O Céu É Testemunha - Trama resumida

No Pacífico Sul, em 1944, cabo Allison ( Robert Mitchum ) da Marinha dos Estados Unidos e seu grupo de reconhecimento estavam em processo de desembarque de um submarino da Marinha dos Estados Unidos quando foram descobertos e alvejados pelos japoneses. O capitão do submarino foi forçado a mergulhar e deixar a equipe de reconhecimento para trás. Allison chega a uma jangada de borracha e, após dias à deriva, chega a uma ilha. Ele encontra um assentamento abandonado e uma capela com um ocupante: Irmã Angela ( Deborah Kerr ), uma freira noviçaque ainda não fez seus votos finais. Ela mesma está na ilha há apenas quatro dias; ela veio com um padre idoso para evacuar outro clérigo, apenas para descobrir que os japoneses haviam chegado primeiro. Os amedrontados nativos que os trouxeram para a ilha deixaram a dupla sem avisar, e o padre morreu logo depois.

Por um tempo, eles têm a ilha para eles, mas então um destacamento de tropas japonesas chega para montar um acampamento meteorológico, forçando-os a se esconderem em uma caverna. Quando irmã Angela não consegue engolir o peixe cru que Allison pescou, ele foge para o acampamento japonês em busca de suprimentos, evitando por pouco ser detectado. Naquela noite, eles assistiram a flashes de armas navais sendo disparadas em uma batalha marítima no horizonte.

Os japoneses deixam a ilha inesperadamente e, tanto em comemoração quanto em frustração, Allison se embriaga de saquê. Ele deixa escapar que ama irmã Ângela e considera a devoção dela aos seus votos inútil, já que eles estão presos na ilha "como Adão e Eva". Nervosa e preocupada, a freira corre para uma chuva tropical e fica doente como resultado; Allison, agora sóbrio e contrito, a encontra tremendo. Ele a carrega de volta, mas os japoneses voltam, forçando-os a recuar para a caverna. Allison foge para o acampamento japonês para pegar cobertores. Ele mata um soldado que o descobre, alertando o inimigo. Para forçá-lo a sair, os japoneses atearam fogo na vegetação.

Quando um soldado japonês descobre a caverna, Allison e a irmã Angela têm duas opções: render-se ou morrer com uma granada de mão jogada dentro dela. Uma explosão que se segue não é de uma granada, mas uma bomba; os americanos começaram a atacar a ilha em preparação para um desembarque. Allison comenta que o pouso não será fácil porque, quando voltaram, os japoneses trouxeram quatro peças de artilharia cujas posições estão bem escondidas.

No que atribui a uma mensagem de Deus, Allison desativa a artilharia durante a barragem que antecederá o assalto americano, enquanto os japoneses ainda estão em seus bunkers. Ele está ferido, mas sabota todas as armas removendo seus bloqueios de culatra, salvando muitas vidas americanas. Após o pouso, os oficiais da Marinha ficam intrigados com os blocos de culatra perdidos.

Allison e irmã Ângela se despedem. Allison reconciliou-se com a dedicação da freira a Cristo, embora ela o assegure de que eles sempre serão "companheiros" próximos. Depois de serem encontrados, os fuzileiros navais transferem Allison para o navio, com irmã Ângela caminhando ao lado dele. Fim do filme.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Heaven_Knows,_Mr._Allison