Relatórios, Dossiês e Notas

Minas esgotada: antecedentes e impactos do desastre da Vale na bacia do Paraopeba

No mês que marca os três anos do rompimento da barragem da Vale S.A. na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, os grupos de pesquisa e extensão Terra e PoEMAS lançam o livro “Minas esgotada: antecedentes e impactos do desastre da Vale na bacia do Paraopeba”. Este trabalho reúne pesquisas de autores que analisam a assimetria de poder, o jogo político, os antecedentes e consequências ambientais do rompimento da barragem. Os textos transitam entre esforços teórico-reflexivos e aproximações empíricas; nascem do engajamento dos pesquisadores com a problemática da mineração e questões socioambientais, adornado por sucessivos trabalhos de campo e contatos com a população atingida. Assim, o estudo oferece um amplo panorama das questões sociais e ambientais ligadas à mineração em Minas Gerais, trazendo os sujeitos e a paisagem como protagonistas da narrativa. Organizado pelos professor Bruno Milanez e Miguel Felippe.

Clique aqui para baixar gratuitamente o livro.

MINAS DE LAMA: relatório da expedição geográfica no vale do rio Paraopeba

Diário de campo da expedição realizada entre 04 e 06 de fevereiro de 2019, ao longo da Bacia do Rio Paraopeba, evidenciando os invisibilizados e os danos ambientais decorrentes do rompimento da Barragem I do Complexo do Córrego do Feijão.


Clique aqui para baixar o relatório na íntegra.

Nota Técnica N. 03 - Avaliação preliminar dos danos ambientais gerados pelo rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão (Vale)

A Nota Técnica N.03 sintetiza o conjunto de informações obtidas obtidas em trabalho de campo no corredor hídrico afetado pelo rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Vale). Analisadas junto a dados secundários, as informações levantadas viabilizaram a avaliação preliminar dos danos ambientais gerados pelo rompimento da Barragem.


Clique aqui para baixar a Nota Técnica.

Dossiê 04 - Linha do Tempo referente à Barragem I da mina Córrego do Feijão (Vale)

O Dossiê 04 relaciona os processos de licenciamento, as mudanças de propriedade e inspeções da Barragem I da mina Córrego do Feijão (Vale), desde sua fundação da mina em 1956 até o rompimento em 2019, em forma de linha do tempo.

Clique aqui para baixar o dossiê.

Glossário de termos técnicos e científicos relacionados ao rompimento da Barragem I da mina Córrego do Feijão (Vale)

Este glossário traz uma série de termos recorrentemente utilizados pela mídia e por técnicos para se referirem ao desastre tecnológico da Barragem I da Mina Córrego do Feijão. Optou-se pelo uso de linguagem simples e acessível para garantir o melhor entendimento possível dos conceitos. Sugestões de termos a serem acrescentados podem ser enviadas pela aba "contatos" da página.

Clique aqui para baixar o glossário.


Nota Técnica N. 02 - Resultados das análises de turbidez e condutividade elétrica de amostras coletadas na expedição “Minas de Lama”

A Nota Técnica N. 02 traz os resultados das análises de turbidez e condutividade elétrica 11 amostras de água fluvial do rio Paraopeba, coletadas desde o município de Felixlândia-MG até o centro urbano de Brumadinho-MG, realizadas entre os dias 04 e 06 de fevereiro de 2019, dez dias após o colapso da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, da Vale S.A., com o apoio financeiro e institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. Além disso, traz análises de três amostras de água subterrânea que foram coletadas em pontos de consumo direto da população.

Clique aqui para baixar a Nota Técnica 02

Nota Técnica N. 01 - Qualidade das águas do rio Paraopeba após o rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão (Vale).


O objetivo dessa nota técnica é esclarecer para a sociedade civil os resultados encontrados até o dia 31 de janeiro de 2019 nos pontos de monitoramento de água no corredor hídrico dos rejeitos da Mina Córrego do Feijão (Vale), tendo como subsídio a Portaria de Consolidação n. 5/2017 do Ministério da Saúde e a Resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.


Clique aqui para baixar a nota técnica.

Dossiê 03 - Compilado de informações do portal DataViva sobre Brumadinho (MG).

Este compilado traz um perfil com informações sobre comércio exterior, emprego, renda e estabelecimentos em Brumadinho-MG, com ano de referência 2017.

Clique aqui para baixar o dossiê.

Dossiê 02 - Dados da Pesquisa IBGE Brasil em Síntese -municípios do corredor hídrico do rejeito.

Este compilado traz, de maneira sintética, informações da pesquisa Brasil em Síntese (IBGE Cidades), com informações atuais sobre o nome dos prefeitos, gentílico e população projetada para 2018, além de dados sintéticos sobre população, trabalho e rendimento, educação, economia, saúde, território e meio ambiente (2010-2017).

Clique aqui para baixar o dossiê.

Dossiê 01 - Dados do Atlas do Desenvolvimento Humano -municípios do corredor hídrico do rejeito.

O compilado foi realizado a partir do Atlas de Desenvolvimento Humano (2013) e traz informações gerais em textos, gráficos e tabelas sobre os 19 municípios que estão na rota da lama até a represa de Três Marias, que incluem indicadores sobre os temas População, Saúde, Educação, Renda, Trabalho, Habitação e Vulnerabilidade Social.

Clique aqui para baixar o dossiê.