O entendimento pela fé – 02/02/2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://entendimentofe.blogspot.com.br/
Como você interpretaria esta passagem da vida de Jesus?
Lucas 6: 1 E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. 2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? 3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4 Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? 5 E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. 6 E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. 7 E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. 8 Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. 9 Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? 10 E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. 11 E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.
Nós temos que buscar a perfeição? Claro que sim, afinal estamos neste mundo para aprendermos a ser perfeito como Deus é perfeito: Mateus 5: 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Jesus viveu como homem e foi perfeito e nos temos que tomá-lo como exemplo para nossas vidas, pois sendo Ele o Filho único de Deus e também Deus, veio viver como um simples mortal para nos justificar dos nossos pecados com seu sangue que foi derramada na cruz e nos dar o exemplo, nos ensinar a viver e ser igual a Ele em justiça, pois este é o propósito de Deus para todos nós: Que sejamos conforme a imagem do seu Filho Jesus!
Portanto, vamos conhecer Jesus? Deus declarou o seguinte d’Ele: “Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade”. (Hebreus 1: 8-9)
Quer dizer que Jesus é justo, se agrada com a justiça e não tolera a iniqüidade, mas o que é iniqüidade? Iniqüidade é o que se opões a equidade e equidade significa igualdade, justiça. Portanto podemos dizer que iniqüidade é falta de igualdade ou falta de justiça e Jesus é justo e a justiça d’Ele é reta, por isto Ele nos alerta dizendo: João 7: 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
Vamos analisar o que aconteceu: Os judeus tinham sido instruídos pelas leis de Moisés a se lavarem várias vezes antes de comer e isto é bom e até necessário para não pegarmos uma verminose, ou outra doença qualquer, mas será que a água que lava as nossas mãos ou mesmo nosso corpo todo pode nos tornar mais puros para Deus?
Ou seja: A água lava e purificar as nossas consciências das más obras que cometemos nos tornando limpos e aceitáveis à Deus? Claro que não! O que realmente nos purificou de uma má consciência, foi sabermos que pelo seu sangue de Jesus o qual foi derramado na cruz, fomos perdoados e aceitos por Deus, porque Jesus nos comprou e nos deu liberdade, pois antes éramos prisioneiros do maligno (escravos do pecado) e Jesus nos resgatou e nos redimiu de todos os nossos pecados (escravidões)!
Os fariseus buscavam a Deus com muito zelo, eram realmente zelosos e procuravam guardar todos os mandamentos de Deus, porem não tinham entendimento da verdade, pois Jesus ainda não tinha enviado o Espírito Santo de Deus que nos da este entendimento. Davi já tinha como podemos notar no que Jesus contou!
Hoje nós temos este Espírito Santo de Deus em nós que nos faz entender que o que realmente me contamina não é o que entra na minha boca. Os alimentos podem até nos contaminar o corpo se estiverem contaminados, mas o que realmente nos contamina a alma são as maldades que pensamos e cometemos no dia a dia, o que realmente mata o corpo são as injustiças que praticamos uns para com os outros.
Pois com entendimento sabemos que o corpo na verdade vai morrer pelos pecados, mas a alma vai permanecer para todo o sempre, e pela graça de Deus que é Jesus, pelo seu sangue, somos justificados e seremos aceitos e salvos.
Enquanto homem, Jesus nunca pecou, porem foi acusado de pecado por não guardar o sábado. Se analisarmos sem entendimento, realmente era pecando, pois o quarto mandamento de Deus era guardar o sábado, isto porque Deus queria que nós tivéssemos ao menos um dia na semana para buscá-lo e estar com Ele. Hoje porem nós o buscamos não apenas no sábado ou no domingo como algumas religiões, mas todos os dias e todas as horas e todo o tempo, pois aprendemos com o Espírito Santo que é bom andar na presença d’Ele e estar com Ele.
Todas as pessoas que crêem em Jesus (Cristãos) fazem parte do corpo de Cristo, ou seja: Todos nós cristãos compomos a grande igreja de Cristo! Alguns em determinada religião outros em outras denominações, porem somos todos membros do corpo, da grande igreja de Jesus e temos que ter o mesmo entendimento (unidade da fé) para não ficarmos como os fariseus que eram zelosos, mas não com entendimento.
Para entendermos melhor, vamos ver o que estava ocorrendo no tempo do Apóstolo Paulo: Romanos 10: 1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Paulo podia falar isto com propriedade, pois Ele mesmo foi um judeu zeloso e achando estar fazendo a vontade de Deus, chegou de perseguir os cristãos, ou seja: Paulo quando ainda não tinha o entendimento que só o Espírito de Deus nos dá, procurava também guardar as leis cegamente, sem saber o porquê delas, sem conhecer que no final de tudo o amor e a reta justiça eram tudo que necessitávamos praticar, pois a pratica leva a perfeição e a perfeição só é possível com amor e justiça.
Os judeus da época não admitiam nem mesmo curar um homem no dia de sábado e Jesus fazia isto de propósito para nos mostrar que a plenitude é o amor e para praticar o amor com justiça não tem regras que nos impeçam.
Ainda hoje vemos alguns religiosos dizendo que temos que guardar o sábado e outros que temos que guardar o domingo e o Espírito Santo nós diz que devemos antes praticar o amor e a reta justiça não somente no sábado e nem somente no domingo, mas o tempo todo, até chegarmos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Não sigamos tradições e nem preceitos humanos, vamos tirar o véu, vamos deixar que o Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos oriente em todas as coisas e aproveitar este tempo presente para aprendermos a praticar o amor e a reta justiça, buscando ao máximo ser perfeito como é perfeito o nosso Pai que está nos céus.