A relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à salvação – 20/03/2013
http://deuseoscristaos.blogspot.com.br/
Nós que acreditamos em Jesus, fomos escolhidos por Deus antes mesmo da criação do mundo, predestinados a sermos conforme Jesus é, para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos e para que isto fosse possível, Deus nos enviou a Jesus para sermos justificados pelo seu sangue (pelo seu sacrifício) e hoje devemos buscar em Jesus a força para sermos libertos de todas as prisões do maligno que por nós mesmos não conseguimos, mas Jesus tem todo o poder no céu e na terra e é sobre todas as coisas e, portanto, poderoso o suficiente para nos justificar e nos libertar de todo o mal.
O plano ou propósito de Deus para nós e que sejamos conforme a imagem do seu Filho Jesus (iguais à Jesus): “Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Jesus é a imagem de Deus: “Colossenses 1: 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.”
Apesar de Deus ser sempiterno e Jesus ser a sua primeira criação, Jesus e Deus são um só: “João 10: 30 Eu e o Pai somos um.”
E nós também seremos um só juntamente com Eles: “João 17: 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”
Para isto, nós temos que crer em Jesus Cristo, aceitá-lo como nosso único Senhor e Salvador e deixar que Ele nos transforme em novas criaturas. Porem não fomos nós que escolhemos crer em Jesus: “João 15: 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
É Deus quem nos escolhe e nos envia a Jesus para sermos justificados e salvos: “João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Jesus garantiu que todos os que Deus enviou a Ele, Ele não perdera nenhum: “João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.” E a vontade de Deus sempre será feita, porque Ele é Deus.
Pela sua benignidade, Deus nos libertou do poder de satanás e nos trouxe para o Reino do Seu Filho Jesus; e é Jesus quem nos liberta; e é também por meio d’Ele (do seu sangue) que os nossos pecados são perdoados. Jesus nos comprou com seu sangue, nos tornou idôneos (aptos, adequados e habilitados) ao seu Reino, pois Ele nos libertou das cadeias de satanás e nos garantiu a vida eterna: “Colossenses 1: 12 Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; 13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”
Por tudo isto que acabamos de ler que Jesus faz a seguinte afirmação à qual ninguém pode contestar: ”João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” E também: “João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”
Estou escrevendo tudo isto para mostrar que a salvação não é pelo merecimento do homem e nem pelo que corre e sim pela graça de Deus, como está escrito: “Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Portanto, praticar as boas obras não é a condição para nossa salvação e sim a nossa obrigação como filhos, pois fomos criados com este propósito e estamos sendo edificados por Jesus, é Ele quem nos fortalece.
Nós os escolhidos, que fomos enviados à Jesus e recebemos o Espírito Santo temos a obrigação de sermos novas criaturas: ”Gálatas 6: 12 Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 15 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.”
Portanto, a nossa santificação que significa: (separados do pecado) é nosso dever e nossa obrigação, pois fomos feitos com este propósito, fomos criados para sermos conforme Jesus Cristo é. Porem isto não depende de nossas forças, pois não as temos e Deus sabe disso; é Jesus quem nos liberta e nos santifica: “João 8: 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Nós temos que querer ser libertos e buscar em Jesus a libertação; orando, crendo, buscando, suplicando, jejuando, determinando e acima de tudo confiando no propósito de Deus que é nos salvar através de seu Filho e no poder que o seu Filho Jesus Cristo tem para nos salvar. Portanto, como Paulo disse: “Gálatas 6: 14 ...longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”
------------------
Fomos comprados por bom preço – 20/03/2013
http://fomoscompradosporbompreco.blogspot.com.br/
Nós seres humanos entregamos o mundo ao maligno e nos distanciamos de Deus (pecado de Adão); entretanto Jesus Cristo o Filho único de Deus (O Filho do amor de Deus) e o primogênito de toda criação, pelo qual todas as coisas foram criadas veio viver como homem para nos resgatar; Jesus nos comprou de volta com o seu sangue que foi derramado na cruz, porque como estava previsto, Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)
Portanto fomos comprados por bom preço: I Coríntios 6: 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Verdadeiramente pertencemos à Deus, pois alem de sermos criados por Ele, ainda tivemos que ser resgatados e comprados de volta por Jesus e quando um escravo é compro, ele passa a ser propriedade de quem o comprou; Jesus porem nos comprou para nos libertar (nos dar novamente a liberdade), pois temos o livre arbítrio. Entretanto temos que aprender com os sofrimentos e aflições deste mundo que longe de Deus que é luz e a fonte do amor e da vida, só há trevas, maldade e morte, e para compreendermos melhor este nosso relacionamento com Deus, vamos ver uma história Bíblica.
A Bíblia nos fala sobre o profeta Oséias que se casou com uma mulher chamada Gômer e tiveram três filhos. Oséias amava sua esposa e se dedicava ao lar, porem ela tinha seu coração longe da família e bem distante do amor de seu esposo.
O casamento de Oséias com Gômer era um exemplo da realidade espiritual do povo de Israel com Deus. O povo tinha o coração longe do Senhor, seu Deus, e buscava deuses falsos.
Com Gômer aconteceu o inevitável: Ela seguiu o caminho da lascívia, da concupiscência, da luxúria, da sensualidade, da prostituição e dos deleites deste mundo e por fim ela tomou gosto pelo prazer carnal e abandonou o lar, deixando os filhos sozinhos e seu lar em profunda tristeza.
Algum tempo depois, ela se endividou com os prazeres do mundo e foi parar no mercado de escravos onde foi comprada por Oséias que a comprou para si e a trouxe para casa, com toda alegria e lhe Pediu que se purificasse para ele.
Conosco foi a mesma coisa e Deus está querendo também a mesma coisa de nós, que nos purifiquemos para Ele e para isto Ele enviou seu Filho Jesus Cristo que alem de nós comprar com seu sangue, ainda se oferece para tirar os nossos pecados, pois como está escrito: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Gômer a mulher de Oséias se arrependeu e compreendeu o quanto era amada pelo seu marido e precisava corresponder ao amor dele.
Vamos procurar também conhecer o amor de Deus por nós e compreender que Ele sonda e conhece nossos corações e do mesmo modo que um marido não gostaria de ter ao seu lado uma esposa que tivesse medo dele, antes o marido quer uma esposa que o ame de verdade pelo que ele é, assim também Deus quer que o busquemos para que Ele se deixe conhecer e inevitavelmente o amaremos, pois Ele é magnífico (superior a tudo).
Jesus fez um sacrifício enorme para nos dar esta liberdade que temos hoje e, portanto, eu e você podemos escolher crer em Jesus, amar a Deus e viver uma vida eterna e plena ou amar mais as coisas (vaidades) deste mundo e perecer juntamente com o mundo.
Deus nos fez, Ele conhece cada um de nós e sabe até quantos fios de cabelo há em nossas cabeças, Ele nos ama e nos escolheu antes da fundação do mundo e nos enviou à Jesus Cristo para sermos justificados, libertos da escravidão do pecado e feitos conforme seu Jesus é, para que Jesus seja o primogênito entre muitos irmãos.
Porem nós temos o livre arbítrio e podemos escolher a quem servir: A Deus pra a vida ou ao mal para a perdição, Deus não vai nos obrigar.
Hoje conhecemos bem as conseqüências da impiedade e da iniqüidade; nos seres humanos conhecemos por experiência própria que o afastamento de Deus que é a fonte do amor, da vida e de tudo o mais que é bom, nos leva ao caos.
Imagine o que seria da humanidade se Jesus não tivesse vindo nos resgatar e libertar das potestades das trevas e nos transportado para o reino do Filho do seu amor?
Portanto, vamos viver nossas vidas completamente separadas deste mundo, vamos viver aqui como peregrinos que somos e nos dedicar totalmente à Deus através de Jesus Cristo: I Tessalonicenses 5: 23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Jesus fará isto, Ele é quem nos sustenta e nos santifica e cuidado com as doutrinas várias e preceitos humanos que dizem que tudo é pecado e condenam os inocentes. Jesus disse que o que contamina o homem é o que sai da boca do homem: Marcos 7: 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Siga o que o Espírito Santo de Deus fala ao seu espírito, procure ter uma consciência limpa e um coração puro que sabe amar e perdoar.
Está mais que na hora de eu e você tomarmos uma atitude e nos entregarmos completamente a Jesus para que Ele nos purifique. Vamos fazer uma aliança com Deus através de Jesus Cristo, vamos buscá-lo à todo momento, pois este mundo é como uma grande casa e todos nós somos filhos de Deus pelo sacrifício de Jesus, e qual o filho que convive com o pai e não fala com Ele? Portanto vamos falar com Deus o tempo todo, se não for possível, ao menos pela manhã ao acordarmos, ao meio dia e a noite antes de dormir.
Pelo sacrifício de Jesus nós fomos religados à Deus, porque o véu do Santo dos Santos foi rasgado de alto a baixo significando que através de Jesus podemos nos dirigir e nos colocar na presença de Deus que seremos aceitos.
Portanto, não vamos recorrer à homens e nem a “santos” e nem a anjos para chegarmos à presença de Deus, pois o único mediador é Jesus Cristo, foi Ele quem foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades e não há outro nome que possa nos salvar.
Peça à Deus agora mesmo em o nome de Jesus: Salmos 51: 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
------------------
O SENHOR CORRIGE O QUE AMA – 19/03/2013
http://osenhorcorrigeoqueama.blogspot.com.br/
Está escrito: Hebreus 12: 4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. 5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Sabemos que a salvação da alma é pela fé em Jesus Cristo: “Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Deus nos escolheu e nos enviou à Jesus para que andássemos segundo as suas pisadas e o que Deus preparou para nós é muito maior e melhor do que podemos imaginar. Se pudéssemos ver agora, preferiríamos sacrificar esta vida nos fazendo servo de todos do que como muitos querer ganhar o mundo e perder a alma.
Aos escolhidos: “Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” A salvação da alma é prioridade e por isto quando nos desviamos somos castigados na carne para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR. Foi como Paulo recomendou que fosse feito em Corinto a um cristão que praticava fornicação, abusando da mulher do pai e não se arrependia: I Coríntios 5: 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.
Como estava escrito (Isaías 61) Jesus veio para nos salvar: ”Lucas 4: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.” Porem Jesus veio pregando o arrependimento: ”Mateus 4: 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mas arrepender exatamente do que?
Nós que formos escolhidos por Deus antes da fundação do mundo e enviados a Jesus para sermos justificados, glorificados e feitos também filhos de Deus como Jesus é, recebemos o Espírito Santo de Deus como testemunha; e este mesmo espírito testifica junto ao nosso espírito nos dizendo que somos filhos de Deus e também nos orienta, nos guia, nos faz lembrar dos ensinamentos de Cristo, pois apesar de não o termos visto em corpo, o conhecemos em Espírito pelo Espírito Santo que o revelou a nós, portanto citar o que é ou não pecado à cristãos convertidos e chover no molhado, a recomendação de Paulo a nós os cristão é andar em Espírito: Gálatas 5: 16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Jesus declarou duas vezes: Lucas 13: 1 E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? 5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E em seguida Jesus contou uma parábola: Lucas 13: 6 ... Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; 7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? 8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; 9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
Nós somos filhos de Deus “galhas enxertadas na videira verdadeira que é Jesus” como lemos em (João 15); e o próprio Deus é o lavrador, Ele impa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto; porem a que não dá fruto, a tira!
Portanto é melhor ser castigado na carne do que perder a vida eterna: “Mateus 18: 9 ...melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.”
Melhor aceitar a correção de Deus: Ser limpo, do que retirado da videira verdadeira é perder a vida eterna (a salvação da alma) e como está escrito: João 15: 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Você cristão convertido que recebeu o Espírito Santo de Deus, medite hoje em (Hebreus 12). Sabemos que Jesus nos ama e nos perdoa sempre que nos arrependemos, mas não podemos ter por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fazer agravo ao Espírito da graça, antes temos que nos portar como filhos de Deus, para que vejam nossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16)