Globo de Ouro de "Revelação Mais Promissora - Mulher" por sua atuação em It Came from Outer Space . [2]

Rush estrelou como a esposa de James Mason no aclamado drama de 1956 Bigger Than Life , no qual o uso de uma droga experimental por um professor resulta em uma ameaça de dano à família. Ela era o interesse amoroso do relutante soldado Dean Martin na história de guerra The Young Lions e do ambicioso advogado Paul Newman em The Young Philadelphians .

Rush começou sua carreira no palco e sempre fez parte de sua vida profissional. Em 1970, ela ganhou o prêmio Sarah Siddons por realizações dramáticas no teatro de Chicago por seu papel principal em Forty Carats [10] e trouxe sua peça solo A Woman of Independent Means para a Broadway em 1984. Ela começou a trabalhar na televisão na década de 1950 . Mais tarde, ela se tornou uma atriz regular em filmes de TV, minisséries e uma variedade de outros programas, incluindo Peyton Place e a novela All My Children .

Freqüentemente, ela interpretava uma mulher obstinada ou uma decana polida e da alta sociedade. Rush também foi escalado para um papel ocasional de vilão, como no musical gangster do Rat Pack , Robin and the 7 Hoods (1964). No drama de faroeste de 1967 Hombre , ela interpretou uma esposa rica, jovem e condescendente de um ladrão - e acaba feita refém e amarrada a uma estaca. Ela interpretou a tortuosa Nora Clavicle na série de TV Batman . Em 1976, Rush interpretou o papel de Ann Sommers/Chris Stewart, a mãe da personagem feminina de ficção científica Jaime Sommers em The Bionic Woman .

Depois de aparecer no disco Can't Stop the Music de 1980 , Rush voltou ao trabalho na televisão. Ela fez parte do elenco da novela do início dos anos 1980 Flamingo Road como Eudora Weldon. Em 1998, ela apareceu em um episódio intitulado "Balance of Nature" na série de televisão The Outer Limits . Em 1989, Rush fez uma turnê no palco na companhia nacional de Steel Magnolias como o personagem M'Lynn. Ela continuou a fazer participações especiais na televisão. Em 2007, ela interpretou o papel recorrente da vovó Ruth Camden na série 7th Heaven . Desde então, ela fez aparições ocasionais para o Theatre Guild em Orange County, CA.

Vida pessoal

Rush se casou com o ator Jeffrey Hunter em 1950; eles se divorciaram em 1955. Ela se casou com o publicitário Warren Cowan em 1959, mas eles se divorciaram em 1969. Rush se casou com o escultor Jim Gruzalski em 1970, depois de se conhecerem em um show de Engelbert Humperdinck . [4] Eles se divorciaram em 1973.

Rush tem dois filhos, Christopher Hunter (com Hunter) e Claudia Cowan (com Cowan). [11] Este último é jornalista da Fox News. Ela é tia da atriz Carolyn Hennesy .

Desde maio de 1997, Rush vive no Harold Lloyd Estate em Beverly Hills, Califórnia.


Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Barbara_Rush