Equipe da Força-Tarefa

Miguel Fernandes Felippe

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. Doutor em Geografia e Análise Ambiental (IGC-UFMG). Líder do grupo de pesquisas TERRA - Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água (UFJF-CNPq). Trabalha na interface entre a Geomorfologia, Hidrologia e Hidrogeologia, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Hidrogeomorfologia, Geomorfologia Fluvial, Geomorfologia Ambiental e Recursos Hídricos. Possui ampla experiência acadêmica na temática de nascentes de cursos dágua, subsidiado metodologicamente por técnicas de mensuração de campo, análises morfométricas, hidrogeoquímicas e radioisotópicas.

Alfredo Costa

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Doutor e Bacharel em Geografia, e mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (IGC/UFMG). Atua principalmente na interface entre a geografia histórica, econômica e da população, e desenvolve projetos para a compreensão da geograficidade dos desastres tecnológicos provocados pela mineração, com enfoque em uma leitura integrada dos impactos ambientais relacionados principalmente à interação entre a população e os usos da água.

Thomaz Alvisi de Oliveira

Thomaz Alvisi de Oliveira é Doutor em Geografia (2013), Mestre em Geociências e Meio Ambiente (2004) e Geógrafo (2000) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE da Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geossistemas e paisagens, cartografia e mapeamento geomorfológico, análise integrada em bacias hidrográficas, planejamento ambiental. Desde de 2012 é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas.

Rodrigo Batista Lobato

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Engenharia Cartográfica pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Militar de Engenharia (2014) e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, inserido no Laboratório de Cartografia (GEOCART). Atualmente é Coordenador dos Tutores do Polo Campo Grande do CEDERJ e Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Veiga de Almeida, atuando também como Professor Universitário e responsável pelo grupo de estudo PANGEA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia no Ensino de Geografia; Letramento Cartográfico; Cartografia Aplicada as Análises Ambientais; Uso das Geotecnologias Aplicadas aos Desastres Naturais.

Rodrigo Silva Lemos

Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); bacharelado interrompido em 2011, Especialização em Direito Ambiental (2012), Mestrado em Análise Ambiental (2013) e Doutorado em geografia e análise ambiental (2018). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Planejamento territorial e gestão participativa associada aos recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão ambiental, recursos hídricos, recuperação ambiental, conflitos políticos, participação popular e representações sociais. Atua em diferentes instâncias de planejamento e de gestão ambiental, sendo que já participou de Conselhos de Unidades de Conservação (APA Sul, Mosaico de UC de Nova Lima, APA Carste, Parque Estadual da Mata da Baleia), Comitê de Bacia Do Rio das Velhas (Plenário, Presidência da Câmara de Outorga e Cobrança, Coordenação Subcomitê Arrudas, Subcomitê Águas da Moeda), além de outros conselhos de políticas públicas.

Vladimir Diniz Vieira Ramos

Pós-graduado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocesssamento, cartografia, Planejamento Urbano e Análise Ambiental. Atualmente atua na iniciativa privada como profissional na área de geoprocessamento.

Laís Carneiro Mendes

É Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e Mestre em Geografia na área de concentração Espaço e Ambiente - Dinâmicas Sócio-ambientais, também, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Realiza trabalhos nas áreas de Geomorfologia, Hidrogeografia e Meio Ambiente.

Roberto Franco Junior

Geógrafo pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo Neves (IPTAN) de São João Del Rei. Possui pós-graduação em Gestão Ambiental em Unidades de Conversação pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) – SP; Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Atua na temática de recuperação de áreas degradadas em rodovias, ferrovias, minerodutos e mineração.

ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Ana Caroline Pinheiro Imbelloni

Bacharela em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e está terminando licenciatura em Geografia pela mesma universidade este ano. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e também em geoprocessamento.

Angel Loo

Graduação em Geografia, modalidade Bacharel, pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolve pesquisas na área da Geografia Física, com ênfase em estudos na gestão de bacias hidrográficas.

Mirella Nazareth de Moura

Mestranda em Geografia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com enfoque na temática dinâmicas sócio-ambientais, com ênfase em Geomorfologia ambiental, abarcando as áreas de planejamento e gestão ambiental. Membro do grupo de pesquisa TERRA (temáticas especiais relacionadas ao relevo e à água - UFJF-CNPq). É bacharela em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduanda em Licenciatura em Letras - Língua Inglesa, pela UNIDERP - Anhanguera.

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Arthur Morais Biscotto Moreira

Graduando na Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 2017). Voluntário na pesquisa pelo grupo TERRA: ARENIZAÇÃO NA REGIÃO DAS CRISTAS QUARTZÍTICAS DA MANTIQUEIRA MERIDIONAL: A ESTRUTURA SUPERFICIAL DA PAISAGEM NA INTERFACE COM O USO DA TERRA.

Isabel Patrícia Martins Baeta Guimarães

Graduanda no bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF). Possui experiência em Geografia Física, na área de Biogeografia, e Hidrogeomorfologia -- com ênfase no estudo de áreas úmidas.

Lídia Aparecida dos Reis

Graduanda em geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora, na modalidade Licenciatura. Possui o Curso Normal, Nível técnico. Diretora de Projetos na Orbis Consultoria Junior. Bolsista pela FAPEMIG no grupo de Pesquisa TERRA, Projeto "A CONTRIBUIÇÃO DAS NASCENTES NOS PROCESSOS DE DESNUDAÇÃO GEOQUÍMICA: SUBSÍDIOS PARA O ENTENDIMENTO DA EVOLUÇÃO CONTEMPORÂNEA DAS UNIDADES DE RELEVO DE MINAS GERAIS.

Luiz Otávio Marques

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista pela FAPEMIG no projeto "A CONTRIBUIÇÃO DAS NASCENTES NOS PROCESSOS DE DESNUDAÇÃO GEOQUÍMICA: SUBSÍDIOS PARA O ENTENDIMENTO DA EVOLUÇÃO CONTEMPORÂNEA DAS UNIDADES DE RELEVO DE MINAS GERAIS.