Sobre o Dizimo – 01/02/2013

Sobre o Dizimo – 01/02/2013

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

http://dizimoo.blogspot.com.br/

Minha intenção não é que alguém deixe de dar o dizimo e sim explicar baseado na Bíblia sobre a obrigatoriedade do dizimo na nova aliança, portando, antes de começar a ser a respeito, lembre-se que todo o mundo é de Deus e é Ele quem nos dá todas as coisas: Mateus 6: 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

E também: Mateus 6: 25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Sobre o Dizimo

O dizimo era uma lei da antiga aliança (Antigo Testamento) e não está ordenado na Nova e Eterna Aliança (Novo Testamento), tempo da Graça em que vivemos!

O primeiro a dar o dizimo foi Abraão que deu dez por cento dos despojos à Melquisedeque, Sacerdote Eterno do Senhor, do qual não vamos falar agora. (Hebreus 7:1). Abraão deu uma única vez os 10% dos despojos da matança aos reis a Melquisedeque.

Posteriormente Deus determinou, através de Moisés, instituindo que as 11 tribos (filhos de Jacó) desse o dizimo à tribo de Levi, pois estes não trabalhariam, porque foram instituídos sacerdotes.

Porem hoje não é mais assim, pois nos temos um Sacerdote Eterno da ordem de Melquisedeque que é JESUS CRISTO, o qual está ao lado de Deus intercedendo por nós! Ele é o Bom Pastor!

Deus já havia dito que seria assim antes de Jesus vir viver com homem: Salmos 110: 4 Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. E se cumpriu como está escrito: Hebreus 6: 20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Por isto João escreveu: I João 2: 1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Se ainda há duvidas, em (Malaquias 3: 10) Deus está falando claramente aos sacerdotes, e cita a nação de Israel por último, (Malaquias 3: 12) que não contribuía com o dizimo! É bom ler todo o livro de Malaquias para entendermos todo o contexto.

Veja com quem era a aliança: Malaquias: 2: 4 Assim vocês saberão que eu estou dando esta ordem a fim de que a minha aliança com os sacerdotes, os descendentes de Levi, não seja quebrado. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando. Portanto, a aliança era com os Levitas e não conosco!

Olha a mensagem aos sacerdotes: Malaquias 2: 7 Os sacerdotes devem ensinar a verdade a meu respeito, e todos devem pedir conselho a eles para saber o que é direito, pois os sacerdotes são os mensageiros do SENHOR Todo-Poderoso.

Será que os sacerdotes homens de hoje estão ensinando a verdade? Malaquias 2: 8 — Mas agora vocês, sacerdotes, estão saindo do caminho certo, e os seus ensinamentos já fizeram muitas pessoas pecarem. Vocês estão quebrando a aliança que fiz com os sacerdotes. 2: 9 Por isso, eu vou fazer com que o povo os despreze e rejeite, pois vocês não me obedecem e, quando julgam causas, não tratam a todos com justiça. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, estou falando. 2: 10 Não é verdade que todos temos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que, então, enganamos uns aos outros, desprezando assim a aliança que Deus fez com os nossos antepassados?

Se hoje o sacerdote ensinar errado, ou seja: Ensinar que o dizimo está determinado na Nova Aliança!

Infelizmente mesmo sem querer, podem estará levando pessoas a terem consciência de pecado, acreditando estarem roubando a Deus, sem saber que esta lei era para os que viviam na primeira aliança.

Agora Deus diz que iria enviar João o Batista e depois Jesus Cristo o Senhor: Malaquias 3: 1 — Eu enviarei o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E o Senhor a quem vocês estão procurando vai chegar de repente ao seu Templo. E está chegando o mensageiro que vocês esperam, aquele que vai trazer a aliança que farei com vocês.

Jesus fez realmente uma nova aliança conosco e não fala do Dizimo nela! Fala de oferta e ofertas feitas de coração. (Se lembra da viúva que deu mais que todos, pois deu tudo o que tinha?): Malaquias 3: 2 Então as ofertas trazidas pelo povo de Judá e pelos moradores de Jerusalém agradarão a Deus, como acontecia nos tempos passados.

Na sequência, Deus diz: Malaquias 3: 5 — Eu virei julgá-los. E darei sem demora o meu testemunho contra todos os que não me respeitam, isto é, os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falso, os que exploram os trabalhadores e os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que vivem com vocês.

Lembrei-me de Jesus repreendendo os fariseus que diziam não ser necessário ajudar o pai ou a mãe, pois seria correto deixar pai e mãe passarem necessidade e darem o dinheiro como oferta ao senhor: Marcos 7: 11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; 12 Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, 13 Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

Ainda hoje acontece isto, eu mesmo já perguntei a um pastor, se a ajuda que eu dou à minha mãe agrada ao Senhor como o Dizimo e Ele me disse que não, que seria melhor eu dar o Dizimo.

Por isto Deus falou dos sacerdotes humanos: Malaquias 3: 7 Vocês são como os seus antepassados: abandonam as minhas leis e não as cumprem. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês. Mas vocês perguntam: “Como é que vamos voltar?”

Então Deus diz como: Malaquias 3: 8 Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas.

Vamos entender uma coisa, Deus necessita de algo meu? Não, pois Ele é dono da prata e do ouro, ou seja: O mundo é todo d’Ele.

Pela nova aliança, Jesus deixou bem claro que quer a misericórdia: Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Devemos sim dar o dizimo, apesar de não ser uma lei hoje, porem o mais importante é o Juízo, a misericórdia e a fé!

Como praticar a misericórdia? Quem realmente necessita são os pequeninos deste mundo, por isto Jesus disse que quando separasse as ovelhas dos bodes, Ele diria as ovelhas: Mateus 25: 34 Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

E as ovelhas lhe perguntarão: Quando fizemos isto? E Jesus responderá: Mateus 25: 40 Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Porem mesmo no tempo de Malaquias, haviam justos cujos nomes foram escritos nos livros de Deus: Malaquias 3: 16 Então os que temiam o SENHOR falaram uns com os outros, e ele escutou com atenção o que estavam dizendo. E na presença dele foram escritos num livro os nomes dos que respeitavam a Deus e o adoravam.

Estes serão os que estarão no reino com Jesus: Malaquias 3: 17 O SENHOR Todo-Poderoso diz: — Eles serão o meu povo. Quando chegar o dia que estou preparando, eles serão o meu próprio povo. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. 18 E mais uma vez o meu povo verá a diferença entre o que acontece com as pessoas boas e com as más, entre os que me servem e os que não me obedecem.

Tudo apontava para Jesus e por isto que Jesus veio trazer a reta justiça, o sacrifício que realmente agrada a Deus é aquele que é feito com verdadeiro amor!

Jesus é nosso Sacerdote Eterno e o que Ele não aboliu foram às ofertas, mas ofertas feitas com amor e sem o objetivo de perdoar pecados, pois Ele mesmo disse: Mateus 5: 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Todas as igrejas Cristãs juntas, formam a grande Igreja de Cristo e nós temos que mantê-las, pois a obra de Deus salva almas.

Paulo também falou sobre a obrigação de ajudarmos a obra de Deus: I Coríntios 9: 9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? 10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. 11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?

A oferta não é para aplacar a ira de Deus (perdoar os pecados) e muito menos alcançar recompensas, pois os nossos pecados já foram perdoados pelo sangue de Jesus e Deus sabe tudo que necessitamos e, portanto, devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e tudo nos será dado com por acréscimo.

A oferta tem que ser dada com amor e por verdadeiro amor à obra de Deus, pois o mandamento de Jesus é o AMOR!

Portanto, apesar de não sermos obrigados, se quisermos dar o dizimo vamos dá-lo com amor e por amor, pois como já vimos antes, seja com dizimo seja com ofertas, é necessário que ajudemos à obra de Deus, porem, devemos dar com amor e por amor, sabendo que fazendo isto estaremos ajudando a converter almas.

Hoje tudo tem que ser por amor, pois como está escrito: I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Jesus trouxe o amor e a renúncia: Lucas 14: 33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

Talvez você também me diga o que já me disseram: Jesus não veio destruir a lei, mas cumpri-la!

Realmente, Ele veio cumpri-la e Ele à cumpriu e instituiu a Nova Aliança (Novo testamento) que foi consumado pela sua morte (Seu sangue).

Vamos ler o que Ele falou: Mateus 5: 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Jesus disse: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus, aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

E é exatamente isto que estou tentando ensinar, que o Dizimo não é instituído no Novo Testamento como sendo obrigado (uma lei, ou uma aliança conosco). E se eu disser que ele é obrigatório estarei dizendo uma inverdade.

A verdade é que Novo Testamento não temos que dar apenas 10%, não! Em alguns casos temos que dar tudo: 100%.

Como assim? Antes o dizimo era de 10% e hoje dependendo de onde estiver seu coração, o seu dizimo deveria ser de até de 100%, pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração, ou seja: Se você amar mais o dinheiro do que a Deus, seria melhor você fazer o que Jesus mandou o jovem rico fazer, vender tudo e repartir aos pobres, porque é melhor entrar no reino de Deus pobre do que por adorando o dinheiro ficar de fora.

Jesus nos disse que quem não renunciar a tudo que tem não pode ser um discípulo d’Ele e na igreja primitiva eles faziam isto, e seria o correto: Atos 4: 32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

Jesus veio instituir a Segunda e Eterna Aliança (Novo Testamento) e para isto, Ele tinha que antes cumprir a primeira a qual apesar de ser perfeita, pois são as leis de Deus, ninguém conseguia cumpri-las, pois o homem é pequeno demais, mas Jesus as cumpriu!

Após tela cumprido, Ele deu a sua vida consumando a Segunda Aliança e portando hoje nos vivemos no tempo que é chamado o tempo da GRAÇA, pois Ele, Jesus nos deu de graça a salvação pela fé n’Ele mesmo, que é o princípio de toda criação de Deus, o Filho do Amor de Deus pelo qual todas as coisas foram feitas.

Portanto, este é o evangelho que temos que seguir, e como está escrito: I Coríntios 15: 1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

O que quer dizer crer em vão? Não adianta eu dizer que Creio e continuar vivendo sob as leis do antigo testamento, como se fosse possível nós mesmos nos justificarmos pela guarda das leis.

Diante de Deus não haverá jactância (ostentação de mérito), não! Pois Ele encerrou à todos debaixo da desobediência para com todos mostrar misericórdia.

Se quisermos viver pelas leis, estamos dizendo que Jesus morreu debalde (em vão): Gálatas 2: 21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

E antes de insistirmos nisto, vamos ler o que está escrito: Gálatas 5: 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Para mim Jesus não morreu debalde, muito pelo contrário é somente através do sacrifício d’Ele que fomos aceitos por Deus e não por cumprirmos as leis, pois ninguém nunca pode e nunca poderá cumpri-las, muitos apenas exigem que os outros as cumpram.

Quem continuar insistindo em viver palas leis, saibam que ficarão para a segunda ressurreição dos mortos, pois sabemos que haverá duas ressurreições dos mortos:

1º - Haverá o arrebatamento daqueles que foram justificados pelo sacrifício de Jesus, os que já estiverem mortos e que morreram crendo em Cristo irão primeiro, e depois os que crêem e estiverem vivos serão também arrebatados.

Os que não acreditavam em Jesus ainda, ficarão na terra vivos e haverá 7 anos de grande tribulação (reino do anticristo) e neste reino, quem crer em Jesus será degolado e todos serão obrigados a adorar a besta, quem não adorar a besta e aceitar ser morto por amor de Jesus será também salvo (será ressuscitado e não passará pelo grande julgamento do mundo).

Esta é a primeira ressurreição: Apocalipse 20: 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

2º - Agora vem o julgamento do mundo, a segunda ressurreição dos mortos: Apocalipse 20: 11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Portanto, quem quiser viver pelas leis, pela antiga aliança (Antigo Testamento), não será justificado pelo sangue de Jesus, mas sim julgados pelas suas obras no dia do grande julgamento.

Durante muito tempo alguns judeus queriam obrigar os cristãos a também se circuncidar e guardar as leis de Moisés, porem ficou decidido o seguinte: Atos 15: 20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

Portanto, para nós os cristãos que vivemos no tempo da Graça de Deus (Nova Aliança), a recomendação é esta: Atos 21: 25 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Quando aos dez mandamentos (Êxodos 20), eles foram resumidos em duas leis: Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Que na verdade se resumem em apenas uma lei que é o AMOR, como Jesus disse: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. E também em: (João 15: 12) e (João 15: 17).

E Paulo explica porque tudo se resume no AMOR, dizendo que o cumprimento da lei é o AMOR: Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Através de Jesus, Deus cumpriu o que havia prometido em (Jeremias 31: 31), que também está em: Hebreus 8:10 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Portanto, vivemos no tempo da graça, na Nova e Eterna Aliança e o grande mandamento é o AMOR!

Lucas 16: 16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Vamos deixar claro isto, Jesus veio cumprir todas as leis e cumpriu, nem mesmo o apedrejamento da mulher adultera, Ele proibiu, apenas exortou as pessoas a se julgarem a si mesmas e somente as que não pecam poderia julgar as demais.

Portanto é assim que deve ser entre nós, não nos julguemos uns aos outros, pois nós que julgamos também cometemos pecados, mesmo sem querer cometê-los.

Poderia se dizer que Jesus não guardou o Sábado (Quarto Mandamento), porem, Ele fez isto de propósito para exortar as pessoas ao amor, pois Ele curava no sábado (Fazia o bem), ou seja: Jesus deixou bem claro que para fazer o bem e praticar o amor não tem lei que empeça ou proíba!

Mas o que mudou de fato? Tudo mudou: Antes era pecado adulterar, hoje porem até cobiçar em pensamento já é pecado, pois temos as leis em nossos corações, portanto, antes na antiga aliança, se uma mulher fosse pega no ato do adultério, a lei mandava que ela fosse apedrejada até a morte, hoje pelo amor, Ela deve ser perdoada, pois Jesus ensinou a perdoar não uma, mas setenta vezes sete e quem não perdoar não será perdoado.

Antes era obrigado dar o Dizimo (10%) hoje Jesus disse o seguinte: Mateus 16: 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Leia também: Qual é o propósito de Deus para os homens, é um complemento deste estudo, pois aqui veremos como ser cristão, click no link abaixo:

https://sites.google.com/site/jesus2336987/o-proposito-de-deus-para-os-homens-30-01-2012