A salvação anunciada aos gentios – 11 03 2013

A salvação anunciada aos gentios – 11 03 2013

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

http://asalvacaodosgentios.blogspot.com.br/

Neste texto, vou tentar provar através da Bíblia alguns pontos importantes:

1º - Que a salvação é pela fé em Jesus Cristo;

2º - Que nós os não judeus fomos enxertados na videira verdadeira que é Jesus pela fé e, portanto, não podemos nos orgulhar disso, pois não foi por merecimento nosso e sim pela graça de Deus;

3º - Que fomos predestinados para sermos conforme o Filho do amor de Deus que é Jesus;

4º - Que o sangue de Jesus é mais que suficiente para nos tornar justos e aceitáveis á Deus, não havendo necessidade de outro tipo de sacrifício ou oferta para sermos aceitos; e, portanto, quem tenta se justificar a si mesmo é porque na verdade não aceitou a justificação pelo sangue de Cristo.

Jesus enviou o Apóstolo Paulo à nós os não judeus, portanto, vamos conhecer um pouco o ministério de Paulo e sua interpretação do Evangelho.

Paulo foi escolhido por Jesus antes mesmo de nascer (Gálatas 1: 15) para anunciar o Evangelho da salvação a nós os gentios, porem por ser zeloso das coisas de Deus, achando estar certo, perseguiu a igreja de Cristo (Os cristãos) até que Jesus já mosto e ressuscitado o converteu na estrada para Damasco.

Enquanto os doze discípulos passaram três anos com Jesus, aprendendo em carne, Paulo foi arrebatado e ensinado em espírito por Jesus: II Coríntios 12: 2 CONHEÇO UM HOMEM em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 3 E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) 4 Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

Aos discípulos, Jesus enviou primeiro as ovelhas perdidas de Israel (Mateus 10: 6), ao povo judeu; Paulo porem que perseguia os cristãos, foi enviado à nós os não judeus e por ter perseguido a Cristo, Paulo que significa pequeno diz de o seguinte de si mesmo: I Coríntios 15: 9 Porque eu sou O MENOR dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

A visão de Paulo quanto ao Evangelho da Salvação era perfeita, ele tinha consciência de que diante de Deus ninguém tem mérito algum e, portanto, não pode haver jactância (Ostentação de mérito), e por isto, depois de ter sido o Apóstolo que mais se dedicou ao Evangelho, o que mais trabalhou para Cristo, o que foi perseguido e até apedrejado por amor ao Evangelho da salvação, declara: Gálatas 6: 14 ...Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

Então Paulo nos traz o Evangelho desta maneira: (I Timóteo 1: 15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.) E verdadeiramente Jesus não veio para os sãos, mas para os doentes, como Ele mesmo declarou: Marcos 2: 17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão DOENTES; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

Nós sabemos que a salvação vem dos judeus, como o próprio Jesus declarou à mulher samaritana: (João 4: 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.) Mas apesar do zelo dos judeus e da busca pela salvação, eles rejeitaram a salvação de Deus que é Jesus Cristo; e nós que não éramos galhas naturais, fomos enxertados na videira verdadeira que é Jesus.

Portanto, temos que nos lembrar sempre de que estamos em pé pela fé e não pelas nossas boas obras, pois como está escrito: Romanos 3: 20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Os judeus que procuravam uma lei para serem aceitos por Deus, não encontraram; e nós os gentios que não procurávamos encontramos; por quê? Porque aqueles judeus não aceitaram à Jesus como Salvador, eles não acreditaram que Jesus os podia justificar! Eles não foram pela fé, mas tentaram se justificar pelas obras da lei e tropeçaram na pedra de tropeço que é Jesus: Romanos 9: 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.

E agora que nós os não judeus que nem buscávamos fomos aceitos pela fé em Jesus, vamos nos ensoberbecer e nos achar merecedores da salvação pelas nossas boas obras? Olha o que Paulo nos diz quando a isto: Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. 22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.

Traduzindo: Paulo está nos dizendo, a nós os não judeus que devemos nos lembrar que os judeus foram cortados da arvore que é Jesus porque não acreditaram, e nós que não éramos ramos naturais fomos enxertados porque acreditamos e, portanto, não podemos ter orgulho disto, pois não é mérito nosso, é de graça, é pela graça de Deus. Portanto, ao invés de nos orgulharmos e nos gloriarmos, devemos temer (ter medo), pois se Deus castigou os ramos naturais por não crerem, porque não nos castigaria a nós os enxertados se deixarmos de crer em Cristo e passamos a crer em nós mesmos, no nosso “merecimento” pelas nossas boas obras?

Ninguém tem merecimento! Deus é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para conosco, se continuarmos sempre confiando na bondade dele, do contrário nós também seremos cortados.

Vamos nos lembrar do que está escrito: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Ou seja: Pela graça de Deus, nós os não judeus fomos salvos, porque acreditamos e aceitamos Jesus como o Messias, o enviado de Deus, e isto não veio de nós mesmos, mas é um presente dado por Deus, porque nós fomos conhecidos, escolhidos e enviados por Deus à Cristo para a justificação antes mesmo da fundação do mundo: Efésios 1: 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Santificado significa separado! Deus nos separou e nos enviou a Jesus para sermos justificados e agora podemos nos apresentar diante de Deus sem culpa, pois fomos feitos justos pelo sacrifício de Jesus. Ainda somos pecadores, porem fomos justificados, pois Jesus se fez maldito por nós, para que fossemos feitos justos, e como está escrito: O justo viverá da fé!

Para entendermos melhor, vamos nos lembrar do que a Bíblia nos ensina: Que antes da criação do mundo, Deus já nos havia conhecido e escolhido para sermos d’Ele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus (Separados ou Santificados) e nos apresentarmos diante dele sem culpa.

Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.

É exatamente como está escrito em: Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Resumindo, o que estou tentando explicar é que foi Deus quem fez tudo: Ele nos escolheu, nos predestinou, nos chamou, nos justificou e nos glorificou! É como está escrito: (Efésios 2: 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.) Pela graça de Deus somos salvos por meio da fé e isso não vem de nos, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos nossos esforços; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la, pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus.

Deus nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós (para que andássemos nelas).

Fomos criados para sermos conforme a imagem de Jesus Cristo (O Filho do amor de Deus)! Este é o propósito de Deus e o seu propósito sempre se cumprirá, porque Ele é Deus.

Portanto, vamos viver conforme fomos predestinados a viver: Colossenses 3: 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

E nunca buscando a santificação da carne, a qual não tem valor algum para Deus, pois não pode aperfeiçoar o espírito: Colossenses 2: 20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Pois a lei não pode aperfeiçoar o espírito: Hebreus 10: 1 Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

A lei era apenas uma alegoria (Símbolo) para hoje que é a salvação pela fé em Jesus Cristo: Hebreus 9: 9 Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; 10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. 11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. 13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Traduzindo: O Antigo Testamento era um símbolo para hoje. As ofertas de animais sacrificados não podia tornar perfeito a nossa consciência, o nosso coração (tirar nossa consciência do pecado), mas o sacrifício de Jesus pode sim tornar perfeito nosso coração, nossa consciência (fazer com que nos sintamos justificados e filhos de Deus). Isto porque quando Jesus entrou no santo dos santos (na presença de Deus) com seu próprio sangue, Ele conquistou para nós a salvação eterna!

Porque se o sangue de animais podiam nos purificar (fazer com que nos sentíssemos perdoados por Deus), quanto mais o sangue do Filho de Deus nos trará uma consciência purificada e lavada?

Se o sacrifício de animais purificava os homens por fora e por um período de apenas um ano, o sacrifício de Jesus nos purificou por dentro (purificou nosso espírito) e não apenas por um ano, mas para sempre.

Portanto, o sangue de Cristo tirou as nossas culpas para podermos servir a Deus sem sentimento de culpa, e não voltemos novamente a necessitar de sacrifícios ou qualquer outro tipo de ofertas a Deus para nos sentirmos perdoados; não voltemos a tentar nos justificar a nós mesmos, pois assim estaríamos desprezando o sacrifício de Jesus.