A Marca da Maldade

Título original: Touch of Evil

Ano de lançamento: 1958

Gênero: Crime, suspense, film noir

Duração: 1h35min

Direção: Orson Welles

Roteiro: Orson Welles (baseado no romance de Whit Masterson)

Elenco principal: Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles, Akim Tamiroff, Joseph Calleia

Direção de Fotografia: Russell Metty

Direção de arte: Alexander Golitzen e Robert Clatworthy

Figurino: Bill Thomas

Edição: Virgil W. Vogel

Música: Henry Mancini

Produção: Albert Zugsmith

Estúdio: Universal International Pictures

País de origem: Estados Unidos

Idioma: Inglês, Espanhol

Orçamento: US$ 829.000

Bilheteria: US$ 2,25 milhões


Sinopse: O filme se passa na fronteira entre México e Estados Unidos e segue a investigação do detetive Mike Vargas (Charlton Heston) sobre uma explosão que ocorreu na fronteira e a morte de um importante empresário. No entanto, o detetive acaba se envolvendo em uma trama complexa e perigosa que envolve corrupção policial e tráfico de drogas.

Principais prêmios e indicações:

Curiosidades:

***********************

"Touch of Evil" é um filme de 1958 dirigido por Orson Welles e é considerado uma obra-prima do gênero noir. A trama gira em torno de um detetive corrupto (interpretado por Welles) que é encarregado de investigar um caso de explosão de uma bomba de carro perto da fronteira dos Estados Unidos e do México.

 A crítica cinematográfica sobre o filme é bastante positiva. O roteiro, escrito por Welles, é envolvente e repleto de reviravoltas surpreendentes. A direção de Welles é excepcional, com planos elaborados e cenas intensas que mantêm o espectador preso à tela. Além disso, a fotografia é incrivelmente sombria e adequada ao clima de tensão do filme.

 A atuação de Welles como o detetive Quinlan é memorável e um dos pontos fortes do filme. Ele consegue transmitir uma sensação de ameaça constante e o personagem é desconcertante em sua moralidade duvidosa. As performances dos atores coadjuvantes também são notáveis, incluindo Charlton Heston como o policial Mike Vargas e Janet Leigh como sua esposa.

 Em resumo, "Touch of Evil" é um filme clássico do noir que merece ser visto por fãs do gênero. Com uma trama envolvente, direção de primeira linha e atuações memoráveis, o filme é uma obra prima do cinema que se mantém relevante até hoje.