A importância do feedback para o candidato em uma seleção de emprego.

Data de postagem: Jan 11, 2016 7:11:27 PM

A importância do feedback para o candidato em uma seleção de emprego

O recrutamento e seleção são processos importantes de decisão dentro das organizações, pois através deles é que se busca os melhores e mais qualificados candidatos para fazerem parte do quadro de colaboradores nas empresas.

Então as empresas fazem através do recrutamento, conforme explica CHIAVENATO (2011 p.114) “ o recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo”, então se faz anúncio das vagas existentes, se utilizando recrutamento externo, interno ou misto. Após esse processo vem então a seleção para as vagas, onde a seleção segundo LACOMBE (2008 p.251) “ a seleção é o conjunto de práticas e processos usados para escolher o candidato mais adequado para a vaga”, entre as práticas utilizadas está a entrevista, onde o candidato então mostra, através de respostas aos questionamentos realizados o seu CHA+R, ou seja, seus conhecimentos, habilidades, atitudes e resultados.

Pois bem, após todo esse processo que empresa faz cuidadosamente, tendo os dados em mãos, para a tomada de decisão, o gestor faz sua avaliação criteriosa, mas dificilmente as empresas dão um retorno, aos candidatos que não foram aprovados na seleção.

Atuo num trabalho voluntários, onde auxiliamos pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho, ajudamos as pessoas a fazer um currículo impressionante e se prepararem para a entrevista. E posso dizer com toda certeza a vocês que dificilmente alguma empresa oferece esse retorno tão importante ao candidato, para que ele possa então rever o que não deu certo e melhorar esses pontos.

Limongi (2012 p.47) elucida claramente para nós que, por ser um processo que se pesquisam dados intrínsecos dos candidatos, a ética deve estar presente, já que a pessoa está procurando um emprego e se depara com uma bateria de avaliações para saber se ele faz parte do perfil profissional que se procura e que, com a divulgação dessa análise pode auxiliar o candidato a minimizar frustrações e traumas, e a melhorar para continuar sua busca pelo trabalho.

Com a nova gestão de pessoas, se mostra que a empresa não é constituída apenas por máquinas, mas que ela reconhece as pessoas e seus sentimentos, pois, quem procura um emprego tem uma séria de coisas envolvidas, como sustento, melhoria da qualidade de vida, realização pessoal, entre outras.

Com certeza, a empresa que oferece esse retorno ao candidato realiza também um papel social, e mostra também a seriedade dessa empresa com seus processos de recrutamento e seleção.

Assim sendo, fica o apelo às empresas, para terem um olhar mais cuidadoso com aqueles que não foram classificados para trabalharem em suas empresas. Com esse retorno estarão mostrando que eles ainda são importantes, que podem melhorar para conseguir um emprego futuro na empresa ou em outra. Isso pode ser feito de maneira bem simples através de um email, recomendando ao candidato investimentos em novos cursos, e se a empresa tiver disponibilidade, talvez possa realizar até uma indicação para participação de seleção de emprego em uma outra empresa.

REFERENCIAS:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

LIMONGI, Ana Cristina. Práticas de recursos humanos: PRH conceitos, ferramentas e procedimentos. Ed. Atlas, São Paulo 2008.

Meu nome é Deliane Costa de Aguiar, sou bacharel em Administração pela universidade UNICESUMAR, sou especialista em Gestão com Pessoas, e voluntária no auxilio de pessoas desempregadas na recolocação ao mercado de trabalho. Também atuo como professora em uma escola técnica ministrando duas disciplinas, economia, organização e técnicas comerciais (OTC). Sou aluna da graduação PEG (Programa Especial de Graduação para professores de escolas técnicas) pela UFSM.