RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE GERENCIAMENTO NO CAPS 2 Porto Seguro

Data de postagem: Oct 14, 2014 10:44:45 AM

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA - AcEnf. EDIEIDE FERREIRA e WASTY SANTOS AURICH

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO CAPS

Relatório apresentado ao curso Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia como requisito parcial na obtenção de aprovação no Estágio Supervisionado em Saúde Mental IV.

Professor: Diego da Rosa Leal

OBJETIVO

Identificar necessidades da rede de atenção psicossocial e implantar um projeto intervencionista.

METODOLOGIA

Para elaboração do controle de caso neste trabalho, foi utilizado um levantamento de dados provenientes do livro de registros de administração da medicação Haldol Decanoato, a partir desse dado desenvolvemos busca aos prontuários desses usuários, visando relacionar o CID do paciente, diagnóstico, em qual ESF ele está inserido, o ACS que o acompanha e aprazamento do medicamento, no qual nos serviu de norte para o andamento do estudo de controle de casos Para a tabulação dos dados coletados foi utilizado uma planilha do aplicativo excel 2010.

Ao decorrer do estágio foielaborado uma campanha para arrecadação de materiais para serem utilizados no Bazar e nas oficinas de artesanatos, o início desta campanha se deu no CAPS IA. Posteriormente no CAPS adulto, a partir daí tivemos a ideia de estender a campanha com o intuito de arrecadar doações já que o dia da saúde mental se aproxima. Através da divulgação em outros locais, e com a preparação de cartazes e banners a serem colocados nos campos distintos e estratégicos.

Foi implantado, em parceria com os acadêmicos do oitavo semestre de enfermagem, uma campanha disseminando ideias sobre uma cultura de paz, para a conscientização, dos pacientes quanto ao que é violência, e como se defender contra tais violências.

A campanha deve durar até o final de 2014, com compartilhamento pela internet, com pesquisas das atividades do laboratório de pesquisa em saúde mental (disciplina de saúde mental 2) e enfoque nas atividades de educação em saúde, tanto nos atendimentos individuais, quanto em grupo.

Foi desenvolvido também o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) (em anexo) para aqueles que desejarem divulgar seus trabalhos e produções artísticas terão oportunidade através do sistema digital. Bastando acessar o sistema o usuário pode autorizar a divulgação da imagem e de suas produções artísticas, sendo que esse termo estará disponível em blogs portais de internet e similares.

Através do contato próximo com o usuário, cada aluno desenvolveu um plano de cuidado sistematizado, baseado no diagnóstico NANDA. Juntamente com o plano terapêutico individual (em anexo). Um estudo que propõe um atendimento diferenciado através de uma visão holística no processo de cuidar, possibilitando ao profissional enfermeiro planejar, organizar, aplicar e implementar suas ações voltadas para o processo onde corpo e mente não se separam.

RESULTADOS

A planilha de controle de casos desenvolvida como dados dos usuários do CAPS Adulto, ficará disponível para os próximos acadêmicos, para obtenção de informações e posteriores acréscimos.

A arrecadação dos materiais para o bazar e oficina de artesanatos teve inicio no CAPS IA, com a doação dos próprios acadêmicos do 10º semestre. Também foi realizado um bingo no último dia de estágio no CAPS Adulto (solicitação dos próprios usuários) com brindes variados, lanche e muita alegria. Sendo uma enorme satisfação da turma em poder participar desse momento lúdico.

CONCLUSÃO

Sabemos que a violência está em todas as partes, e não só a violência física como a verbal que, pode causar danos maiores que a própria agressão física.

Como o preconceito social que é uma violência constante muitas vezes relatado pelo usuário, assim ações como promoção da alto estima e estímulos da assertividade são ações que podem colaborar para que o usuário adquira certa independência e auto estima para que assim consiga demonstrar seu potencial e consequentemente o respeito daqueles que o cercam.

Nesse pensamento é que buscamos nos unir e disseminar valores, apoiando campanhas sociais, com a ideia de que a saúde mental ultrapassa barreiras culturais nacionais, socioeconômicas e políticas. Apoiar famílias e melhorar a qualidade de vida dos clientes são fatores prioritários para o profissional da equipe multidisciplinar.

REFERÊNCIAS

DOENGES, Marilynn E; MOORHOUSE,Mary Frances; MURR, Alice C. Diagnósticos de Enfermagem, Intervenções Prioridades e Fundamentos.12ª edição. Editora Guanabara Koogan, 2010.

Horta, Wanda de Haguiar. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU; 1979.

VIANA, Dirce Laplaca; SILVA, Evandro de Sena. Guia de Medicamentos e Cuidados de Enfermagem, São Caetano do Sul, SP. Ed Yendis,1ª edição 2012.