RELATÓRIO ESTÁGIO - ADLAZIA PEDREIRA DE OLIVEIRA

Data de postagem: May 05, 2016 2:10:53 PM

UNESULBAHIA - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

DISCIPLINA: PRÁTICA ASSISTIDA III

PROFESSOR: DIEGO

ALUNA: ADLAZIA PEDREIRA DE OLIVEIRA

CURSO: ENFERMAGEM 7º PERÍODO

RELATÓRIO ESTÁGIO 1º BIMESTRE

Nos dias 10 e 17 de março de 2016, nosso estágio foi realizado na Associação Ciranda da Vida - ONG Filantrópica, coordenada pela psicóloga Vera Lúcia Ruiz, onde é oferecido com ajuda de voluntários, várias atividades e serviços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, ex-pacientes, familiares e educadores. Durante nossas visitas no decorrer desses dois dias podemos conhecer a funcionabilidade da Instituição, onde todas as pessoas ao entrar teriam que tirar os sapatos e acomodar-se em uma sala com o piso todo envolvido com tapetes e almofadas ao redor, com o objetivo de favorecer um certo conforto, como também oferecer um ambiente de descontração, acolhedor e familiar. Foi oferecido palestra com psicóloga, onde nos deixou bastante emocionados. Tivemos a oportunidade de ouvir a experiência e a expectativa quanto à doença de cada pessoa ali presente, como também nos foram feito perguntas em relação a nossa expectativa quanto nós como enfermeiros em relação a abordagem e aos cuidados com essas pessoas com câncer e seus familiares. Fizemos uma atividade lúdica com os pacientes, onde cada pessoa recebeu uma fruta, com o objetivo de quando as tivesse degustando, que elas pensassem em algo bom e em seguida compartilhassem seus pensamentos com todos. E finalizamos com sorteio de um ovo de páscoa, já que estávamos na semana da páscoa.

No dia 31 de março de 2016 nossa visita foi no CAPS II. Inicialmente recebemos algumas orientações do professor Diego, quanto a abordagem aos usuários do CAPS. O professor se afastou do nosso grupo por um instante e em seguida veio com uma pessoa que já passou por várias experiências na vida, no qual podemos perceber que estávamos frente do que “restou” de uma pessoa: vários transtornos, vítima de diversos tipos de drogas e outros, mencionados em seus relatos, como também visualizado nas alterações da dicção e comportamental. Após isso, fomos acomodados em uma área externa ao ar livre, onde o professor foi alternando com alguns de nós pra conhecer-mos a Instituição em quanto os outros ficavam vendo os prontuários dos usuários. Finalmente, quando já estávamos há mais de duas horas na Instituição, a enfermeira responsável pela mesma, veio nos dar boas vindas, começando seu discurso falando das dificuldades encontradas para manutenção da mesma. Enfim, explicou a funcionabilidade da Instituição e a expectativa dela para conosco como futuros profissionais enfermeiros.

Ao saírmos do CAPS, o professor nos levou a casa do paciente Vagno, portador de esquizofrenia, onde tivemos a oportunidade de entrevistá-lo, no qual ele nos falou que podia ouvir as formigas falando, que podia ler o pensamento de outra pessoa, disse que tinha medo de alguém roubar seus pensamentos, ouvia vozes dizendo o que ele teria que fazer. Enfim, é um paciente portador de vários sinais e sintomas estudados em sala de aula como: alucinações e delírios, pensamentos desorganizados, alucinações auditivas, vozes de comando, eco do pensamento e difusão do pensamento.

No dia 07 de abril de 2016 fomos visitar o CAPS AD, fomos recebidos pela Assistente Social do serviço, pois a Coordenadora não se encontrava. Conhecemos a estrutura física, como também a sua funcionabilidade.

No dia 14 de abril de 2016, fomos visitar o CAPS INFANTIL, no qual fomos recebidos por uma enfermeira, onde a mesma começou a falar um pouco sobre a Instituição, dizendo que aquele dia não era propício pra realizarmos a visita, pois não haveria atendimento. Mas, com a chegada da enfermeira Hilda, o clima ficou melhor. Ela nos falou um pouco sobre sua experiência de vida como profissional, as dificuldades encontradas para chegar onde está, a satisfação de trabalhar com o CAPS, o fluxograma, o empenho de todos para ter um resultado positivo e as barreiras encontradas. Enfim, as dificuldades são grandes, mas com o comprometimento e responsabilidade os resultados serão positivos.

No dia 28 de abril de 2016, para finalizar o nosso estágio bimestral, retornamos ao CAPS AD, onde fomos atendidos pela enfermeira coordenadora Nathiele. Ela nos falou da funcionabilidade da Instituição, como também das dificuldades encontradas, principalmente no que diz respeito a recursos humanos. O professor Diego elaborou um termo de consentimento, onde iríamos precisar para os usuários assinarem à partir de sua autorização na utilização de entrevistas gravadas, imagens e outros a serem utilizadas no artigo que será elaborado em dupla, proposto em sala de aula, na disciplina teórica. Assim fizemos, fomos separados em duplas, cada uma fez sua abordagem de acordo a situação.