Descendentes de Abraão – 04 02 2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
Zaqueu era um grande pecador condenado pela sociedade, porem ele concebeu um desejo em seu coração de ver Jesus que acabou se hospedando em sua casa e diante do Senhor Zaqueu se arrependeu e se converteu e Jesus lhe disse: Lucas 19: 9 ...Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Jesus o chamou de filho de Abraão não porque Ele era descendente de Abraão segundo a carne, não! Filhos de Abraão somos todos nós que cremos em Jesus que é o verdadeiro Filho de Abraão. Todos que têm fé são filhos de Abraão, pois Abraão é o pai da fé: Gálatas 3: 6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. 8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
Deus apareceu para Abraão e disse: Gênesis 12: 1 ...Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Portanto, Zaqueu foi identificado por Jesus como sendo um dos filhos de Abraão pela sua fé n’Ele, porque os filhos de Abraão são os que acreditam em Jesus Cristo que é o verdadeiro herdeiro, pois como está escrito: Gálatas 3: 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
Se você que está lendo isto, acredita em Jesus e concebe (aceita em seu coração) que você tem a salvação e a vida eterna, você também é um filho de Abraão!
Certa vez, alguns homens tiveram tanta fé em Jesus que desceram um paralítico pelo telhado para que Jesus o curasse, porque a casa estava muito cheia e não tinha como eles entrarem. Quando Jesus viu a fé daqueles homens, ele disse: - Homem, os teus pecados te são perdoados! (Lucas 5: 20) Jesus conhece quem acredita e confia n’Ele!
Jesus é o autor e consumador da fé: Hebreus 12: 2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé.
Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque n’Ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele e Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1: 15-17)
Jesus já existia claro, muito antes de Abraão e Abraão foi o primeiro a ser justificado pela fé (O pai da fé) e Deus já sabendo de todas as coisas pela sua onisciência, declarou à Abraão: Em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gênesis 12: 3)
Portanto, somos salvos pela fé e não pelas obras, pois como está escrito: Gálatas 3: 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Na época de Abraão, ainda não haviam leis, pois foi depois de Abraão que veio Isaque e depois Jacó o qual teve 12 filhos e José um deles foi vendido como escravo ao Egito e dessa forma todos os judeus foram escravizados por mais de quatrocentos anos no Egito e Veio Moises que deus enviou para libertá-los da escravidão e o mesmo Moisés recebeu as leis de Deus no monte Sinai.
Estas leis nos serviram de (aio) tutor enquanto éramos como por dizer menores de idade até que viesse JESUS CRITO consumando a salvação pela fé.
Estas leis que na verdade são boas, nos fizeram malditos, pois não conseguimos guardá-las e como está escrito: Gálatas 3: 10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Então Jesus veio viver como homem, cumprir todas as leis e se fazer maldito por nós, morrendo em nosso lugar, pois Ele que era puro e sem pecados se fez maldito para que nós os verdadeiros malditos fossemos justificados (feitos justos).
Portanto, é pela fé em Jesus que somos justificados e salvos e já não estamos debaixo da lei, mas fomos justificados pela fé: Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Paulo nos explica isto muito bem: Gálatas 3: 17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. 18 Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. 19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. 20 Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. 21 Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. 23 Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. 26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Portanto, como estava previsto pelos profetas: Habacuque 2: 4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
Assim se cumpriu: Gálatas 3: 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
E nós não podemos nunca recuar na fé (perder a fé): Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Portanto, pela guarda das leis, ninguém seria salvo e olha só o que Jesus fez por nós:
Eu sou pecador? Sim!
Eu sou justo? Sim! Não porque sou melhor que alguém, mas porque eu creio em Jesus e por crer fui feito justo por Jesus que se fez maldito para que eu fosse justificado (Feito Justo), pois como está escrito: Gálatas 3: 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.
Se eu sou justo e está escrito que o justo viverá da fé então eu sou salvo pela fé em Jesus Cristo e não pelas obras da lei!
Se filhos de Abraão são os filhos da fé, então eu sou filho de Abraão e co-herdeiro juntamente com Jesus Cristo das promessas feitas à Abraão.
Se eu sou herdeiro de Deus, tenho também toda autoridade sobre os bens do meu Pai.
É por isto que Jesus disse: Marcos 11: 23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
É maravilhoso isto e nós temos que agradecer à Jesus que deu a vida para que isto fosse possível, pois não éramos e nunca seriamos filhos de Deus por merecimento, não! Somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo! Portanto sejamos gratos a Ele e nunca tenhamos jactância (Ostentação de mérito), pois os judeus que por não acreditarem não aceitaram Jesus (a pedra fundamental) foram cortados e nós que não éramos descendentes fomos enxertados na videira verdadeira que é Jesus e não devemos nunca ter jactância e nos ensoberbecer, pois como está escrito: Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Para não errar é só seguirmos o Espírito Santo de Deus que hoje habita em nós, pois nós éramos como ossos cecos e Deus nos reviveu, colocou em nós um Espírito novo e nossa natureza foi mudada, porque pela fé em Jesus, nós fomos feitos também filhos de Deus e participantes da sua natureza divina.
Para entendermos melhor vou fazer uma comparação, vou comparar o porco e o gato!
- O porco você pode tirar ele da lama e até lavar ele até ele ficar limpinho, que ele sempre vai voltar para a lama, porque ele gosta da lama! Nós éramos assim antes de crermos em Jesus e receber o Espírito Santo de Deus que transformou nosso homem interior.
- Já o gato, você pode forçá-la a viver na lama, a primeira chance que ele tiver ele sai da lama e não volta nunca mais, porque ele não gosta de lama, isto está na natureza dele!
Portanto, foi pelo sacrifício de Jesus que nós tivemos o nosso homem interior (nossa vontade) transformada, justificada (tornada justa) e já não desejamos viver no pecado (na lama), porem como ainda estamos neste corpo mortal e corruptível (lama), mesmo sem querer, acabamos cometendo erros e pecando.
Mas Jesus vai nos libertar (tirar) também deste corpo (lama) e nos dar corpos incorruptíveis e imortais, ai sim seremos um espírito puro em um corpo puro, pois como está escrito: I Coríntios 15: 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.