Miséria Humana

SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Texto Evangélico. 3. O universo: 3.2. Via-Láctea; 3.3. Planeta Terra. 4. Várias Moradas: 4.1. Mundos Primitivos; 4.2. Mundos de Expiação e Pprovas; 4.3. Mundos Superiores. 5. Filosofia: 5.1. Ser Humano como Ser Pensante;  5.2. O Homem 5.3. Aparência e Realidade. 6. Conclusão. 7. Bibliografia Consultada. 

1. INTRODUÇÃO 

O que é a Terra? Qual sua posição nos mundos habitados? Por que tanta dor e sofrimento? Deus é injusto? O que os Espíritos superiores nos dizem a respeito?  

2. TEXTO EVANGÉLICO  

“Espanta-se em encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, e se conclui disso que a espécie humana é uma triste coisa. Esse julgamento provém do ponto de vista limitado em que se está colocado, e que dá uma ideia falsa do conjunto. É preciso considerar que, sobre a Terra, não se vê a Humanidade, mas apenas uma pequena fração dela. Com efeito, a espécie humana compreende todos os seres dotados de razão que povoam os inumeráveis mundos do Universo; ora, o que é a população da Terra, perto da população total desses mundos?” (Kardec, 1984, p. 50)

3. O UNIVERSO 

3.1. GALÁXIAS 

Universo é o conjunto de tudo quanto existe: estrelas, astros, planetas etc. As estrelas, reunidas em agrupamentos de bilhões, formam as galáxias. As galáxias, acessíveis aos nossos telescópios, são em número de 10 bilhões, separadas entre si por distâncias da ordem de 1 milhão de anos-luz. 

3.2. VIA-LÁCTEA  

O nosso sistema planetário surgiu na Via-Láctea, há uns 5 bilhões de anos pela condensação de uma nuvem de gás e pó cósmicos. Via-Láctea, uma das 10 bilhões de galáxias existente no Universo, possui mais de cem bilhões de estrelas. O Sol, que é uma delas, suficientemente grande para produzir luz própria, situa-se em sua zona periférica. (Enciclopédia Combi Visual) 

3.3. PLANETA TERRA

O Planeta Terra, com 510.934.000 km2 de área total, dos quais 148.148 km2 (um quinto) são ocupados por terra e 149.500.000 km distante do Sol, está localizado na órbita ideal — entre a de Vênus e a de Marte — para sustentar a vida. Se mais próximo do Sol, estaria muito quente; se mais distante, muito frio. Forma um ecossistema único e finito, imerso no vento solar, bombardeado por partículas do espaço e radiado pela luz solar. Possui, ainda, um campo magnético que o defende de partículas de alta velocidade, vindas do Sol e do Cosmo.

4. VÁRIAS MORADAS  

Allan Kardec, no capítulo III de O Evangelho Segundo o Espiritismo, discorre sobre os 5 tipos de mundos. Dividamo-los em três.   

4.1. MUNDOS PRIMITIVOS 

Nesses mundos, encarnaram as primeiras almas humanas, ou seja, depois que o animal atingiu o estádio que lhe fosse permitido receber a denominação de Espírito, por obra da Natureza Divina, por força do Criador. 

4.2. MUNDOS DE EXPIAÇÃO E PROVAS 

Nesses mundos, ainda existe o predomínio do mal; são lugares de exílio dos Espíritos rebeldes à lei de Deus. Um exemplo de tais mundos é a Terra, planeta de provas e expiações. Escola para a evolução. 

4.3. MUNDOS SUPERIORES  

Em alguns desses mundos, ainda há o predomínio do bem sobre o mal. Em outros, denominados de celestes e divinos, morada dos Espíritos purificados, só existe o bem.  

5. FILOSOFIA 

A filosofia nos ajuda a pensar; ela nos oferece as ferramentas para a descoberta da verdade.  

5.1. SER HUMANO COMO SER PENSANTE  

Em termos de evolução, inicialmente o ser humano colocava-se no centro do universo. Tudo girava em torno de si. Não conseguia ver além de si e dos seus. Conforme foi obtendo novos conhecimentos, o seu  pensamento se alarga, busca novas informações, novas verdades e descobre um mundo novo à sua volta.

5.2. O HOMEM 

Para bem pensar o ser humano tem que ser o centro de si mesmo. Deve se colocar dentro de uma floresta, sem guia, sem ajuda de terceiros para sair dela. Nessa situação, deve sempre procurar ou pedir luzes para afastar-se do mal e ficar compenetrado do bem a realizar. 

5.3. APARÊNCIA E REALIDADE 

Exercitando o pensar correto, podemos distinguir as aparências da realidade. Quantas não são as vezes que nos equivocamos com as informações que nos passam. De qualquer modo, temos que nos esforçar para nos aproximar o máximo da realidade.  

6. CONCLUSÃO 

Se o planeta Terra fosse um planeta evoluído não haveria tanta dor e tanto sofrimento. O mal não predominaria sobre o bem e os bens terrenos seriam melhor distribuídos entre todos os seres humanos. 

7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 

CURTI, R. Espiritismo e Evolução. São Paulo, FEESP, 1980.

Enciclopédia Combi Visual. Barcelona (Espanha), Ediciones Danae, 1974.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.

KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984.

São Paulo, maio de 2017.