A salvação é pala fé ou pelas obras?

Leia a Bíblica - Click aqui

Somos salvos pela fé ou pelas obras?

Tiago escreveu o seguinte: Tiago 2: 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Paulo já escreve o seguinte: Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Sabemos que a salvação é pela fé em Jesus Cristo, mas vamos entender como tudo acontece.

Desde a antiguidade, Deus nos diz que devemos deixar a maldade e praticar a justiça: Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

A questão é: Será que conseguimos ser assim?

Jesus nos diz que é necessário nascer de novo, nascer não só da água como todos nós nascemos, mas também nascer do Espírito! E nós sabemos que é crendo n’Ele que nascemos do Espírito e somos feitos também filhos de Deus: João 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

E se fomos feito também filhos, somos logo co-herdeiros juntamente com Jesus, do reino que nos está preparado desde a fundação do mundo. Todos nós herdamos de adão a natureza pecaminosa de criatura caída, porem quando cremos em Jesus e recebemos o Espírito Santo, passamos a ser participantes da natureza Divina (II Pedro 1:4), e passamos a produzir bons frutos, praticando boas obras!

Podemos concluir então que o mais importante é a fé em Jesus que nos leva a produzirmos bons frutos. Portanto a causa da salvação é a fé e as boas obras (frutos) são conseqüências e não podemos confundir isto.

Se fosse possível produzir boas obras sem Cristo, não haveria necessidade de uma nova Aliança: Jeremias 31: 1 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Depois disto, também através de Ezequiel, Deus falou o seguinte: Ezequiel 36: 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E Deus manda Ezequiel profetizar dizendo: Ezequiel 37: 5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

Como vemos, foi necessário Deus colocar em nós o Seu Espírito Santo para que tivéssemos vida e praticássemos o amor e a reta justiça, e deixássemos a iniquidade. E para que isso fosse possível, Deus teve que enviar o seu Filho unigênito (Jesus Cristo) para morrer em nosso lugar, para que a cédula que havia contra nós fosse cravada da cruz (Colossenses 2:14). E fossemos reconciliados com Deus e hoje, crendo em Jesus, recebêssemos o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos fazendo participantes da natureza divina (II Pedro 1:4). E aptos a praticar a justiça e não a iniquidade.

Sabe o que é iniquidade? Maldade, injustiça, crueldade, arbitrariedade, abuso, crime, agravo, delito, desigualdade, parcialidade, tirania, barbaridade,judiação, judiaria, malefício, etc.

Iniqüidade é falta de equidade, falda de igualdade, ou falta de paridade, falta de virtude, que no final das contas é a falta de justiça e Deus ama a justiça e odeia a iniqüidade: Provérbios 15: 9 O caminho do ímpio é abominável ao SENHOR, mas ao que segue a justiça ele ama.

Portanto, se hoje por crermos em Jesus, somos novas criaturas, não podemos nos gloriar nisto, pois foi Jesus quem me mudou.

Se hoje sou rico em obras, a glória não é minha e sim de Jesus, pois tenho que reconhecer que estas obras são conseqüências do trabalho de edificação que Ele tem feito em minha vida, me dando discernimento pelo Espírito e principalmente me libertando das cadeias do pecado, pois como está escrito: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Portanto, nunca poderei me gloriar perante Deus, pois de mim mesmo não tenho nada, tudo que temos são dons e todos Eles vieram de Deus, pela sua graça. Até mesmo a fé necessária à salvação é um dom que veio d’Ele, como está escrito: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não posso me estribar nem no meu próprio conhecimento e nem nas minhas boas obras! Se por ter sido liberto, estou me achando merecedor, na verdade estou necessitando de comprar ouro provado (Fé em Jesus) e também colírio para que eu veja (Discernimento pelo Espírito), pois ninguém é! Apenas estamos.

É mais ou menos como o fariseu e o publicano em (Lucas 18: 10): O fariseu achava ser merecedor e não desceu justificado; já o publicano reconheceu não ser merecedor e desceu justificado.

A salvação é pela graça de Deus e realmente ninguém vai poder se gloriar perante Ele dizendo: Abre a porta, pois sou merecedor! Mais uma vez concordo plenamente com o que Paulo escreveu: Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Não haverá jactância, não haverá direitos conquistados e sim gratidão de nossa parte, pois apesar de não sermos merecedores, no Senhor está o perdão, e a misericórdia, e a redenção, e a remição, e o amor, e a compaixão, e a justiça, e tudo mais que necessitamos para sermos salvos! É como está escrito: Salmos 130: 3 Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? 4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

Sabe por que podemos afirmar que a salvação é pela graça e que ninguém tem mérito para se gloriar perante Deus? Porque não fomos nós que escolhemos crer em Jesus para a salvação, não! Foi Deus quem antes nos conheceu, nos predestinou e nos enviou à Jesus: Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Foi Paulo quem escreveu isto e Jesus declarou exatamente isto:

- João 6: 43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

- João 6: 64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Foi Jesus quem escolheu os seu doze discípulos, porem Judas não cria e por isto o traiu.

Foi Jesus quem escolheu Saulo, mudou o seu nome para Paulo (pequeno) e o enviou a nós nos não judeus, pois nós também já havíamos sido escolhidos por Deus antes de nascermos!

É incrível a onisciência de Deus não é? Diante de tanta grandeza e poder, será que alguém terá jactância? Creio que não! Creio que quando vier o que é perfeito, ficaremos tão admirados e nos sentiremos tão inferiores que sentiremos o que Isaías sentiu quando viu a glória de Deus.

E se você conhece e ama alguém que ainda não aceitou à Jesus como seu único Senhor e Salvador, peça a Deus em oração e suplica que revele Jesus a esta pessoa, e creia, pois como diz a parábola que Jesus contou em (Mateus 20). Deus é como o pai de família sai a assalariar trabalhadores, e alguns Ele chama pela manhã outros porem quase a noite, mas o pagamente é o mesmo, a salvação. Portanto alguns que ainda não crêem, é porque ainda não foram chamados. A promessa diz: Gênesis 12: 3 ... e em ti serão benditas todas as famílias da terra. E poderoso é quem prometeu para à cumprir.

O que é causa e o que é conseqüência?

A fé em Jesus nos leva a salvação, conforme Jesus afirmou: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Portanto a causa da salvação é a fé em Cristo e a conseqüência da fé é a salvação!

A fé em Jesus nos leva ao arrependimento, a conversão e nos transforma, nos torna também filhos de Deus e co-herdeiros do reino que nos está preparado desde a fundação do mundo. Todos nós herdamos de adão a natureza pecaminosa de criatura caída, porem quando cremos em Jesus e recebemos o Espírito Santo, passamos a ser participantes da natureza Divina, e passamos a produzir bons frutos, praticando boas obras! Portanto a causa foi a fé e as boas obras (frutos) são conseqüências.

Portanto a Causa da salvação não são as boas obras e sim a fé em Cristo, as boas obras são conseqüências!

Se foi por crer em Jesus que eu recebi o Espírito Santo que me converteu e me possibilitou praticar boas obras e produzir bons frutos, não posso me gabar, pois foi Jesus quem me transformou e não eu mesmo.

Apesar de agora estarmos transformados e participantes da natureza Divina, ainda somos dependentes de Cristo, pois é Ele quem está ligado a fonte que é Deus. É Jesus quem tem as raízes ligadas à Deus e nós só estaremos ligados a Deus através d’Ele, somos galhas enxertadas.

Não nos tornamos independentes de Cristo. Ainda somos carnais, pequenos, fracos, pecadores e totalmente dependentes d’Ele, como está escrito: João 15: 1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

As obras são conseqüências da conversão que veio pela fé em Cristo, e, portanto a salvação é pela fé, pois Jesus declarou que: João 10: 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. Jesus é poderoso para não nos perder, amoroso o suficiente para fazer a vontade de Deus e a vontade de Deus é essa: João 6: 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. A vontade de Deus sempre é feita!

Vamos ver o que Jesus nos diz: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Jesus está afirmando que é pela fé que somos salvos! Más e as obras, não são necessárias? Claro que são! Porem elas são conseqüências da conversão, pois a partir do momento que cremos e recebemos o Espírito Santo, passamos a ser participantes da natureza de Cristo e Ele é assim: Hebreus 1: 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Quem é nascido da água e também do Espírito, pratica o amor não por obrigação para conquistar a salvação, mas porque tem prazer na justiça, pois é nascido de Deus e não necessitam de leis.

Ainda que sejamos nascidos de Deus pela fé em Jesus, temos que permanecer n’Ele para produzirmos os bons frutos, pois se nos afastarmos d’Ele, voltaremos a velha natureza pecaminosa e as conseqüências são estas: Mateus 25: 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Tiago já diz o seguinte: Tiago 2: 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. É verdade! Quem é nascido de Deus tem prazer nas boas obras. Já quem ainda não nasceu de Deus, não adianta forçar pra ser bom que não vai conseguir, no máximo haverá o fermento dos fariseus que é a hipocrisia. A solução é nos entregarmos a Jesus e deixar Ele nos transformar e nos sustentar.

Quando Jesus fala da porta estreita é exatamente isto, muitos que até vão nas igrejas e até expulsaram demônios em nome de Jesus, mas que porem não se converteram de verdade e não receberam os dons de amar e perdoar e continua praticando a maldade, escutarão isto de Jesus: Mateus 7: 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Aqui vem o que estou tentando dizer de causa e conseqüência. As boas obras são conseqüências da fé em Cristo e não o contrário.

Tudo começa pela fé, até o pecado original que muitos acreditam ter sido a desobediência, na verdade foi a falta de fé em Deus, pois Deus disse: Gênesis 2: 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Eva porem não acreditou em Deus, antes acreditou no diabo que disse: Gênesis 3: 4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Jesus hoje está nos dizendo: João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Vamos responder sempre SIM, EU CREIO!

Jesus nos deu um novo mandamento, o AMOR, porque isto é o mais importante: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Porem isto só é possível se nascermos de novo, porque o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:6)

As boas obras não seriam possíveis sem a fé em Jesus, pois é Ele quem nos faz nascer de novo, e isto quem disse foi o próprio Jesus: João 6: 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

Jesus teve que morrer para que pudéssemos nascer do Espírito, foi o sacrifício d’Ele que nos reconciliou com Deus e ainda somos dependentes d’Ele, pois se nos desligarmos de Jesus, voltaremos ao que éramos antes, pois não temos raízes próprias. É Jesus quem está ligado a Deus e nós a Ele que é a videira verdadeira.

Foi por isto que Paulo afirmou o seguinte: Romanos 9: 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;

Jesus é a pedra de tropeço e alguns até acreditam que Deus determinou que se nós não acreditarmos n’Ele, estaríamos ofendendo a Deus. Eu não creio assim, eu creio que se não crermos n’Ele não seremos transformados e continuaremos sendo maldosos e Deus abomina a injustiça e a iniquidade, que como já vimos antes significa: Maldade, injustiça, crueldade, arbitrariedade, abuso, crime, agravo, delito, desigualdade, parcialidade, tirania, barbaridade,judiação, judiaria, malefício, etc.

Iniqüidade é falta de equidade, falda de igualdade, ou falta de paridade, falta de virtude, que no final das contas é a falta de justiça e Deus ama a justiça e odeia a iniqüidade: Provérbios 15: 9 O caminho do ímpio é abominável ao SENHOR, mas ao que segue a justiça ele ama. Impiedade é falta de piedade, ou seja: Aquele que não se compadece.

A única maneira existente para deixarmos de praticar a iniquidade e praticarmos a justiça é crendo em Jesus para recebermos o Espírito Santo, pois é o Espírito de Deus quem nos transforma e nos da vida: Ezequiel 37: 5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

Deus é o autor da vida e Ele deu à Jesus este poder: João 5: 26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

Deus deu a Jesus também o poder de julgar o mundo: João 5: 27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

E só há uma maneira de fazermos o bem: Crendo em Jesus para recebermos o Espírito Santo de Deus que habitará em nós, para sempre, como Jesus afirmou: João 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

Jesus é o nosso Supremo Sacerdote Eterno e está ao lado de Deus intercedendo por nós, Ele é o Mediador da nova e Eterna Aliança e se nos distanciarmos d’Ele não teremos condições de produzirmos os bons frutos que Deus espera encontrar em nós.

Se você está achando interessante esse assunto, vamos analisar duas cartas de Jesus as igrejas de Filadélfia e Laodicéia, para compreendermos o que a fé é capaz e o que a confiança nas obras de nossas mãos podem fazer:

Filadélfia, poder da fé: Apocalipse 3: 7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. 9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. 10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Jesus nos diz que foi Ele quem colocou uma porta aberta a qual ninguém fecha e Ele fez isto porque não negamos o seu nome, ou seja: Eu não me estribo em minhas boas obras para me achar merecedor da vida eterna, não! Mesmo buscando praticar sempre as boas obras, pois somos feitura sua e isto agora está em minha natureza, eu sempre me estribo na justificação pela fé em Jesus Cristo, pois sei que sou totalmente dependente d’Ele, tanto para produzir bons frutos como para ser justificado pelo seu sangue que foi derramado na cruz.

Laodicéia, confiança nas nossas próprias obras: Apocalipse 3: 14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Existem vários tipos de riqueza, uma delas é se estribar nas riquezas de suas boas obras desprezando a justificação e a transformação pelo Espírito que há em Cristo. Não podemos confiar nas obras de nossas mãos, pois a nossa distância da santidade necessária para merecermos a salvação é muito grande, foi por isto que Deus determinou que seriamos filhos d’Ele pela fé em Jesus: Gálatas 3: 26 ...sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Nunca poderei me gloriar perante Deus, pois de mim mesmo não tenho nada, tudo que temos são dons e todos eles vieram de Deus, pela sua graça. Até mesmo a fé necessária à salvação é um dom que veio d’Ele: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não posso me estribar nem no meu próprio conhecimento e nem nas minhas boas obras! Se por ter sido liberto, estou me achando merecedor, na verdade estou necessitando de comprar outro provado (Fé em Jesus) e também colírio para que eu veja (Discernimento pelo Espírito), pois ninguém é! Apenas estamos.

Agora podemos responder se a salvação é pela fé ou pelas obras. Com certeza a salvação é pela fé em Jesus Cristo o qual pelo seu poder nos tona também filhos de Deus, nos faz participantes da natureza divida e co-herdeiros juntamente com Jesus do reino que nos está preparado desde a fundação do mundo. Esta é a vontade de Deus o qual nos escolheu e nos predestinou o reino, e a vontade d’Ele sempre será feita!