The Searchers - Curiosidades

  • Natalie Wood ainda era uma estudante do ensino médio quando este filme estava sendo feito e, em várias ocasiões, John Wayne e Jeffrey Hunter tiveram que buscá-la na escola nos dias em que ela era obrigada no set. Isso causou muita empolgação entre as colegas de classe de Wood.

  • Alegadamente, este filme foi visto em um teatro no Texas por Buddy Holly e seus amigos no verão de 1956. Eles ficaram tão impressionados com o uso repetido de Ethan ( John Wayne ) da frase "Esse será o dia" que a usaram como o título de sua canção de rock agora padrão, que eles compuseram logo depois.

  • O excêntrico personagem de Mose Harper, interpretado por Hank Worden , é vagamente baseado em um personagem histórico real chamado Mad Mose, um lendário lutador indiano meio louco do sudoeste americano com uma queda por cadeiras de balanço.

  • Enquanto estava no deserto, John Ford foi picado por um escorpião. Preocupado com seu investimento, o financiador CV Whitney perguntou a John Wayne : "E se o perdermos? O que vamos fazer?" Wayne se ofereceu para checar o diretor "abalado". Poucos minutos depois, ele saiu do trailer de Ford e disse a Whitney: "Está tudo bem. John está bem, é o escorpião que morreu."

  • Considerando o papel de Ethan Edwards como o melhor personagem que já retratou na tela e Rastros de Ódio (1956) como seu papel favorito no cinema, John Wayne nomeou seu filho mais novo Ethan Wayne em homenagem.

  • Uma parte significativa do enredo do filme é revelada em um objeto descartável que a maioria dos espectadores casuais raramente notam. Pouco antes do ataque indiano à casa de Edwards, a lápide (da mãe de Ethan) que Debbie esconde ao lado revela a fonte do ódio flagrante de Ethan pelos Comanches. O marcador diz: "Aqui jaz Mary Jane Edwards morta por Commanches em 12 de maio de 1852. Uma boa esposa e mãe em seu 41º ano."

  • Durante as filmagens, uma criança Navajo ficou gravemente doente com pneumonia e precisava de atenção médica urgente. John Wayne tinha seu próprio avião no local e fez seu piloto levar a menina ao hospital. Por seu feito, os Navajos o chamaram de "O Homem da Grande Águia".

  • Os atores que interpretam os índios comanches são todos navajos, com exceção do chefe Scar, interpretado por Henry Brandon , um judeu nascido na Alemanha. A linguagem, as roupas tradicionais e as danças retratadas no filme são todas Navajo, não Comanche. A "Comanche Death Song" é, na verdade, uma canção social Navajo "Squaw Dance".

  • Beulah Archuletta (Look) foi encontrada chorando em uma das tipis por John Wayne entre as cenas de filmagem. Quando Wayne perguntou por que ela estava chorando, ela respondeu que perderia o casamento do filho porque estava filmando suas cenas na época. John Wayne interrompeu a produção do filme por alguns dias e a levou para a Califórnia para que ela pudesse comparecer ao casamento.

  • O astro do faroeste Harry Carey morreu em 1947. O diretor John Ford escalou a esposa de Carey ( Olive Carey ) como a Sra. Jorgensen (a mãe) e o filho de Carey ( Harry Carey Jr. ) como um dos filhos (Brad) em homenagem a Carey. Na cena final com John Wayne enquadrado na porta, Wayne segura seu cotovelo direito com a mão esquerda em uma pose que os fãs de Carey reconheceriam como uma que ele costumava usar. Wayne afirmou mais tarde que fez isso como uma homenagem a Carey. Fora das câmeras, Olive assistia.

  • A filmagem dia após noite do discurso de Ethan contando sua descoberta e enterro de Lucy exigiu mais de uma tomada, mas apenas porque Ward Bond precisava se barbear. John Wayne acertou a cena pela primeira vez, mas por algum motivo inexplicável, a câmera havia parado. Extremamente irritado, John Ford perguntou ao operador o que havia de errado com a câmera. Quando ele respondeu, a energia da câmera voltou e eles voltaram a filmar a cena sem incidentes. Na verdade, não havia nada de errado com a câmera. Bond desligou a câmera para usar o barbeador elétrico. A tripulação nunca contou a Ford, por medo de que ele machucasse fisicamente Bond. Anos mais tarde, após a morte de Bond, o cinegrafista Winton C. Hochdisse a Ford sobre o incidente em um evento de Hollywood. Alegadamente, o rosto de Ford ficou branco e ele ficou sem palavras.

  • Classificado em primeiro lugar na lista do American Film Institute dos 10 melhores filmes do gênero "Western" em junho de 2008.

  • John Ford fez questão de contratar índios americanos genuínos para seus filmes, e este não foi exceção. Os Navajo, na verdade, o chamavam de "Líder Alto", já que apreciavam o fato de ele trazer empregos para um povo empobrecido.

  • Lana Wood passou por uma audição "exaustiva". Ela foi conduzida a uma sala onde foi apresentada a John Wayne e John Ford . Em vez de ensaiar uma cena do roteiro com os dois intérpretes, Ford emitiu uma ordem para Wayne: "Levante-a, por favor". Como Lana contou em sua autobiografia, "o Sr. Wayne se levantou - ele parecia se estender mais em direção ao teto do que qualquer pessoa que eu já tinha visto em minha vida - sorriu e esfregou as mãos enormes. Então ele se abaixou e me pegou e nunca parou de sorrir para mim. 'Tudo bem, sem problemas', ele finalmente disse, colocando-me no chão. E foi isso. "

  • Lana Wood interpretou a jovem Debbie Edwards e Natalie Wood , que era a irmã mais velha de Lana por oito anos, interpretou a adolescente Debbie Edwards.

  • As temperaturas eram freqüentemente superiores a 120 graus F (49 graus C).

  • Em uma biografia de John Ford , é mencionado que Ward Bond , em seu quarto de motel após as filmagens, andava nu com as cortinas abertas na esperança de atrair Vera Miles . Aparentemente, esse plano não teve os resultados pretendidos.

  • John Ford era conhecido por seu temperamento terrível e seu hábito de pregar peças cruéis ao elenco e à equipe, mas foi excepcionalmente gentil com o filho de John Wayne , Patrick Wayne, durante as filmagens. Foi a primeira parte importante de Patrick e na biografia, "Imprimir a lenda: A vida e os tempos de John Ford", de Scott Eyman, ele lembrou que a Ford "era louca por mim... Todo mundo tinha seu dia no barril, mas eu sempre fui poupado disso. O que era bom e ruim. Eu não era exatamente a pessoa mais popular no set. Todo mundo estava entendendo mas eu ... ele entregou tudo para mim ... Lembre-se, ele era o único diretor para quem eu trabalhava naquela época, e imaginei que era assim que as fotos eram feitas. E meu pai verdadeiro estava lá me observando na cena. Eu não estava agindo com medo; estava com medo. "

  • David Lean assistiu a esse filme várias vezes enquanto se preparava para Lawrence da Arábia (1962) para ajudá-lo a ter uma noção de como fotografar uma paisagem.

  • Henry Brandon lembrou ao biógrafo de John Ford Joseph McBrideque ele esperou até o primeiro dia de filmagem para perguntar, "Sr. Ford, perdi muitas partes nativas - índios, árabes - por causa dos meus olhos azuis. Como é que você me escolheu?" Ford respondeu: "Brandon, não lhe ocorreu que a exceção, dramaticamente falando, é sempre mais emocionante do que a regra?" Brandon disse a McBride que ele usava essa frase muitas vezes sempre que o problema de seus olhos azuis surgia, e ele "sempre ganhava peças citando o Sr. Ford". No geral, entretanto, Brandon descreveu sua experiência de trabalho com a Ford como "combativa". Ford tentou incitar o ator treinado em Shakespeare um dia durante o almoço. Ford disse: "Você sabe que Shakespeare não escreveu essas peças, foi aquele tal de Francis Bacon." Brandon se recusou a responder às observações antagônicas de Ford enquanto filmava suas cenas,

  • O roteiro foi adaptado por Frank S. Nugent do romance de Alan Le May de mesmo nome, de 1954, que foi serializado pela primeira vez como um conto nas edições do final do outono de 1954 do "Saturday Evening Post" e inicialmente intitulado "The Avenging Texans " Foi baseado em um sequestro Comanche real de Cynthia Ann Parker, uma jovem branca no Texas em 1836. Cynthia Parker viria a se tornar mãe do chefe Comanche Quanah Parker.

  • Ken Curtis foi ouvido por acaso por John Ford usando o sotaque exagerado que Harry Carey Jr. descreveu como "terra seca do Colorado". Ford gostou tanto que exigiu que Curtis fizesse o papel com sotaque. Curtis objetou, mas Ford rebateu que o sotaque faria com que ele fosse notado no papel ingrato do cara que não conquista a garota.

  • Walt Disney nunca disse a Fess Parker , sua estrela de Davy Crockett, que era procurado pelo grande John Ford . Parker ficou horrorizado quando descobriu a oportunidade que lhe foi negada.

  • O papel de um jovem oficial de cavalaria, Tenente Greenhill, é interpretado por Patrick Wayne , filho de John Wayne .

  • Hank Worden ("Old Mose Harper") estava ocupado terminando as filmagens em A Um Passo da Morte (1955) e não estava disponível para algumas tomadas neste filme. Em cenas em que os Rangers cavalgam juntos em Monument Valley, "Old Mose Harper" é interpretado em fotos de grupo por outro ator recuado e escondendo o rosto. Fotos únicas de Worden como Harper nessas cenas foram filmadas mais tarde.

  • Steven Spielberg , Martin Scorsese , George Lucas , Jean-Luc Godard , John Milius e Paul Schrader consideram este como um dos filmes que mais os influenciou e todos prestaram alguma forma de homenagem a ele em seus trabalhos.

  • Nunca muito dado a falar em profundidade sobre suas performances, John Wayne, no entanto, levou muito a sério o papel de Ethan Edwards. Normalmente propenso a ser bastante alegre durante a maior parte das gravações do filme, ele foi visivelmente mais reticente durante as filmagens deste filme, concentrando-se em dar uma performance mais texturizada.

  • De acordo com o livro "Company of Heroes", de Harry Carey Jr. , John Wayne permaneceu no personagem entre as tomadas.

  • Na cena da dança pouco antes do casamento, os dançarinos são alguns dos dublês mais famosos e mais durões da época. Chuck Hayward , Terry Wilson , John Hudkins , Fred Kennedy , Frank McGrath e Chuck Roberson podem ser vistos dançando. Após a cena, a equipe as apelidou de "coristas da Ford". No final da cena, John Wayne vai até o bar e Roberson diz: "Vamos tomar um drinque". Enquanto ele fala, Hayward e Wilson avançam para a cena atrás de Wayne. Wayne é então cercado por três homens que o duplicaram em vários momentos do filme.

  • Um dos sete westerns que John Ford filmou em seu local favorito, Monument Valley.

  • De acordo com o restaurador de filmes Ned Price , em 1991, quando a primeira transferência digital foi feita (no Laserdisc), a camada amarela do negativo do VistaVision original havia desbotado completamente, tornando-o inutilizável. Os masters de separação em preto e branco (amarelo, ciano e magenta) feitos no final dos anos 1950 têm sido usados ​​desde então para masterizar lançamentos de DVD.

  • John Ford estava disposto a permitir que John Wayne desistisse do filme para estrelar 7 Homens Sem Destino (1956). Wayne escolheu estrelar este filme.

  • O filme foi eleito o 13º Melhor Filme de todos os tempos e o Melhor Western de todos os tempos pela Entertainment Weekly.

  • Um dos primeiros filmes a se comercializar com um documentário de "making of" que foi ao ar na televisão. Gig Young apresentou o programa, com Jeffrey Hunter como convidado.

  • Jeffrey Hunter tinha quase 29 anos na época das filmagens, embora seu personagem fosse um adolescente.

  • A música tocada conforme John Wayne se aproxima no início do filme é uma versão lenta de "The Bonnie Blue Flag" (título original: "The Irish Jaunting Car"). Essa música e "Dixie" de Daniel Decatur Emmett foram os dois "hinos" da Confederação.

  • 34 de 36 acharam isso interessante | Compartilhar isso

  • Em 1963, o crítico e diretor Jean-Luc Godard chamou este filme de o quarto maior filme americano da era do som, e uma vez também comparou seu final com "Ulisses se reunindo com Telêmaco".

  • Em julho de 2015, foi eleito o 5º lugar na lista dos 100 melhores filmes americanos da BBC Culture por 61 críticos e críticos de cinema.

  • Foi um dos primeiros 25 filmes selecionados pela Biblioteca do Congresso para preservação no Registro Nacional de Filmes em 1989.

  • A melodia por trás dos créditos de abertura é "Lorena", escrita por JD Webster e Henry DeLafayette Webster. Embora essa música tenha sido escrita em Chicago em 1857, é mais conhecida por ter sido favorecida pelos soldados confederados durante a Guerra Civil. As letras são os anseios de um homem por sua esposa agora morta.

  • Este foi um dos três favoritos de John Wayne entre todos os seus filmes, juntamente com Legião Invencível (1949) e Depois do Vendaval (1952). Todos foram dirigidos por John Ford .

  • No roteiro de Frank S. Nugent , a medalha que Ethan Edwards dá a Debbie é identificada como "uma medalha de ouro ou medalhão" concedida pelo Imperador Maximiliano do México a soldados mercenários que lutaram entre 1865-67 pelas forças francesas do Imperador Maximiliano contra os revolucionários mexicanos . Esta medalha indica que Ethan serviu na Expedição Francês-Mexicana durante sua ausência de três anos e também explica sua fluência em espanhol. Na realidade, a medalha usada é a Ordem de São Sava, condecoração do Reino da Sérvia criada em 1883 para reconhecer civis por conquistas meritórias. John Ford era um admirador do povo e da herança sérvios desde seus dias de guerra e provavelmente ganhou a medalha por meio de sua amizade com o diretor / ator Peter Bogdanovich, que tem raízes sérvias.

  • O mexicano que leva os buscadores ao encontro do Chefe Scar chama-se Emilio Gabriel Fernandez y Figueroa. O nome do personagem, interpretado por Antonio Moreno , é uma combinação dos nomes do ator e diretor mexicano Emilio Fernandez e de seu diretor de fotografia, Gabriel Figueroa , ambos amigos do diretor John Ford .

  • Em 2007, o America Film Institute classificou este como o 12º Melhor Filme de Todos os Tempos.

  • O filme se passa de 1868 a 1873.

  • O filme foi empatado com Juventude Transviada (1955) como 11ª atração de bilheteria em 1956. Natalie Wood estrelou os dois filmes.

  • O desempenho de John Wayne como Ethan Edwards está classificado em 87º na Premiere Magazine, nas 100 maiores performances de todos os tempos (2006).

  • O capitão do Texas Ranger de Ward Bond é visto usando um distintivo em forma de escudo: alguns podem considerar isso um erro, mas na verdade há algumas evidências que apóiam esse distintivo sendo usado, embora extremamente raramente, pelos Texas Rangers. Este filme se passa em 1868-73 e o primeiro crachá de Ranger autenticado data de 1889, mas não há como saber com certeza quando os Rangers começaram a usar crachás para se identificarem porque não havia regulamentos exigindo o uso de crachás até meados do século XX. século. Os primeiros e mais comuns emblemas usados ​​foram cunhados em moedas mexicanas a pedido do próprio Arqueiro e às custas de armeiros ou ferreiros locais e, portanto, variavam muito.

  • O filme foi eleito o sétimo melhor filme de todos os tempos na pesquisa da crítica de 2012 da Sight & Sound.

  • Fess Parker recebeu o papel de Martin, mas Walt Disney se recusou a emprestá-lo. Jeffrey Hunter conseguiu o papel. Mais tarde, Parker e Hunter estrelariam juntos em Têmpera de Bravos (1956).

  • Martha ( Dorothy Jordan ) foi a esposa na vida real do produtor de cinema Merian C. Cooper .

  • Em 2006, foi eleito o 97º melhor roteiro de todos os tempos pelo The Writers Guild Of America.

  • O filme está incluído na lista de "Grandes Filmes" de Roger Ebert .

  • No início dos anos 2000, Michael Mann e Eric Roth, que colaboraram em "The Insider" e "Ali", planejaram filmar "Comanche", que trataria dos eventos da vida real que inspiraram "The Searchers", mas acabou falhando para se materializar.

  • Ethan Edwards ficou em 23º lugar no ranking dos 100 melhores personagens de filmes da Premiere Magazine.

  • Eleito, em 2008, o Melhor Western de Todos os Tempos pelo American Film Institute.

  • As listras vermelhas no casaco confederado de Ethan indicariam que ele estava em uma unidade de artilharia.

  • De acordo com Lana Wood em seu livro sobre sua irmã Natalie Wood, enquanto estava nas locações, Ward Bond foi mordido por uma cascavel. O elenco e a equipe técnica assistiram aos índios sugarem o veneno.

  • Ward Bond interpretou o capitão de uma pequena unidade do Texas Rangers. Entre os atores que interpretaram os Rangers estavam Terry Wilson e Frank McGrath , ambos os quais mais tarde co-estrelaram com Bond na série de televisão Caravana (1957).

  • O produtor Merian C. Cooper queria que David O. Selznick lançasse o filme, mas Selznick zombou da ideia de um faroeste de John Wayne.

  • O filme foi a inspiração de Peter Fonda para "Easy Rider" (1969). Fonda disse que o filme seria sobre o duque e Jeffrey Hunter procurando Natalie Wood. Fonda seria o duque e Dennis Hopper seria seu guardião. A América seria sua Natalie Wood.

  • No início dos anos 1990, o produtor Charles Roven anunciou um remake com Terry Gilliam, dirigindo Bruce Willis e Johnny Depp . A principal diferença era que teria sido definido no espaço.

  • Este foi o primeiro uso de Ken Curtis do personagem "Aw, shucks" que ele desenvolveria em The Horse Soldiers e mais tarde aperfeiçoaria como Festus em Gunsmoke.

  • Robert Wagner fez o teste para o papel de Martin Pawley.

  • Depois de uma exibição na BBC em meados dos anos 70, um grande debate sobre os méritos de The Searchers (1956) prosseguiu, na página de cartas de "Filmes e Filmagens" sobre diversos números. Um colaborador mencionou que, para um filme que se estende por vários anos e parece cobrir grandes distâncias, tudo parece ter sido filmado nos mesmos locais.

  • Quando Ethan e Martin chegam ao posto militar avançado no Novo México, muitos dos nativos estão vestindo cobertores da baía de Hudson. Estes foram comercializados com os nativos do Canadá em troca de peles de castor.

  • O primeiro filme a ter um documentário de 'making of' que o acompanha. Foi exibido como parte da série de TV Warner Bros. Presents.

  • O filme mais tarde inspirou Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine: Indiscretion (1995) em que o oficial militar cardassiano Gul Dukat ( Marc Alaimo ) pensa em matar sua filha ilegítima Tora Ziyal ( Cyia Batten ) após descobrir que ela ainda está viva em um Campo de prisioneiros de Breen. Ele teme que sua posição dentro da sociedade cardassiana seja destruída se for revelado que ele tem uma filha meio-bajorana. O episódio anterior Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine: The Homecoming (1993) também foi inspirado em O Homem que Matou o Facínora (1962), outro faroeste dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne .

  • Quando Ethan e Martin chegam ao acampamento Comanche incendiado, cerca de 71mins depois, o segundo Comanche morto mostrado com uma espada enfiada em seu peito está vestindo um avental da Maçonaria.

  • Estreia no cinema de Pippa Scott .

  • Incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 100 Maiores Filmes Americanos.

  • No início da década de 2010, a Warner Bros. anunciou online que estaria desenvolvendo um remake futurista do filme e que no remake a garota sequestrada seria revelada como um zumbi. No entanto, este anunciado remake futurista do filme nunca entrou em produção.

  • O filme foi votado em 172º lugar nos 301 melhores filmes de todos os tempos da Empire Magazine.

  • Nas partes anteriores do filme, John Wayne e alguns dos outros personagens, estão usando o revólver Colts Single Action Army modelo 1873. Também chamada de Pistola Rotativa de Cartucho Metálico do Novo Modelo do Exército. Foi produzido pela primeira vez em 1873 e adotado como o revólver padrão do serviço militar do governo dos Estados Unidos. Em particular, um modelo de 7 1/2 "usado pela Cavalaria dos Estados Unidos. Foi depois de 1873 que a população civil pôde adquirir este revólver.

  • Frank McGrath interpreta um Texas Ranger, ele também é o Comanche morto que foi enterrado sob a rocha plana, e ele também é o cavaleiro mexicano no cavalo rápido no acampamento de Scar.

  • O filme é frequentemente criticado por sua representação racista dos índios americanos nativos, mas em 1956 muitos públicos aceitaram sua visão severa dos índios.

  • Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider .

  • Os cintos de cartucho são usados ​​por vários membros do grupo de Clayton em 1868. As balas de cartucho para pistolas não estavam disponíveis naquela época. Pistolas de pólvora preta com bola e boné eram usadas naquela época.

  • Terry Wilson, que não fala na cena do casamento, estrelou com a co-estrela Ward Bond na série de TV Wagon Train.


Spoilers

Os itens triviais abaixo podem revelar pontos importantes da trama.

  • De acordo com John Wayne em uma entrevista de 1974, John Ford deu a entender ao longo do filme que Ethan teve um caso com a esposa de seu irmão, e possivelmente era o pai de Debbie. Isso significava que a sede de vingança de Ethan não vinha do assassinato de seu irmão, mas da mulher que Ethan amava. Isso foi tão sutil que muitos espectadores na época perderam completamente.

  • O filme foi inspirado em eventos reais. Em 1836, Comanches sequestrou uma Cynthia Ann Parker. Ela foi criada por eles, tornou-se membro da tribo e deu à luz um filho. Um dia, os soldados americanos atacaram o acampamento da tribo e a 'resgataram'. No entanto, ela não queria deixar 'seu povo' e se arrependeu disso e da perda de seu filho para o resto de sua vida. A ficção, no entanto, não tem nada a ver com a verdade: seu filho, Quanah Parker , se tornou um líder Comanche e lutou no exército por muitos anos. Quando ele e sua banda finalmente se renderam, ele foi viver entre os brancos e se tornou um empresário de sucesso. Na verdade, ele interpretou a si mesmo em um filme mudo de 1908 ( The Bank Robbery (1908)). Quando John Ford lançou o papel de Quanah Parker em Terra Bruta(1961), ele escalou Henry Brandon , que interpretou Chief Scar neste filme.

  • Na cena climática, John Wayne e Natalie Wood sobem correndo a encosta de uma colina em Monument Valley, Utah. . . e desça do outro lado da colina na área de Bronson Canyon em Griffith Park, Los Angeles (647 milhas de distância).

  • Vince Gilligan foi fortemente influenciado pelo final do filme quando ele estava encerrando sua série de televisão Breaking Bad (2008).

  • Jean-Luc Godard disse que não importa o quanto ele desprezasse as crenças políticas de direita de John Wayne , toda vez que o via pegando a pequena Debbie em seus braços no final do filme, ele o perdoava por tudo.

  • Natalie Wood (Debbie Edwards) não aparece até 1 hora e 21 minutos de filme. Ela tem menos de dez minutos de tempo de tela.

  • Ethan encontra Lucy parcialmente enterrada e a cobre com seu casaco quando ele sai sozinho, mas esta cena foi deletada.

  • Quando a rocha é retirada do índio "morto", você pode ver seu estômago subir e descer enquanto ele respira.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0049730/trivia?ref_=tttr_ql_trv_1