SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Conceito. 3. O Texto Evangélico. 4. Família: 4.1. Planejamento; 4.2. Pais Terrestres; 4.3. Harmonia Familiar. 5. Bíblia e Espiritismo: 5.1. Velho Testamento; 5.2. Novo testamento; 5.3. Espiritismo. 6. Responsabilidades Mútuas: 6.1. Educação; 6.2. Religião; 6.3. Filhos para com os Pais. 7. Conclusão.
1. INTRODUÇÃO
O que significa a palavra honra? Por que devemos honrar nossos pais? Qual a razão de este mandamento estar entre os dez do Velho Testamento? Como deve ser a relação entre pais e filhos?
2. CONCEITO
Honra. É um conceito que se refere a um sentimento de dignidade e boa reputação, resultante do comportamento virtuoso, honesto e ético de uma pessoa. É um princípio moral que pode ser manifestado através do respeito público, da integridade, do caráter e do cumprimento do dever.
3. O TEXTO EVANGÉLICO
1. Sabes os mandamentos: Não cometas adultério; Não mates; Não furtes; Não digas falso testemunho; Não cometas fraudes; Honra a teu pai e a tua mãe. (Marcos, X:19; Lucas, XVIII: 20; Mateus, XIX: 19).
2. Honrarás a teu pai e a tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a Terra que o Senhor teu Deus te há de dar. (Decálogo, Êxodo, XX:12).
Estas duas citações fazem parte do item "Piedade Filial", descrito no Capítulo XIV — "Honra a teu Pai e a tua Mãe" de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Os outros subtemas são: — Quem é Minha Mãe e Quem são Meus Irmãos? — Parentescos Corporal e Espiritual — Instruções dos Espíritos: Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família.
4. FAMÍLIA
4.1. PLANEJAMENTO
De acordo com vários relatos dos Espíritos, uma família não é formada ao acaso. Antes de reencarnarmos, houve muita discussão a respeito dos laços familiares, ou seja, quem seriam os nossos pais. As diversas situações podem ser vistas em vários romances mediúnicos, especificamente aqueles da série do Espírito André Luiz que, para resolver uma problema familiar, tem de recorrer a muitos outros espíritos envolvidos na questão.
4.2. PAIS TERRESTRES
Como consequência do planejamento feito no mundo espiritual, acabamos reencarnando numa determinada família. O esquecimento do passado livra-nos de lembranças menos felizes a respeito de nossos progenitores. Cabe-nos, em qualquer dificuldade de relacionamento, lembrarmo-nos de que as leis de Deus são justas e magnânimas.
4.3. HARMONIA FAMILIAR
Ao nos encontrarmos num determinado lar, vamos nos deparar com um quadro de facilidades e dificuldades. A facilidade é tudo o que concorre para o o bom entendimentos entre os pais e filhos. As dificuldades são os problemas que teremos de enfrentar, principalmente se fomos adversários em vidas passadas, o que nos pedirá mais empenho para manter a harmonia familiar.
5. BÍBLIA E ESPIRITISMO
5.1. VELHO TESTAMENTO
Moisés, pela sua mediunidade, recebeu a tábua dos Dez Mandamentos, normas e regras do povo judeu para com Deus. Podemos sintetizá-los: amar a Deus acima de todas as coisas. O mandamento HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE é o quinto. Ainda: os Dez Mandamentos retratam a Primeira Revelação Divina.
5.2. NOVO TESTAMENTO
Jesus é o protagonista da Segunda Revelação Divina. Diz-se que é o Décimo Primeiro Mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Jesus não veio revogar a lei de Moisés, mas dar cumprimento.
5.3. ESPIRITISMO
O Espiritismo, codificado por Allan Kardec, dá continuidade às duas revelações anteriores, sendo considerada a terceira revelação divina. Complementando as orientações de Kardec, temos muitos ensinamentos mediúnicos. O Espírito André Luiz, no capítulo 20 — "Corpo Espiritual e Religião", do livro Evolução em Dois Mundos, diz: — "Lembra-te de que a dívida para com teus pais terrestres é sempre insolvável por sua natureza sublime".
6. RESPONSABILIDADES MÚTUAS
6.1. EDUCAÇÃO
Os Espíritos de luz estão sempre nos alertando para a responsabilidade dos pais na educação dos filhos. De acordo com essas instruções, as crianças até os sete anos de idade são mais receptivas às mudanças de suas tendências negativas que trazem de outras encarnações.
6.2. RELIGIÃO
Os pais não devem só estimular os filhos ao trabalho, mas também à religião. Não necessariamente ao Espiritismo, mas ao contato com um mundo de valores morais e éticos, em que a criança vá sedimentando em si mesma as grandes verdades da Lei Universal do Amor.
6.3. FILHOS PARA COM OS PAIS
Honrar ao pai e à mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionando-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância.
7. CONCLUSÃO
Como a dívida para com nossos pais é impagável, cabe-nos honrá-los e respeitá-los, independentemente de nossas rusgas.