Picnic - Curiosidades

  • William Holden quase recusou o filme porque pensou que era muito velho aos 37 para interpretar Hal Carter.

  • Ao selecionar locais para interpretar figurantes no filme, Joshua Logan disse: "Há uma garota com um rosto típico do Kansas." A mulher, Joan Farrell, foi contratada por "atmosfera", mas confessou: "Sou do Brooklyn. Estou aqui apenas visitando minha avó".

  • Para uma cena em que ela teve que chorar, Kim Novak pediu ao diretor Joshua Logan para beliscar seu preto e azul fora da tela, dizendo a ele: "Eu só posso chorar quando estou ferido."

  • William Holden não queria fazer a sequência da dança com Kim Novak , temendo que isso o fizesse parecer um tolo. Ele disse ao co-star Cliff Robertson : "Eu simplesmente não sei dançar". Na esperança de persuadir o estúdio a cortar a cena da dança, Holden insistiu em receber um "prêmio de dublê" de US $ 8.000. Para sua surpresa, o estúdio pagou e Holden foi forçado a fazer a cena da dança, embora pudesse fazê-lo sob a influência do álcool. Nessa cena, ele está realmente embriagado, e ainda permanece um dos quatro filmes em que ele já dançou (os outros sendo Sabrina (1954), Ruth Querida (1947) e Crepúsculo dos Deuses (1950)), e um dos cenas mais memoráveis ​​do filme.

  • Apesar de sua lenda, este NÃO foi o primeiro filme a apresentar uma tomada de helicóptero. Amarga Esperança (1948) foi um dos primeiros, senão o primeiro, filme a utilizá-lo (embora na cena de abertura, não na de fechamento como foi feito em Picnic).

  • A última tomada aérea do ônibus e do trem foi filmada por Haskell Wexler , que era - na época - assistente de James Wong Howe . O cinegrafista simplesmente se debruçou para fora da porta aberta do helicóptero por vários minutos sem cinto de segurança, com a perna direita enrolada em um suporte, seguindo o ônibus que ultrapassava o trem abaixo.

  • Rosalind Russell observou: "Bill Inge tem irmãs que eram professoras. Isso o ajudou a escrever Rosemary de forma tão perspicaz." Na verdade, a mãe de Inge tinha uma pensão que já foi ocupada por três professoras. Em suas próprias palavras: "Eu vi suas tentativas e, mesmo quando criança, senti o fracasso de cada mulher. Comecei a sentir a tristeza e o vazio em suas vidas, e isso me tocou."

  • A necessidade de figurantes de todas as idades nas sequências da celebração do piquenique filmadas no Riverside Park em Halstead, Kansas, fez com que muitos alunos da escola local perdessem os dias de aula para ficar na fila da pequena prefeitura para obter seus cartões de seguridade social, necessários para trabalho extra.

  • As cenas de piquenique culminantes tiveram que ser filmadas em um estúdio devido a tempestades.

  • Marlon Brando recusou o papel de Hal Carter por achar que o filme era muito próximo de Uma Rua Chamada Pecado (1951).

  • A peça "Picnic" se passa inteiramente nas varandas e gramados da Sra. Potts e dos Owen. Nenhuma ação no piquenique ou em qualquer outro lugar é vista.

  • A cidade de Udall, no Kansas, rebatizou um calçadão local para Rosalind Russell Avenue. A atriz fez campanha para o fundo Kansas Disaster Relief depois que Udall foi devastada por um tornado que matou 77 pessoas durante as filmagens do filme.

  • A Columbia Pictures queria promover Rosalind Russell para uma indicação ao Oscar, mas a atriz se recusou a ser colocada na categoria de melhor coadjuvante. Muitos achavam que ela teria vencido se ela apenas tivesse cooperado.

  • William Holden estava tão nervoso por ter que dançar na cena Moonglow que Joshua Logan o levou para as roadhouses do Kansas para praticar seus passos de dança, junto com a coreógrafa Miriam Nelson . Quando a cena foi filmada, Holden, um alcoólatra, estava bêbado para acalmar seus nervos.

  • A casa onde Rosalind Russell morava com a família de Kim Novak ficava em Nickerson, Kansas, e ficava do outro lado da rua de Reno Community High, onde o personagem de Russell dava aulas. As filmagens em locações aconteceram nas proximidades de Sterling, Kansas, onde as cenas do lago e do balneário foram filmadas. As festividades do Dia do Trabalho do filme exigiam que Sterling Lake fosse preenchido com barcos a remos, que estavam em falta, já que normalmente não era permitido passear de barco. Para compensar a escassez, quem fornecesse um barco a remo tinha uma boa chance de ser figurante de um filme. Sterling também foi onde William Holden pulou no trem de carga Missouri Pacific, que foi então rastreado pelo cinegrafista Haskell Wexler em uma memorável tomada aérea final.

  • Durante a cena dramática do pôr do sol com Rosalind Russell e Arthur O'Connell, quando Rosemary, a professora, olhou para o céu vermelho profundo e observou que às vezes o dia luta contra o ser noite, o que eles realmente olhavam era o borda de uma grande tempestade que se aproxima. Continha um tornado que atingiu uma cidade próxima. Poucos minutos depois de filmar a cena, a própria produtora de cinema teve que se proteger.

  • Parte de "Picnic" foi filmada em Salina, Kansas, durante 1956. Dois anos depois, Kim Novak interpretou Judy Barton em "Vertigo". Em algum momento, Judy mostra a Scottie (James Stewart) sua carteira de motorista indicando que sua cidade natal era nada menos que Salina, Kansas. Quando existem milhares de potenciais cidades natais nos Estados Unidos, isso foi apenas uma coincidência ou deliberado?

  • Em 1957, um investigador de marketing, James Vicary, anunciou que, durante seis semanas, incluiu mensagens subliminares nas exibições deste filme. As mensagens supostamente diziam: "Coma pipoca, beba Coca-Cola." Segundo Vicary, as vendas desses produtos aumentaram de 18% para 57%. Mesmo que sua experiência o tenha levado à fama, Vicary nunca deu detalhes de como ele chegou às suas conclusões e admitiu em uma entrevista posterior que tudo era apenas um truque de marketing.

  • As filmagens começaram em Salina, Kansas, 16 de maio de 1955. Multidões noturnas assistiam ao longo do rio Smoky Hill perto de uma velha represa de moinho enquanto William Holden chicoteava um conversível "emprestado" com Kim Novak no banco do passageiro para uma parada ao longo do rio. Joshua Logan, um perfeccionista, filmou a cena repetidamente. Vários garotos espectadores costumavam atrapalhar as filmagens. Um membro da produção foi designado assistente encarregado de perseguir meninos pequenos fora do alcance das câmeras. Outras cenas filmadas foram Holden sendo perseguido pela polícia ao redor da fábrica e entre vagões de trem. De repente, o alto-falante gritou: "Tem um garotinho embaixo do vagão! Tire-o daí!" Quando a grande cena de amor Holden / Novak foi filmada, a maior parte da multidão foi para casa. "Aqueles que ficaram disseram que era um romance especial." As filmagens terminaram pouco depois das cinco da manhã. No final da semana, as filmagens mudaram para Hutchinson.

  • Insistindo na autenticidade, o diretor Joshua Logan filmou em várias cidades do Kansas, incluindo Hutchinson, a apenas 75 milhas de Udall, uma cidade destruída por um tornado dias após o início das filmagens. “Tem que se parecer com o Kansas e vai ficar se eu tiver que matar cada um de vocês!”, O volátil Logan gritou para seu elenco. William Holden sofreu um corte na perna em uma luz de sinalização da ferrovia, Kim Novak foi picada no quadril por uma abelha sob seu vestido Jean Louis de $ 500 e Rosalind Russellfoi "machucado do lóbulo da orelha à unha do pé durante um salto selvagem através de uma ponte suspensa". Uma "solteirona" local de 70 anos viu sua estréia no cinema cancelada quando ela quebrou as duas pernas e várias costelas durante uma queda em um barranco. As filmagens foram interrompidas quase diariamente por tempestades de granizo e avisos de tornado "uivantes". O piquenique real foi em um parque de diversões enlameado em Halstead, Kansas. O elenco e a equipe foram "consumidos pela metade" por insetos "carnívoros". As chamadas telefônicas tinham de ser feitas de antigos telefones excêntricos no Halstead's Baker Hotel.

  • Tendo dirigido a peça de William Inge dois anos antes na Broadway, Joshua Logan trouxe algumas mudanças radicais de elenco para a produção. Apenas Arthur O'Connell , Reta Shaw e Elizabeth Wilson recriaram seus papéis. Holden foi escalado como Hal Carter em vez de Ralph Meeker que o havia interpretado no palco. O papel de seu colega de quarto na faculdade foi interpretado por Paul Newman na Broadway; Cliff Robertson conseguiu o papel no filme. Kim Stanley perdeu o papel de Millie Owens para a muito mais jovem Susan Strasberg e Janice Rule perdeu para a jovem jogadora contratada de MadgeKim Novak . Rosalind Russell fez campanha ativamente para o papel de Rosemary Sydney, o papel que Eileen Heckart havia desempenhado no palco.

  • Um jornal lido pela Sra. Owens no final do filme identifica a cidade como Salinson, Kansas. O local fictício é uma mala de viagem das verdadeiras cidades de Salina e Hutchinson no Kansas.

  • A produção original da Broadway de "Picnic", de William Inge, estreou em 19 de fevereiro de 1953 no Music Box Theatre, teve 477 apresentações e ganhou o Prêmio Pulitzer de Drama em 1953.

  • Estreia de Shirley Knight no cinema.

  • Estreia de Reta Shaw no cinema .

  • Holden antecedeu a moda do "Manscaping" em pelo menos 60 anos: ele raspou o peito para "Picnic". (Dois anos depois, ele raspou o peito novamente para "The Bridge on the River Kwai". Vários anos antes, no entanto, em "Sunset Blvd.", ele mostrou um torso com uma juba cheia de pelos.)

  • A abertura incluída no lançamento do disco laser Pioneer Special Edition (agora esgotado) de "Picnic", preparada a partir de uma compilação de segmentos da trilha sonora musical do filme, foi produzida especialmente para o disco laser. As exibições teatrais de "Picnic" não abriram com uma abertura.

  • Nomeado pelo crítico David Ansen como seu filme favorito de todos os tempos.

  • Os extras locais estavam tão exaustos após um longo dia filmando a cena do piquenique no lago que começaram a sair antes que Joshua Logan terminasse de filmar as cenas principais. Em pânico, Logan pediu a Rosalind Russell para falar com a multidão e de alguma forma convencê-los a ficar. Russell pegou um microfone e regalou os extras com contos de Hollywood e sua vida na indústria cinematográfica. O estratagema funcionou e os extras permaneceram até que Logan estivesse pronto para começar a filmar novamente.

  • O cabelo de Kim Novak foi tingido de um ruivo avermelhado, que era uma mudança de seu tom usual de loiro platinado, a fim de dar a sua personagem uma aparência mais inocente e jovem.

  • Janice Rule interpretou Madge na Broadway, enquanto Kim Novak interpretou o papel na versão cinematográfica em 1956. Ambas as atrizes estrelariam juntas como adversárias no filme "Bell, Book, and Candle" com Jimmy Stewart dois anos depois, em 1958.

  • Embora tenham sido ignorados pelo Oscar e pelo Globo de Ouro, Kim Novak e William Holden ganharam indicações ao BAFTA de melhores atores "estrangeiros". Na época, qualquer filme não britânico era classificado na categoria "estrangeiro".

  • O personagem de Kim Novak , Madge, foi criado na Broadway por Janice Rule .

  • O filme Picnic é mencionado por Goober no Andy Griffith Show. No entanto, Goober diz incorretamente que Cary Grant estrela Picnic.

  • O personagem de Arthur O'Connell , Walter Bevans, tem duas falas: "Você tem seus problemas, eu tenho os meus" e "Já de onde começamos". Ou é uma coincidência ou as linhas foram inspiração. Cada linha era o título de um hit internacional top 10. "Você tem seus problemas" dez anos após o lançamento do filme, "De volta ao ponto de partida", vinte anos depois.

    Spoilers
    O item trivial abaixo pode revelar pontos importantes da trama.

William Inge teve que reescrever o final de sua peça original durante os ensaios, com Joshua Logan rejeitando cada final como sendo mais deprimente do que o anterior. A ideia original de Inge era que Madge ficaria na cidade, com os ombros caídos enquanto se arrastava para um trabalho sem saída em uma loja de dez centavos, provocada por meninos locais que sabiam que ela havia jogado fora sua reputação para um vagabundo. O diretor insistiu que Madge teve que perseguir Hal e deixar a cidade, embora a maioria do público percebesse que seria um caso condenado. "Tudo bem, vou escrever", disse Inge. "Mas eu quero que você saiba que eu não aprovo." O diretor escreveu mais tarde em suas memórias: "É como se ele tivesse matado seu filho favorito."

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0048491/trivia?ref_=tttr_ql_trv_1

Erros:
Áudio / visual não sincronizado

Quando Kim Novak está no barco cisne, ela diz "Oi" para William Holden, mas seus lábios não se movem.

Erro de personagem

Quando Hal chega à casa de Howard após fugir da polícia, Howard o cumprimenta como "Allen" em vez de Hal enquanto ele sobe as escadas.

Continuidade

No cais, quando Rosemary Sidney força Hal a dançar com ela, os brincos brancos floridos que ela estava usando desaparecem de repente. Na próxima cena, quando ela pressiona a cabeça contra a bochecha de Hal, os brincos de Rosemary reaparecem de repente, um dos quais coça seu rosto. Ela então se desculpa e remove os dois brincos.

Perto do final do filme, quando Hal pega um trem de carga para Tulsa, ele pula em um vagão que está com a porta fechada. Ele sobe a escada e fica no topo para acenar para Madge. Nesse plano geral, a porta do vagão está aberta.

Quando William Holden visita Cliff Robertson pela primeira vez enquanto pratica golfe no gramado da frente - o bolso frontal esquerdo do peito de Holden gira várias vezes entre ser abotoado e desabotoado.

O penteado de Holden muda durante a cena de confissão à beira do lago com Novak.

Quando Neewollah Queen Madge vai devolver o manto real, ela ainda está usando a faixa enquanto fica na passarela e observa Hal e Millie dançando. Quando ela se junta ao grupo segundos depois, naquela famosa cena de aplausos, a faixa se foi.

Durante o piquenique, enquanto Hal carrega Millie acima da cabeça com um braço, os joelhos de Millie ficam expostos. A próxima cena de ângulo mostra Millie segurando seu vestido abaixo dos joelhos, cobrindo os joelhos.

Quando o jornal é entregue no final do filme, ele cai na frente das escadas logo dentro da treliça; na próxima cena, ela é retirada de onde a moto estava estacionada.

Durante o piquenique e até sua chegada em casa tarde da noite, o comprimento do cabelo de Madge é consideravelmente mais curto do que no resto do filme.

Após a cena do pôr do sol, Madge e Hal estão perto do rio e há luz solar direta brilhando na água.

Ao secar após nadar, um corte de edição ruim faz com que a posição de Hal perca a continuidade.

O cabelo de Millie está molhado e trançado depois de nadar, mas mais tarde na mesma cena seu cabelo está seco e trançado.

Millie se senta no sofá e joga um caroço de maçã, mas no próximo corte ela está recostada no sofá.

No piquenique, quando Hal pega a garrafa de Howard, o gargalo fica visível, mas quando a garrafa está nas mãos de Hal, o gargalo não fica visível.

O presidente do Neewollah tira a mão do ombro de Alan duas vezes enquanto ele clama a primeira dança com Madge.

Está implícito que o trem visto quando Kim Novak está no ônibus para Tulsa é o mesmo em que William Holden embarcou. O trem em que ele embarcou foi puxado por uma locomotiva a diesel. O trem visto no mesmo quadro do ônibus está sendo puxado por uma locomotiva a vapor.

No começo, quando o Sr. Benson está saindo de casa, ele está com os caras no gramado tentando abotoar o paletó, mas ele abre. Então, quando ele está sozinho na próxima cena, a jaqueta está totalmente abotoada.

No piquenique: quando Hal coloca o braço no ombro de Millie, as mãos dela mudam de posição na grade, passando da foto fechada para a foto ampla.

Erros factuais

Millie está lendo "The Ballad of the Sad Cafe", de Carson McCullers, um livro muito grosso que ela carrega durante as primeiras cenas do filme. Na verdade, essa obra literária é uma novela muito pequena, com menos de 100 páginas

Isso não é realmente uma bobagem. Na época do filme (1955), na cidade fictícia de Salinson (uma mistura dos nomes das cidades Salina e Hutchinson, ambos locais de filmagem), tanto o Salina Journal quanto o Hutchinson News eram jornais vespertinos, produzindo uma primeira edição logo depois meio-dia e uma edição de entrega em domicílio após as 15h. O Salina Journal não se tornou um jornal matutino até a década de 1970 (eu era funcionário do Journal 1969-1995).

A julgar pela posição do sol e pela agitação na vizinhança, Boomer está entregando o jornal da manhã (uma edição que normalmente chega ao amanhecer) pouco antes do meio-dia.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0048491/goofs?ref_=tttrv_ql_2