Sangue em Sonora

The Appaloosa (1966)

Diretor: Sidney J. Furie

Roteiro de James Bridges e Roland Kibbee (adaptação do livro de Robert MacLeod)

Sinopse: Ojo Prieto, uma cidade na fronteira americana com o México, 1870. Matt é um forasteiro que chega no lugarejo e só pensa em se encontrar com uma família amiga, que mora perto, comprar um rancho e ter uma vida tranquila. Entretanto ele acaba tendo um inesperado atrito com Chuy Medina, líder de um bando de criminosos mexicanos. Mais tarde, quando Matt e seu amigo Paco estão bêbados, Chuy aparece e rouba o cavalo de Matt. Depois de se recuperar, Matt decide ir ao México tentar recuperar seu cavalo.

Elenco:
Marlon Brando é Matt
Anjanette Comer é Trini
John Saxon é Chuy
Emilio Fernandez é Lazaro
Alex Montoya é Squint Eye
Miriam Colon é Ana
Rafael Campos é Paco
Frank Silvera é Ramos


Diretor de fotografia: Russell Metty
Edição: Ted J. Kent
Música de Frank Skinner

Produtora: Universal Pictures (presentes) (como Universal)

Datas de filmagem: 26 de outubro de 1965
Data de lançamento: EUA: 14 de setembro de 1966 (Nova York, Nova York)

Locais de filmagens:


Globo de Ouro 1967
Nomeação na categoria de Melhor Ator Coadjuvante para John Saxon

Prêmio Western Heritage 1967
Bronze Wrangler para Sidney J. Furie, Robert MacLeod, Marlon Brando, Anjanette Comer e John Saxon


Curiosidades:

Erro de continuidade:

No final, durante o confronto com Chuy, Matt faz um laço usando o cinto de seu poncho com sua faixa de couro do chapéu, para laçar seu rifle. Quando o tiroteio termina e ele se levanta, o cinto está de volta ao poncho, embora não tenha havido tempo para desfiar o laço e refazer o cinto.

Fontes:
https://www.imdb.com/title/tt0060120/reference

Western Cinemania

**********************************************************

Crítica por ChatGPT:

"The Appaloosa" é um faroeste dirigido por Sidney J. Furie que nos leva a uma cidade na fronteira dos Estados Unidos com o México em 1870. O filme conta a história de Matt, interpretado por Marlon Brando, um forasteiro em busca de uma vida tranquila, mas que se envolve em um confronto inesperado com Chuy Medina, líder de um bando de criminosos mexicanos. Após ter seu cavalo roubado, Matt decide atravessar a fronteira para recuperá-lo.

Uma das qualidades marcantes do filme é a sua fotografia de paisagens deslumbrantes, capturadas por Russell Metty. As locações em Utah, Arizona e Califórnia contribuem para a criação de um ambiente visualmente cativante, proporcionando um pano de fundo autêntico para a trama.

O elenco entrega performances sólidas, com destaque para Marlon Brando, cuja presença magnética dá vida ao protagonista Matt. Anjanette Comer também brilha como Trini, trazendo uma presença suave e encantadora. John Saxon interpreta Chuy com intensidade e carisma, tornando-o um vilão memorável.

No entanto, apesar dos talentos envolvidos, "The Appaloosa" não conseguiu alcançar o sucesso esperado nos cinemas. O estilo de direção de Sidney J. Furie, caracterizado por close-ups intensos e ângulos de câmera incomuns, não foi bem recebido por alguns, incluindo Marlon Brando, que criticou abertamente o diretor. Além disso, a falta de nitidez na distribuição para televisão prejudicou a qualidade visual do filme, especialmente a sua fotografia de paisagem, que era um de seus pontos fortes.

Outro aspecto negativo é um erro de continuidade notável no final do filme, envolvendo o cinto do personagem Matt. Esses pequenos detalhes podem distrair o espectador e prejudicar a imersão na história.

Apesar de suas falhas, "The Appaloosa" ainda possui momentos de tensão e confrontos cativantes, tornando-o uma opção interessante para os fãs de faroestes clássicos. A atuação de Marlon Brando e as belas paisagens do Oeste americano são elementos que compensam suas imperfeições, tornando-o um filme que vale a pena conferir para os amantes do gênero.