Meet John Doe - Curiosidades

  • Frank Capra não queria que ninguém interpretasse John Doe, exceto Gary Cooper , que concordou com o papel (sem ler um roteiro) por dois motivos: ele gostou de trabalhar com Capra em O Galante Mr. Deeds (1936) e ele queria trabalhar com Barbara Stanwyck .

  • Quatro finais diferentes foram filmados, mas todos foram considerados insatisfatórios durante as prévias. Uma carta de um membro da audiência sugeria um quinto final, que Frank Capra gostou e usou no filme final.

  • Ao contrário da crença popular, não existe uma versão "mais" deste filme; sempre durou 123 minutos. No entanto, a publicidade original erroneamente afirmou que foi de 132 minutos porque a impressora transpôs acidentalmente os dois últimos números. Durante anos, os historiadores do cinema presumiram que todas as cópias reeditadas tinham sido cortadas em nove minutos, até que um master original de grãos finos fosse descoberto, que também rodou 123 minutos. Este é o tempo de execução correto para o filme.

  • Regis Toomey já havia memorizado seu monólogo sobre os John Doe Clubs para a audição, então, no dia em que ele deveria filmar, Frank Capra perguntou se ele precisava de um ensaio. Toomey não fez isso, então eles filmaram a cena em uma tomada.

  • Já em produção, Frank Capra recusou-se a revelar publicamente sobre o que tratava o filme. Parte da motivação para seu segredo era o medo de que poderosas organizações fascistas americanas pressionassem a Warner Bros. a não fazer o filme, mas ele também não tinha um roteiro completo, e manter silêncio sobre o assunto do filme foi sua maneira de manter a Warner Bros. de desistir de seu acordo.

  • Embora o filme parecesse ter um lucro considerável para Frank Capra e Robert Riskin , sob as leis federais da época eles eram obrigados a pagar impostos sobre a renda antes mesmo de os lucros chegarem. Sem despesas de estúdio e um fluxo constante de fotos para guardar dinheiro entrando, eles tiveram que dissolver sua corporação simplesmente para pagar impostos sobre o filme. Capra teria que adiar por anos o sonho de produzir seus próprios filmes por causa disso.

  • O primeiro filme que Frank Capra produziu independente dos estúdios de Hollywood.

  • Este foi o primeiro e único longa-metragem comercial produzido pela Frank Capra Productions. Frank Capra possuía dois terços da empresa e Robert Riskin o terço restante.

  • Os direitos autorais originais aparentemente nunca foram renovados, e o filme caiu em domínio público, com o resultado de uma infinidade de VHS e dupes de baixo custo e baixa qualidade inundaram o mercado de fitas de vídeo e foram transmitidos por estações de televisão a cabo e televisão independentes que não tinham acesso ao material original.

  • A primeira escolha de Frank Capra para o papel de Ann Mitchell foi Ann Sheridan . No entanto, ela foi vetada pela Warner Bros. em uma disputa contratual.

  • Olivia de Havilland recebeu a oferta de Ann Mitchell, mas recusou.

  • Mesmo estando envolvido com a produção, quando o escritor Robert Riskin teve a oportunidade de mostrar filmes recentes de Hollywood aos países europeus enquanto os Aliados os libertavam dos nazistas, ele se recusou a incluir este filme como um deles, já que ele pensei que transmitiria uma visão excessivamente sombria da América.

  • "The Screen Guild Theatre" transmitiu uma adaptação de 30 minutos do filme para o rádio em 28 de setembro de 1941 com Gary Cooper , Barbara Stanwyck e Edward Arnold reprisando seus papéis no cinema.

  • Sobre as "batatas-doces" que Gary Cooper e Walter Brennan interpretam, além de "Hi Diddle Dee Dee (An Actor's Life For Me)", de Pinóquio (1940): Brennan sozinha joga isso em uma ocarina (batata-doce), mas Cooper toca uma pequena gaita. A música que eles tocam em dueto, enquanto Barbara Stanwyck os entrevista, é The "William Tell Overture, Finale", de Gioachino Rossini (popularmente conhecido como "The Lone Ranger Theme"). Cooper explica que a razão de Brennan gostar dele é que os dois tocam "doohickeys".

  • O nome do personagem de Gary Cooper é Long John Willoughby. Em O Cowboy e a Granfina (1938), também estrelado por Cooper, o nome de seu personagem é Stretch Willoughby. Em ambos os filmes, Walter Brennan interpreta seu ajudante perspicaz.

  • As primeiras transmissões documentadas deste filme aconteceram em Los Angeles, no domingo, 25 de dezembro de 1949, no KTLA (Canal 5), e na cidade de Nova York, na terça-feira, 12 de setembro de 1950, no WNBT (Canal 4).

Spoilers

Os itens triviais abaixo podem revelar pontos importantes da trama.

  • Frank Capra entrou em produção sem uma ideia clara de como o filme deveria terminar. Ele filmou ou editou cinco finais e visualizou dois. Em um deles, o filme terminou com John sendo desonrado na Convenção John Doe e Henry Connell dizendo: "Bem, rapazes, você pode atribuir outro a Pôncio Pilates." O público de visualização achou essa versão muito deprimente. Outro final realmente teve John cometendo suicídio, com o Coronel embalando seu cadáver em seus braços e dizendo, "Long John, seu pobre idiota. Seu pobre otário." Robert Riskinpreferia esse final, mas Capra não estava convencido e temia que o suicídio causasse problemas à Igreja Católica. Ele também tinha uma versão na qual Ann convence John a não cometer suicídio e uma variação na qual o feliz Natal de John com Henry faz com que o editor corrupto veja a luz. Indeciso, Capra lançou diferentes versões do final para os compromissos iniciais do filme em Los Angeles, San Francisco e Washington, DC. Finalmente, um comentário de uma das prévias inspirou um quinto final, no qual alguns dos membros originais do John Doe Club aparecem para dizer a Willoughby que nunca pararam de acreditar nele. Isso também permitiria a Capra lidar com outro problema apontado por audiências de pré-visualização e em cartas de fãs furiosos - a representação dos seguidores de Willoughby como um rebanho inconstante facilmente influenciado pelo filme. s políticos corruptos. Capra filmou o novo final e teve as cópias retornadas dos cinemas para que pudessem ser adicionadas antes do filme ir para o mercado nacional. Anos depois, ele diria que mesmo aquele final não estava certo.

  • O cenário do telhado para a cena final foi construído em uma casa de gelo para capturar a sensação de que estava acontecendo na véspera de Natal. Barbara Stanwyck disse mais tarde, depois de filmar a cena, que ela teve que ir "ao hospital para um degelo".

  • O diretor Frank Capra testou o filme em diferentes áreas dos Estados Unidos com quatro finais diferentes para determinar qual deles manter. Em um, John Willoughby comete suicídio. Em outra, Ann Mitchell o convence a não pular da Prefeitura. Inspirado por uma carta assinada "John Doe", Capra filmou um quinto e último final em que Mitchell fala um pouco para Willoughby e então desmaia em seus braços.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0033891/trivia?ref_=tttr_ql_trv_1

Erros

Erro de personagem

  • John Doe é referido várias vezes por outros personagens como Young Man, mas Gary Cooper estava chegando aos 40 (longe de ser um jovem) quando este filme foi lançado. Então, você deve se perguntar se o papel não foi criado com um ator mais jovem em mente.

Continuidade

  • Quando Ann está lutando para escrever o discurso de John Doe no rádio, ela prepara um rascunho e joga o papel no chão com nojo. O cachorro pega o papel amassado e se aproxima da cesta de lixo aparentemente vazia. Após o corte, quando o cachorro joga o papel na lixeira, ela está cheia.

  • A gola do casaco de John Doe sobe e desce alternadamente entre os disparos, quando Ann o persuade a não pular do telhado.

  • Durante a montagem mostrando John Doe Clubs ganhando popularidade, closes de um mapa são mostrados com bandeiras sendo afixadas a cada novo clube. No final da montagem, a câmera se afasta para mostrar um mapa de todos os EUA. No entanto, o mapa final tem substancialmente menos bandeiras fixadas nele do que o que foi mostrado durante os close-ups.

  • Quando o governador se senta, o fone de ouvido de seus óculos muda de posição entre os disparos.

  • Quando John Doe tenta pular do prédio, ele primeiro joga fora o cigarro e se prepara para pular o teto. Em seguida, há um corte que mostra as outras pessoas procurando por ele dizendo: "Eu não faria isso se fosse você, John." Na próxima cena, ele segura o toco de cigarro na mão novamente.

Furos na história

  • Depois que "John Doe" se intromete no jantar de DB Norton e o repreende, Norton liga para seu jornal e pede uma edição especial que revelará Doe como uma fraude. Doe pega um táxi da casa de Norton diretamente para o salão de convenções. Minutos depois de sua chegada, uma horda de jornaleiros aparece com exemplares do jornal. Seria impossível imprimir uma edição extra em tão pouco tempo.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0033891/goofs?ref_=tttrv_sa_1

*****

  • O filme foi a última colaboração do roteirista Robert Riskin com Capra. O roteiro foi derivado de um filme de 1939 , intitulado "A Vida e a Morte de John Doe", escrito por Richard Connell e Robert Presnell, que viriam a receber a única indicação do filme ao Oscar de Melhor História Original. O tratamento foi baseado na história de Connell na Century Magazine de 1922 , intitulada "A Reputation".

  • Gary Cooper sempre foi a primeira escolha de Frank Capra para interpretar John Doe. Cooper concordou com o papel sem ler o roteiro por dois motivos: ele gostou de trabalhar com Capra em sua colaboração anterior, Mr. Deeds Goes to Town (1936), e ele queria trabalhar com Barbara Stanwyck. O papel de repórter de notícias duras, no entanto, foi inicialmente oferecido a Ann Sheridan , mas a primeira escolha para o papel foi recusada pela Warner Bros. devido a uma disputa contratual, e Olivia de Havilland foi contatada da mesma forma, embora sem sucesso.

  • Dimitri Tiomkin, compositor contratado, foi o colaborador frequente de Capra, que também fez as partituras de Mr. Smith Goes to Washington e It's a Wonderful Life, de Capra. Mais tarde, ele ganhou dois Oscars de música pelo filme High Noon, não pertencente a Capra .

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Meet_John_Doe