Centro da Bíblia

Centro da Bíblia – 14/03/2013

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

http://centrodabiblia.blogspot.com.br/

Qual é o versículo central da Bíblia? Salmos 118: 15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.

Não é apenas uma curiosidade, são muitas “coincidências”, que na verdade não são coincidências e sim o poder de Deus que comprova a veracidade da Bíblia, pois nos acreditamos que aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da Bíblia, contudo, a Bíblia tem um único autor intelectual que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros não escreveram aquilo que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem.

A Bíblia Sagrada canônica, evangélica (Bíblia não apócrifa) é composta de 66 livros, sendo: 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.

A Bíblia é única. Contudo, as chamadas versões evangélicas como, por exemplo: “João Ferreira de Almeida” contêm sete livros a menos que as versões católicas. São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria, Eclesiástico.

Portanto vamos falar da “João Ferreira de Almeida” que possui 1.189 capítulos.

Se dividirmos por 2 teremos o Salmos 118 no centro, 594 capítulos a frente e também 594 capítulos para traz, pois temos que diminuir 1 que é o capítulo: Salmos 118.

Interessante também observar que 1.189 – 1 = 1.188 se acrescentarmos dois pontos no último digito, resultará = 118:8 que diz: “Salmos 118: 8 É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.”

Porem este não é o versículo central e sim o versículo 15, porque o “Salmos 118” contem 29 versículos – 1 = 28 que divididos por 2 = 14 à frente e 14 à traz do versículo 15 que é o central e diz: “Salmos 118: 15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.”

Interessante também observar que o “Salmo 118” fica entre o menor de todos os capítulos da Bíblia que é o “Salmos 117” e o maior de todos que é o “Salmos 119”.

Vamos analisar o que Deus está nos dizendo nestes dois versículos?

Salmos 118:8 “É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem” nos mostra todo o princípio da nossa fé, pois não temos recursos próprio e Deus tem (Ele criou todas as coisas) e por isto temos que nos colocar na total dependência d’Ele.

Salmos 118: 15 “Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas” Aqui está a grande proeza feita pelas mãos de Deus: Nossa salvação que é pela da fé em Jesus Cristo.

Jesus sendo Deus em sua essência, veio viver como homem, cumpriu todas as leis e se deu a si mesmo em sacrifício por nós. Ele nos justificou (nos tornou justo) se fazendo maldito por nós: “Gálatas 3: 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.” E como também está escrito: “O justo viverá da fé” (Habacuque 2:4), (Romanos 1:17), (Gálatas 3:11) e (Hebreus 10:38).

Portanto, pelo sacrifício de Jesus, quem crê n’Ele tem a vida eterna (a salvação da alma): “João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” Porque fomos feitos justo e o justo viverá da fé.

Ainda somos pecadores, pois como está escrito “Romanos 3: 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Antes de Jesus não éramos justos: “Romanos 3: 10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” Porem agora nós os cristãos fomos feitos justos, porque: “Gálatas 3: 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Portanto ainda somos pecadores, todos nós, pois somente Jesus viveu como homem e nunca pecou, mas fomos feitos justos e como está escrito: “Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Mas então quer dizer que eu posso pecar a vontade que se eu crer em Jesus serei salvo?

O pecado mata a carne: “I Coríntios 11: 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Vamos nos desviar de todo pecado, julgando a nós mesmos, examinando a nossa consciência e seguindo o que o Espírito Santo nos diz através dela, pois as leis de Deus estão escritas nela como lemos em: ”Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Se seguirmos nossa consciência e nos julgarmos a nós mesmos, não seremos julgados pelo Senhor. Mas se não nos julgarmos a nós mesmos, por amor a nós o Senhor nos julgará e nos castigará para não sermos condenados junto com o mundo, pois nós Cristãos seremos salvos sim pelo poder de Jesus que nos liberta das escravidões dos pecados como está escrito: “João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Porem temos o livre arbítrio e temos que buscar ao Senhor e também buscar obedecê-lo, pois quando necessário Ele nos castigará no corpo para que não percamos a vida eterna.

Para confirmar isto, vamos nos lembrar que Paulo mandou entregar à satanás um cristão que estava em pecado, praticando fornicação como a mulher do seu pai (I Coríntios 5) Este cristão foi entregue à satanás para destruição da carne (castigo no corpo pelo pecado), para que o espírito fosse salvo no dia do Senhor (julgamento final) e obtivesse a salvação da alma: “I Coríntios 5: 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.

Segundo a Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “I Coríntios 5: 5 Entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.

Concluímos, portanto que quem realmente crê em Jesus e é aceito por Ele recebendo o Espírito Santo por testemunho não pode ser condenado à morte espiritual, mas será salvo no dia do juízo; e se este cristão se desviar e propositalmente andar em pecado sofrerá, pois será corrigido e castigado pelo Senhor para que não perca a vida eterna.

“Salmos 118: 15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.”

Na casa dos que foram justificados pelo sangue de Jesus há alegria e salvação; pois esta é a obra de Deus: A salvação pela fé em seu Filho Jesus Cristo!

Um dia perguntarem a Jesus: Que faremos para executarmos as obras de Deus? “João 6: 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Então podemos pensar com hipocrisia dizendo: Já que tenho a salvação garantida vou viver conforme a carne.

Nunca façamos isto, pois se pecarmos voluntariamente, estaremos negligenciando a cruz de Cristo: “Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? 30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Vamos meditar nestas palavras: I Coríntios 10: 1 ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. 2 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, 3 E todos comeram de uma mesma comida espiritual, 4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. 6 E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. 8 E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. 9 E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. 10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Portanto, quem acredita estar vivendo conforme a vontade de Deus tenha cuidado para não cair (não pecar), mas se desviar de todo pecado, pois tudo que aconteceu com os nossos antepassados foi para nos servir de exemplo.

As tentações que nós temos que enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que soframos tentações maiores das que podemos suportar, pois quando uma tentação vier, Deus nos dará forças para suportá-la, e assim poderemos sair dela.

Se dissermos em nossos corações: - Temos Jesus como nosso Salvador e, portanto, podemos continuar no pecado, será que não estamos fazendo exatamente como fizeram os Judeus que diziam ser filhos de Abraão e, portanto, eram herdeiros da promessa e não se esforçavam para andar nos caminhos do Senhor que é o caminha da justiça?

João já nos dizia: “Lucas 3: 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.” E Deus fez isto, os judeus foram convidados para as bodas do Cordeiro e recusaram e Deus chamou a nós, os não judeus que não éramos povo seu e fez de nós os gentios também filhos de Abraão pela fé em Jesus Cristo.

Portanto vamos produzir frutos dignos de arrependimento e não ficar dizendo em nossos corações: - Somos Cristãos e temos a salvação pela fé em Jesus e podemos viver no pecado! Não podemos não!

João falou dos frutos dignos de arrependimento que devemos produzir: “Lucas 3: 11 ...Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.

Jesus nos ensinou exatamente isto quando contou através de uma parábola como seria no juízo final: “Mateus 25: 31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

E quando os justos lhe perguntarem dizendo: Quando fizermos isto, Jesus responderá: “Mateus 25: 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Produzir frutos dignos de arrependimento é fazer ao semelhante tudo que gostaríamos que fizessem por nós!

Deixar o pecado é deixar a impiedade (falta de piedade, falta de amor) e deixar também a iniquidade (falta de equidade, falta de igualdade, falta de justiça).

Temos a salvação pela fé em Jesus Cristo? Sim! Mas se somos realmente cristãos não praticamos a iniquidade e muitos que até estão nas igrejas escutarão isto de Jesus: “Mateus 7: 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Iniquidade é sinônimo de: Maldade, injustiça, crueldade, arbitrariedade, desigualdade, tirania, barbaridade, judiacão ou judiaria, etc.

É impossível quem acreditou em Jesus e recebeu o Espírito Santo de Deus viver praticando a iniqüidade e acreditem: Não somos nós quem escolhemos crer em Jesus; é Deus quem nos escolhe e envia a Jesus para a justificação pelo seu sangue, e Jesus tem que nos aceitar e quando Ele nos aceita o testemunho é o Espírito Santo de Deus que recebemos e que passa a viver em nós.

Claro que Jesus não recusa nenhum que Deus lhe envia: “João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.

Portanto, vamos crer em Jesus e guardar os seus mandamentos, pois como está escrito: “João 14: 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Vamos guardar o mandamento de Jesus que é o AMOR: “João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Pois como Jesus declarou: “João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Na sequência Ele nos responde qual é o mandamento d’Ele: “João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

E ainda confirma com uma ordenança: “João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Portanto vamos praticar o amor; amando a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22: 36-40), pois como está escrito: “Romanos 13: 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” E também: “Gálatas 5: 14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” E também: “I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

E para finalizar, agora que sabemos que tudo se resume no AMOR, vamos entender o que é o verdadeiro amor: “I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.