Círculo de Fogo
Enemy at the Gates
(2001)
Drama de guerra que se passa durante a Batalha de Stalingrado, um dos conflitos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha Vassili Zaitsev (Jude Law), um jovem atirador de elite do Exército Vermelho, cuja habilidade com o rifle o transforma em um herói e símbolo de resistência contra os invasores nazistas. Seu talento é rapidamente explorado pelo Comissário Político Danilov (Joseph Fiennes), que usa a propaganda para elevar o moral das tropas soviéticas.
À medida que a reputação de Vassili cresce, ele atrai a atenção de um dos mais temidos atiradores de elite alemães, Major König (Ed Harris), enviado para Stalingrado com a missão específica de eliminá-lo. O filme se desenvolve como um intenso jogo de gato e rato entre os dois franco-atiradores, com ambos usando sua astúcia e habilidade para sobreviver.
Paralelamente à batalha entre Vassili e König, um triângulo amoroso se forma entre Vassili, Danilov e Tania Chernova (Rachel Weisz), uma corajosa soldado e amor de infância de Danilov, que também se junta à resistência. Enquanto a luta pelo controle da cidade avança, lealdades são testadas, e os personagens são forçados a confrontar seus próprios valores e o verdadeiro custo da guerra.
Direção
Jean-Jacques Annaud
Roteiro
Jean-Jacques Annaud
&
Alain Godard
Elenco
- Jude Law ... Vassili
- Jude Law ... Vassili
- Joseph Fiennes ... Comissário Danilov
- Rachel Weisz ... Tania Chernova
- Bob Hoskins ... Nikita Khrushchev
- Ed Harris ... Major König
- Ron Perlman ... Koulikov
- Eva Mattes ... Mãe Filipov
- Gabriel Thomson ... Sacha Filipov (como Gabriel Marshall-Thomson)
- Matthias Habich ... General Paulus
- Sophie Rois ... Ludmilla
- Ivan Shvedoff ... Volodya
- Mario Bandi ... Anton
- Hans-Martin Stier ... General do Exército Vermelho (como Hans Martin Stier)
- Clemens Schick ... Suboficial Alemão (como Clemans Schick)
- Mikhail Matveev ... Avô
- Alexander Schwan ... Jovem Vassili Zaitsev
- Lenn Kudrjawizki ... Camarada no Trem
- Hendrik Arnst ... Coronel Gordo
- Claudius Freyer ... Ajudante de Campo
- Dietmar Nieder ... Capitão Loirinho
- Bernd Lambrecht ... Capitão com Isqueiro
- Jim Dowdall ... Sargento Teimoso
- Maxim Kovalevski ... Politruk / Atirador de Elite
Produção
Jean-Jacques Annaud ... produtor
Alain Godard ... produtor executivo
Roland Pellegrino ... produtor executivo
Jörg Reichl ... produtor executivo
John D. Schofield ... produtor
Alisa Tager ... produtora executiva
Música
James Horner
Direção de Fotografia
Robert Fraisse
Edição
Noëlle Boisson
Humphrey Dixon
Departamento Editorial
Etienne Boussac ... editor assistente
Paul Clegg ... segundo editor assistente
Gérard Estival ... temporizador de cor: não creditado
Emma Gaffney ... assistente do editor
Tom Kinnersly ... editor assistente
Ingrid Lingenberg ... temporizador de cor
Giulia Maura ... coordenadora de pós-produção
George Papuashvili ... editor de vídeo
Martina Pille ... editor assistente
Dan Roberts ... editor assistente
Steven Rosenblum ... editor adicional (como Steve Rosenblum)
Renate Siegl ... cortador de negativo
Sandra Stier ... cortadora de negativo
Marcus Welsch ... estagiário do departamento editorial
Diretor de Elenco
John Hubbard
Ros Hubbard
Desenho de Produção
Wolf Kroeger
Direção de Arte
Peter Francis
Neil Lamont
Steven Lawrence
Dominic Masters
Decoração de Cenário
Simon Wakefield
Design de Figurino
Gudrun Leyendecker ... co-designer de figurino
Janty Yates
Companhias de Produção
Paramount Pictures (apresenta)
Mandalay Pictures (apresenta)
KC Medien (em associação com)
Reperage
MP Film Management (coproduzido por)
DOS (coproduzido por)
Swanford Films (coproduzido por)
Little Bird (coproduzido por)
Tempo de duração
2 h 11 min (131 min)
Mixagem de som
DTS Dolby Digital
Cor
Colorido
Proporção
2.35 : 1
Câmera
Câmeras e Lentes Panavision
Laboratório
DeLuxe, Hollywood (CA), EUA (cópias)
Duração do filme
7 rolos
Formato negativo
35 mm (Kodak Vision 500T 5279)
Processo cinematográfico
Super 35
Formato de filme impresso
35 mm (anamórfico)
Bilheteira
Orçamento: $68.000.000 (estimado)
Receita Mundial Acumulada: $96.976.270
Datas de lançamento
7 de fevereiro de 2001 (Berlin International Film Festival)
15 de março de 2001
16 de março de 2001
16 de março de 2001
16 de março de 2001
6 de abril de 2001
Datas de filmagem
17 de janeiro de 2000 - maio de 2000
Produção
As filmagens de "Enemy at the Gates" ocorreram na Alemanha. A travessia do rio Volga foi filmada no Altdöberner See, um lago artificial perto da vila de Pritzen, no sul de Brandenburg. Uma fábrica abandonada na vila de Rüdersdorf foi usada para recriar as ruínas da fábrica de tratores de Stalingrado. O imenso cenário ao ar livre da Praça Vermelha de Stalingrado foi construído em Krampnitz, perto de Potsdam. Era uma antiga escola de equitação da Wehrmacht que havia servido como quartel soviético durante a Guerra Fria. A construção do cenário começou em outubro de 1999 e levou quase cinco meses para ser concluída. A cena final com os casacos balançando é uma referência a Sergio Leone.
Precisão Histórica
O rifle de precisão de Zaitsev em exibição no Museu Panorama de Stalingrado em Volgogrado. O ator Jude Law (que interpreta Zaitsev) usa uma versão precisa da arma no filme: um rifle de precisão Mosin Modelo 1891/30 de 7.62×54mmR com uma luneta PU 3.5×.
Como um filme inspirado em eventos reais, ele foi dramatizado e o enredo foi fictício em vários aspectos. Contém várias imprecisões, incluindo sobre Vasily Zaitsev, os desenvolvimentos da guerra, detalhes gráficos e mapas que retratam a Rússia moderna, a Ucrânia e os estados bálticos como países independentes, bem como a Suíça e a Turquia sendo invadidas pela Alemanha Nazista. Zaitsev era um sargento-chefe (russo: ста́рший сержа́нт) no 2º Batalhão, 1047º Regimento de Rifles, 284ª Divisão de Rifles de Tomsk durante a Batalha de Stalingrado. O filme usa eventos do livro de não-ficção de William Craig de 1973, "Enemy at the Gates: The Battle for Stalingrad", mas não é uma adaptação direta. O livro de Zaitsev, "Não havia terra para nós além do Volga. Notas do Atirador" (russo: «За Волгой земли для нас не было. Записки снайпера»), que contradiz completamente o ponto de vista apresentado no livro de Craig e no filme sobre os eventos que ocorreram, não é levado em consideração. O historiador Antony Beevor afirmou acreditar que a história de Zaitsev seja ficcional. Não há documentação sobre o duelo entre Zaytsev e o Major Erwin König.
O filme retrata de forma imprecisa o papel dos destacamentos de bloqueio no Exército Vermelho. Embora existisse a Ordem nº 227 (russo: Директива Ставки ВГК №227), que se tornou o grito de guerra "Nem um passo para trás!" (russo: Ни шагу назад!), os metralhadores não eram colocados atrás das tropas regulares com ordens de matar qualquer um que recuasse, e eram usados apenas para tropas punitivas. De acordo com a Ordem nº 227, cada destacamento teria entre três e cinco pelotões de bloqueio por 200 homens. Ao mesmo tempo, o filme foi acusado de subestimar o papel das mulheres. No filme, duas atiradoras aparecem, mas nunca disparam em ninguém; na verdade, as atiradoras soviéticas são creditadas com a morte de mais de 10.000 inimigos em combate.
A primeira cena do filme mostra novas tropas soviéticas, incluindo Zaitsev, chegando à frente de Stalingrado, sendo gritadas, ameaçadas e, em geral, humilhadas por seus comandantes. Elas são então transportadas e trancadas em vagões lotados para impedir que desertem. De acordo com o historiador militar Boris Yulin, isso era proibido e é irrealista, já que os soldados teriam sido mortos em caso de um ataque aéreo alemão ou bombardeio. De acordo com o historiador Alexey Isaev, que escreveu vários livros sobre a Batalha de Stalingrado, os destacamentos de bloqueio eram usados principalmente em Stalingrado como "regimentos de combate usuais", embora o filme enfatize a mensagem de que "a maioria dos soldados soviéticos precisava de uma arma literal nas costas para ir para a batalha". Como houve muitos casos de heroísmo, argumenta-se que é improvável que os soldados soviéticos fossem motivados apenas pelo medo. Em relação à falta de armas, que ocorreu no início da guerra e mudou em 1942, Isaev disse: "Não havia soldados desarmados enviados para o ataque... O que é mostrado em 'Enemy at the Gates' é pura bobagem."