A importância do Amor – 02/02/2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://oamorrrrr.blogspot.com.br/
Como você interpretaria esta passagem da vida de Jesus?
Lucas 7: 36 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. 37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; 38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. 39 Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. 40 E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. 41 Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. 42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? 43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. 47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. 48 E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. 49 E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? 50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.
Nós temos que buscar a perfeição? Sim em tudo, mas principalmente em AMOR! Porque tos nós seres humanos, sem exceção necessitamos do perdão de Deus e de crescer até chagar à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, pois fomos criados com esta finalidade!
Alguns acham não serem pecadores e realmente têm menos pecados de outros, mas todos nós temos pecados! Tanto o que herdamos de Adão como os que cometemos ao longo de nossas vidas, pois acredite: Nós seres humanos somos pequenos demais e estamos muito longe da santidade e do amor de Deus!
Pelas leis, ou seja, pela antiga aliança (Antigo Testamento) uma pessoa pecava se consumasse o ato do pecado, hoje pecamos até pela intenção, porque Jesus veio trazer o conhecimento e a remição dos pecados.
Na Nova e Eterna Aliança (Novo testamento) no qual vivemos, como estava escrito (Jeremias 31: 31), Deus escreveria suas leis em nossas mentes e em nossos corações para que conhecêssemos o certo e o errado sem que houvesse necessidade de um dizer ao outro: Isto é pecado!
Hoje o Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos justifica ou nos acusa conforme pensamos, falamos, e agimos e acreditem: Nosso coração é desesperadamente corrupto, ou seja, durante apenas um dia, mesmo vigiando e estando com os olhos no Senhor, mesmo sem querer nos pecamos várias vezes, pois o pecado não é somente consumar um adultério, não! Até a intenção de cometê-lo já é pecado.
Nesta passagem: (Lucas 7: 47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.) Jesus está nos dizendo que quem muito ama à Deus, muito é perdoado, ou seja: Deus é amor e Ele busca quem tem amor em si mesmo, não que Ele necessite do meu amor, o meu amor me faz grande e isto é bom para mim mesmo, pois Deus nos fez para sermos conforme seu Filho Jesus e Ele é o mais puro AMOR! Jesus é o Filho do amor de Deus e Deus o ama porque Deus também é AMOR! Portanto a perfeição está no amor, quando mais amor, maior o ser.
Estamos neste mundo para aprendermos a amar e a perdoar, isto porque no reino de Deus onde viveremos eternamente é assim, o maior serve o menos e faz isto por amor e com verdadeiro amor.
As pessoas que se consideram pouco pecadoras como aquele fariseu e até se acham aptas á co-habitar no reino Deus, também cometem pecados! Mesmo sem querer elas erram e são também pecadoras e necessitam como todos nós, da justificação pelo sangue de Cristo, mas isto Deus já fez por nós, pois se andarmos na luz como Ele na luz está, o seu sangue nos justifica de todos os nossos pecados!
Portanto, tanto o maior pecador como o menor pecador, ambos serão dependentes da Graça de Deus e seremos perdoados e aceitos pela fé, porem o menos pecador amará menos à Deus e o mais pecador amará mais!
Quando lemos que há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por cem justo que não necessitam de arrependimento, não é porque Deus necessite do arrependimento e nem do amor desta pessoa para si mesmo, não! Na verdade Deus não necessita de nada que venha de nós, Ele é Deus, Ele tem tudo, nós é que necessitamos do amor d’Ele, do perdão d’Ele e dos dons vindos d’Ele para podermos co-habitarmos com Ele e sermos também plano em nós mesmos em AMOR.
Vamos nos lembrar que toda a lei e os profetas se resumem no AMOR: Amor a Deus sobre todas as coisas e amor ao próximo como a nós mesmos. (Mateus 22: 37) Isto porque quanto mais amamos, maior somos.
Portanto, vamos aproveitar esta nossa vida para buscar conhecer à Deus, amá-lo e lhe pedir sempre que nos de o dom de amar, pois Ele quer que tenhamos este dom em nós mesmos para o nosso próprio bem, pois o maior no reino de Deus é aquele que tem maior amor em si mesmo.
Busquemos então amar aos nossos semelhantes, principalmente aqueles que nunca poderão nos retribuir, pois isto é ter amor em si mesmo, isto é ser grande!
Lembra-se daquele fariseu que orava assim: - Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano, (Porque havida também um publicano pecador orando ali perto). E o judeu que se achava “justo” dizia: Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. (Lucas 18: 9)
Excelente conduta a deste fariseu, muito louvável e verdadeiramente, todos nos devemos buscá-la, porem onde está o AMOR desse fariseu? Onde está o amor ao próximo, ao publicano? Onde está a gratidão à Deus? Está havendo mais jactância (ostentação de méritos) do que gratidão por ter sido um privilegiado!
Vamos pedir à Deus que nos dê o discernimento (entendimento perfeito) para compreendermos que o mais importante é o AMOR!
Vamos nos humilhar e não nos exaltar, pois isto é um claro sintoma de quem é muito pequeno ainda.
Deus busca quem tenha um coração conforme o d’Ele! Mas como é o coração de Deus? O mais sublime em AMOR!
Não se preocupe tanto em cumprir “regras” as leis como se isso fosse lhe tornar grande, como se assim você fosse comprar a sua entrada para o céu, preocupe-se em praticar o amor sincero, pois como está escrito: Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
É praticando o amor verdadeiro e a caridade, que estaremos crescendo até chegarmos a medida da estatura completa de Cristo e é exatamente este o propósito de Deus para nós, que cheguemos a imagem de Jesus, que sejamos como Ele é: Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.