Oficina de Relaxamento em 2014 - Caps 2 Porto Seguro

Data de postagem: Dec 01, 2014 12:3:2 PM

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL D A BAHIA - AcEnf. CATIANE SANTOS PAIXÃO e LARISSA VIEIRA

PROJETO TERAPÊUTICO UTILIZANDO A MÚSICA COMO RECURSO

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio IV ao curso de graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia como requisito para obtenção de nota - Orientação do Enf. Prof. Diego Leal

Objetivo Geral

Diminuir o nível de ansiedade dos usúarios do CAPS II

Objetivo Especifico

  1. Promover bem estar dos pacientes, ;

  2. Fortalecer vínculos dos paciente com os estudantes do curso de enfermagem da Faculdade UNESULBAHIA;

  3. Fortalecer o vínculo com os demais usúarios.

Metodologia

A técnica de relaxamento foi empregada das seguinte maneira:

Relaxamento corporal: alongamento cefálo-podálico;

Relaxamento mental: técnica de respiração profunda e pausada. fora também colocado como fundo, música instrumental e new age para a indução de pensamento. O usuário era induzido a imaginar lugares bonitos, se imaginar voando e contemplando toda a natureza a sua volta.

Ao final da atividade, era a todos que deitassem e continuassem relaxados afim de avaliarmos o grau de relaxamento.

Referencial teórico

A música tem acompanhado o homem desde os primórdios da humanidade. Ao longo da história, diversas culturas se utilizaram da música com o objetivo de promover a saúde ou provocar efeitos curativos. Hatem (1992) relatam que o documento mais antigo em relação à música encontrado na prática médica é o papiro de kahum, que indica a música para com objetivos terapêuticos por séculos, havendo em documentos históricos de diferentes culturas muitos exemplos dos efeitos curativos e preventivos da música.

Os autores traçam uma perspectiva histórica acerca da utilização da música para fins curativos desde as culturas pré-literárias até o surgimento da musicoterapia enquanto profissão no século vinte. A música era utilizada em rituais de cura, e diferentes tipos de música eram usados para diferentes doenças. Giannotti e Pizzoli (2004) referem que, na Antiguidade, as doenças eram consideradas advindas de espíritos malignos e, dessa forma, a música era utilizada em rituais para libertar o corpo destes espíritos, buscando a cura dos doentes.

Segundo Graciano (2003), o povo primitivo não tinha a música como uma finalidade artística, e sim uma manifestação espontânea considerada vital para a tribo. As sociedades primitivas davam maior importância aos contos mágicos do que às ervas medicinais e, dessa forma, os xamãs (médicos primitivos) utilizavam os sons para tratamento do corpo e da alma.

As técnicas de relaxamento têm sido utilizadas no âmbito da psicologia clínica e da saúde, sendo consideradas um importante recurso para a redução do estresse e da ansiedade. Dessa forma, sendo a música considerada um instrumento de grande potencial para a indução de relaxamento, profissionais de diversas áreas a utilizam para este fim (Vera e Vila, 2002; Primo e Amorim, 2008).

Na Terapia de Integração Pessoal, realizada por meio da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI/TIP), utiliza-se o relaxamento como um recurso auxiliar capaz de propiciar maior abertura da pessoa às intervenções psicoterápicas. A ADI/TIP1 é um método terapêutico que vem sendo construído desde 1975 por Gisela Renate Jost de Moraes, que objetiva trabalhar registros negativos e positivos em nível inconsciente com vistas a oferecer à pessoa em tratamento a possibilidade de se reposicionar frente aos seus sofrimentos.

Referências

GRACIANO, r. 2003. a música na prática terapêutica. rev curso prat canto, 2:44-45.

GIANNOTTI, l.a.; pizzoli, l.m. 2004. musicoterapia na dor: diferenças entre os estilos jazz e new age. revista nursing, 71:35-41.

HATEM, T.P. 2005. Efeito Terapêutico da música em crianças em pós operatório de cirurgia cardíaca. Recife, PE. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

VERA, m.n.; vila, j. 2002. técnicas de relaxamento. in: v.e. caballo. (eds), manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. são paulo, santos, p. 147-165.

Silva Marília Nunes.-Música para indução de relaxamento na terapia de integração pessoal pela abordagem direta do inconsciente - adi/tip – Periodo eletreonicos de psicologia, dez 2012.