O justo viverá da fé – 06/02/2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://ojustoviveradafe2.blogspot.com.br/
Quando cremos em Jesus, três coisas acontecem:
1º Somos justificados pelo seu sangue! Continuamos pecadores, porem justos porque Ele se fez maldito em nosso lugar e o como está escrito: O justo viverá da fé!
2º Recebemos o Espírito Santo que transforma nosso homem interior nos fazendo sentir vontade de viver segundo as leis de Deus (andar na sua justiça), mas por vivermos neste corpo mortal e corruptível ainda não conseguimos ser perfeitos como queremos ser.
3º Seremos transformados em novas criaturas imortais e incorruptíveis, daí sim, seremos perfeitos tanto no homem interior como no exterior.
Está escrito que: Hebreus 10: 38 ... O justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Para entendermos isto, vamos nos lembrar que na época de Abraão, por não conhecermos ainda as leis de Deus, os nossos pecados não nos eram imputados, ou seja: Deus não levava em consideração o pecado, mas sim a fé, tanto é que Abraão foi considerado justo pela fé, e Deus prometeu nele abençoar todas as famílias da terra: (Gênesis 12)
Muito tempo depois Deus nos deus suas leis através de Moises, mas por sermos pequenos demais, não conseguimos obedecê-las e nos tornamos malditos, porque está escrito: Gálatas 3: 10 ...Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Obs.: As leis de Deus são perfeitas e devem ser cumpridas, nós é que somos imperfeitos e não as cumprimos!
Jesus o Filho de Deus se despiu de todas as suas prerrogativas de Deus e veio viver como homem e cumpriu todas as leis! Após cumpri-las Ele se fez maldito por nós e consumou a Nova e Eterna Aliança (Salvação pela fé n’Ele): Gálatas 3: 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.
Portanto, nós os que cremos em Jesus, mesmo não querendo pecar ainda pecamos e, portanto, ainda somos pecadores! Porem fomos feitos justos pela fé n’Ele, ou seja: Fomos Justificados pelo seu sacrifício: Gálatas 3: 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
Paulo explicou muito bem sobre a justiça de Deus: Romanos 3: 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Talvez ainda não pareça justo eu simplesmente ser perdoado, mas é justo sim, porque eu já nasci pecador porque herdei de Adão o pecado, como está escrito: Romanos 5: 19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Ou seja: Adão trouxe o pecado e a morte; Jesus trouxe a obediência e a justificação do pecado.
Então eu posso pecar à vontade que serei salvo? Jesus é quem faz tudo! Alem de nos justificar, é também Ele quem nos liberta dos nossos pecados, como está escrito: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João explicou bem isto: I João 5: 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.
Portanto, nós os que pela fé em Cristo fomos feitos também filhos de Deus não continuamos no pecando, porque o Filho de Deus (Jesus) nos guarda, e o Maligno não pode tocar em nós!
Jesus deixou bem claro: Mateus 5: 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
E se apesar de querer eu não conseguir obedecer todas as leis? Ninguém até hoje conseguiu!
É verdade, ninguém consegue e foi por isto que Jesus nos justificou, nos deu o Espírito Santo para termos a vontade e vai nos transformas em novas criaturas incorruptíveis.
Jesus nos enviou o Espírito Santo de Deus, Ele colocou em nós um Espírito Novo como Deus havia dito que faria: Ezequiel 36: 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Este Espírito é quem muda nossa natureza; Quando o recebemos, nosso homem interior que antes era pecaminoso e tendia para o mal, passa a tente para o bem, pois Deus colocou em nós a sua natureza Divina.
Pela fé em Jesus, fomos feitos também filhos de Deus e participantes da sua natureza Divina e por isto, hoje nossa vontade é de não pecar, mas sim de praticar o amor e a reta justiça: II Pedro 1: 4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Porem nós ainda vivemos em um corpo carnal e pecador e isto também será resolvido, pois Jesus vai nos transformas em novas criaturas imortais e incorruptíveis: I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
Portanto, Jesus fez tudo e nós não temos mérito algum e não podemos ter jactância (ostentação de mérito), pois todo mérito é d’Ele: Jesus nos justificou, transformou nosso homem interior e transformará também nosso homem exterior, ai sim nós poderemos co-habitar com Ele e com o Pai.
Enquanto estamos neste corpo, nossa vontade é de sermos benignos e perfeitos em tudo e não conseguimos, porem, aquele que sonda os corações conhece a nossa vontade e já nos justificou com seu sangue, pois andamos na luz e como está escrito: I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.