Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - Relatório de Estágio Supervisionado

Data de postagem: Oct 14, 2014 10:10:9 AM

DAIANE FERREIRA

PATRICIA MARIA DE ARAUJO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio supervisionado apresentado ao curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, sob a orientação do professor Diego da Rosa Leal.

1 OBJETIVO

Identificar as necessidades da equipe de enfermagem na assistência prestada aos pacientes

2 METODOLOGIA

O estudo foi realizado através da observação realizada diariamente de toda equipe dos profissionais que estão cada um desempenhando suas respectivas funções. Para implementação do estudo foi utilizado a ferramenta Word Excel. Foi desenvolvido pelas alunas manualmente, um trabalho artesanal.

3 RESULTADOS

Estágio supervisionado realizado no CAPS II, situado na rua Alberto Borges Figueiredo, S/N, Cambolo na cidade de Porto Seguro. Assistência de enfermagem iniciada no dia 24/09/14 até o dia 06/10/14. A equipe que compõe esta unidade é composta por uma enfermeira que também é coordenadora, duas psicólogas, uma assistente social, uma farmacêutica, uma psiquiatra, duas técnicas enfermagem, quatro profissionais de serviço gerais, um vigilante que no momento não encontra-se trabalhando, duas no setor administrativo.

Foi observado pelas alunas o andamento da assistência de enfermagem, bem como o atendimento prestado ao cliente pela equipe CAPS II. Alguns pacientes fazem acompanhamento da administração de medicações injetáveis e orais, que é acompanhado pelo farmacêutico ou pelas técnicas de enfermagem. A distribuição de medicações é realizada mensalmente para pacientes que contam com a supervisão dos familiares, em alguns casos a distribuição é feita semanalmente com o objetivo de um melhor acompanhamento e supervisão.

O acolhimento consiste na primeira consulta realizada no primeiro contato com o paciente e familiar, é realizado por um profissional capacitado e pré-estabelecido pela equipe, feito pela enfermeira, psicóloga ou assistente social.

As consultas que são realizadas na unidade têm como finalidade atender holisticamente o cliente, deixando-o livre para expressar seus anseios e assim poder desenvolver um melhor tratamento. A consulta de enfermagem é feita uma pré-consulta (acolhimento) e uma pós consulta que pode acontecer diariamente para observação continua do cliente.

É realizada a consulta com a psiquiatra na qual avalia o estado do cliente, onde é observado a necessidade de uma implementação no tratamento, visando um melhor prognóstico.

Foi realizado levantamento de controle de caso dos clientes que faz uso do haldol decanoato, com o propósito de otimizar o tratamento, devido sua ação psicótica, para que seja avaliada a necessidade da implementação médica de um menor intervalo entre as doses administradas, no caso de crise.

É servido café da manhã e almoço para os clientes, os mesmos mostraram insatisfeito com o café da manhã, eles reclamam que não diversificam o café da manhã, e o horário que é servido é muito tarde.

Foi confeccionado pelas alunas um trabalho artesanal, no qual foi feito um mural para divulgações das programações do serviço.

Foi realizado sistematização de enfermagem por todos os alunos, no qual cada aluno ficou responsável por sistematizar um plano de cuidados de enfermagem e o preenchimento de projeto terapêutico singular a um paciente, designado pela coordenação do serviço. Foi desenvolvida comunicação terapêutica pelos alunos com os clientes em todos os dias do estágio e atividades de educação em saúde, lúdicas, oficina de música, relaxamento, artesanato e pinturas.

Todos os colegas realizaram interação, uma colega contribuiu no serviço da copa, pois houve um problema pessoal com uma das cozinheiras.

Último dia de estagio foi feito por todos os colegas um café da manhã para todos os pacientes e todos da equipe de profissionais do CAPS II, e um bingo com brindes para os clientes.

4 CONCLUSÃO

Diante do exposto concluímos que o serviço CAPS e o atendimento dos profissionais é de grande importância. Existe ainda uma deficiência de recursos humanos e financeiros para implementar as oficinas existentes.

A ausência de interação familiar no tratamento do cliente, ainda acontece com muitos pacientes, isso dificulta os resultados do tratamento dos pacientes.

5 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOENGES; MOORHOUSE; MURR. Diagnóstico de enfermagem .10ª ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

6 ANEXOS