A importância do método dramatúrgico para aprender e colocar em prática a comunicação terapêutica

Data de postagem: Oct 18, 2014 12:7:53 AM

A comunicação terapêutica consiste na habilidade do enfermeiro em desvendar as necessidades dos pacientes a fim de aliviar suas tensões, proporcionando aos mesmos uma condição de bem-estar. Esta comunicação é usada também para solucionar os conflitos, reconhecer as limitações pessoais, ajustar o paciente ao que não pode ser mudado e a enfrentar os desafios, proporcionando ao mesmo autonomia.No contexto das relações enfermeiro/doente as competências e as perícias de comunicação são fatores determinantes no processo de comunicação/interação e por isso torna-se importante que os enfermeiros aprendam, desenvolvam e sobretudo implementem nas suas práticas de comunicação nas interações comunicativas mais complexas e delicadas. Desta forma, pensar nas práticas de enfermagem, numa lógica de pensamento crítico, ético e holístico, envolve o reconhecimento da importância da comunicação no campo das relações interpessoais (Saraiva, 2003).

Baseado no exposto acima percebe-se a importância de que o enfermeiro aprenda, desenvolva e implemente nas suas práticas de comunicação terapêutica, e para tanto é necessário que haja um treinamento, e esse treinamento para nós estudantes de enfermagem ocorre por meio da dramaturgia, ou seja, encenações realizadas em sala de aula. Nessas encenações nos passamos por enfermeiro ou paciente e criamos situações para tratar problemas psiquiátricos. Esse método é muito bom, e apresenta várias vantagens, como nos ajudar a desenvolver resiliência, criatividade, melhora a interação, diminui o medo e a vergonha, nos ajuda à aprender as técnicas corretas de comunicação verbal e não verbal, ou seja, nos prepara para agir diante de uma comunicação terapêutica real.

Na perspectiva de Phaneuf (2005) a comunicação verbal é a forma que tomam as trocas quando se faz intervir a palavra. É um arranjo de palavras que dá um sentido ao que se quer exprimir; é uma ferramenta de relação, pela magia das palavras exprime-se as informações, as opiniões, os sentimentos e as emoções que permitem aos humanos entrar em contacto, criar relações harmoniosas e desenvolver relações significativas e profundas. Já a comunicação não verbal é uma troca sem palavras, que cobre um largo espectro de expressões corporais e de comportamentos que transcendem, acompanham e suportam as relações verbais entre as pessoas e contribuem para o seu significado.Conclui-se que a dramaturgia é uma ferramenta relevante para o aprimoramento da comunicação terapêutica, e de tudo que o circunda, como as técnicas verbais ou não verbais, resiliência, criatividade, humanidade, sensopercepção, e entre outros.