Quem está certo? Paulo ou Tiago - 24/11/2012

Quem está certo? Paulo ou Tiago - 24/11/2012

Leia a Bíblica - Click aqui

Somos salvos pela fé ou pelas obras?

Tiago escreveu o seguinte: Tiago 2: 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Paulo já escreve o seguinte: Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Os dois estão certos, é uma questão de causa e conseqüência: A fé em Jesus nos leva as boas obras necessárias à salvação, como Jesus nos falou em: Mateus 25: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Tudo começa pela fé em Cristo e o mais intrigante e que ninguém escolhe crer em Jesus para a salvação, não! É Deus quem nos escolhe e nos envia e Jesus: Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Jesus confirmou isto: João 6: 43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

E Jesus garantiu a salvação aos que foram escolhidos por Deus e enviados a crer n’Ele: João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Porque essa é a vontade de Deus, e a vontade d’Ele sempre será feita: João 6: 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. E Jesus vai fazer a vontade de Deus como sempre fez!

Por isto Jesus afirma esta verdade: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

----------------

Agora que sabemos que a salvação é sim pela fé em Jesus Cristo, vamos entender como tudo aconteceu.

Desde a antiguidade, Deus nos diz que devemos deixar a maldade e praticar a justiça: Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

A questão é: Será que conseguimos ser assim sem crer em Jesus e receber o Espírito Santo?

Jesus nos diz que é necessário nascer de novo, nascer não só da água como todos nós nascemos, mas também nascer do Espírito (João 3:5) e nós sabemos que é crendo n’Ele que nascemos do Espírito e somos feitos também filhos de Deus: João 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

E se fomos feito também filhos, somos logo co-herdeiros (Romanos 8:17) juntamente com Jesus, do reino que nos está preparado desde a fundação do mundo.

Todos nós herdamos de adão a natureza pecaminosa de criatura caída, porem quando cremos em Jesus e recebemos o Espírito Santo, passamos a ser participantes da natureza Divina (II Pedro 1:4), e passamos a produzir bons frutos, praticando boas obras, pois isto se torna natural em nós!

Podemos concluir então que o mais importante é a fé em Jesus que nos leva as boas obras, produzirmos os bons frutos necessários. Portanto a causa da salvação é a fé em Jesus e as boas obras (frutos) são conseqüências e não podemos confundir isto.

Se fosse possível produzir boas obras sem Cristo, não haveria necessidade de uma nova Aliança à qual Deus anunciou por: Jeremias 31: 1 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

E depois Deus falou também através de Ezequiel, dizendo: Ezequiel 36: 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E Deus manda Ezequiel profetizar: Ezequiel 37: 5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

Como vemos, foi necessário Deus colocar em nós o Seu Espírito Santo para que tivéssemos vida e praticássemos o amor e a reta justiça, e deixássemos a iniquidade; e para que isso fosse possível, Deus teve que enviar o seu Filho unigênito (Jesus Cristo) para morrer em nosso lugar, para que a cédula que havia contra nós fosse anulada e cravada da cruz (Colossenses 2:14). E fossemos reconciliados com Deus. Portanto, é crendo em Jesus que recebêssemos o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos fazendo participantes da natureza divina (II Pedro 1:4). E aptos a praticar a justiça e não a iniquidade.

Sabe o que é iniquidade? Maldade, injustiça, crueldade, arbitrariedade, abuso, crime, agravo, delito, desigualdade, parcialidade, tirania, barbaridade,judiação, judiaria, malefício, etc.

E o que é impiedade? Falta de piedade!

Iniqüidade é falta de equidade, falda de igualdade, ou falta de paridade, falta de virtude, que no final das contas é a falta de justiça e Deus ama a justiça e odeia a iniquidade e a impiedade: Provérbios 15: 9 O caminho do ímpio é abominável ao SENHOR, mas ao que segue a justiça ele ama.

Portanto, se hoje por crermos em Jesus, fomos feitos novas criaturas, não podemos nos gloriar em nos mesmos, pois foi Jesus quem me mudou e não foi mérito meu.

Se hoje sou rico em obras, a glória não é minha e sim de Jesus, pois tenho que reconhecer que estas obras são conseqüências do trabalho de edificação que Ele tem feito em minha vida, me dando discernimento pelo Espírito e principalmente me libertando das cadeias do pecado, pois como está escrito: João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Portanto, eu nunca poderei me gloriar perante Deus, pois de mim mesmo não tenho nada, tudo que temos são dons e todos Eles vieram de Deus, pela sua graça. Até mesmo a fé necessária à salvação é um dom que veio d’Ele, como está escrito: Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não posso me estribar nem no meu próprio conhecimento e nem nas minhas boas obras! Se por haver sido liberto, estou me achando merecedor, na verdade estou necessitando de comprar ouro provado (Fé em Jesus) e também colírio para que eu veja (Discernimento pelo Espírito), pois ninguém é! Apenas estamos.

É mais ou menos como o fariseu e o publicano em (Lucas 18: 10): O fariseu achava ser merecedor e não desceu justificado; já o publicano reconheceu não ser merecedor e desceu justificado.

A salvação é pela graça de Deus e realmente ninguém vai poder se gloriar perante Ele dizendo: Abre a porta, pois sou merecedor! Mais uma vez concordo plenamente com o que Paulo escreveu: Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.

Não haverá jactância, não haverá direitos conquistados (ninguém tem um nada consta nos céu). O que temos que ter em relação a Deus e a Jesus, é gratidão, pois apesar de não sermos merecedores, no SENHOR está o perdão, e a misericórdia, e a redenção, e a remição, e o amor, e a compaixão, e a justiça, e tudo mais que necessitamos para sermos salvos! É como está escrito: Salmos 130: 3 Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? 4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

Se nós fomos antes escolhidos por Deus e enviados a Cristo para sermos conforme Ele, busquemos ser como Ele é. Olha só o que Deus fala de Jesus: Hebreus 1:8 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Quem é nascido da água e também do Espírito, pratica o amor e a reta justiça não por obrigação, como que para conquistar ou merecer a salvação, não! Quem é nascido de Deus pratica porque tem prazer na justiça, e estes não necessitam de leis.

Ainda que sejamos nascidos de Deus pela fé em Jesus, temos que permanecer n’Ele para produzirmos os bons frutos, pois se nos afastarmos d’Ele, voltaremos a velha natureza pecaminosa e as conseqüências são estas: Mateus 25: 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Tiago já diz o seguinte: Tiago 2: 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. É verdade! Quem é nascido de Deus tem prazer nas boas obras. Já quem ainda não nasceu de Deus, não adianta forçar pra ser bom que não vai conseguir, nós não temos raízes próprias, temos que estar ligados em Cristo que por sua vez está ligado a Deus! Ele é o mediador e também o nosso Supremo Sacerdote, e por isto Ele é o único caminho.

Se permanecermos ligados a Jesus, produziremos bons frutos, pois teremos prazer na equidade.

Quando Jesus fala da porta estreita Ele está dizendo o seguinte: Muitos que até estão nas igrejas e até expulsaram demônios em seu nome, mas que porem não se converteram de verdade e não receberam os dons de amar e perdoar e continuaram praticando a maldade, escutarão isto de Jesus: Mateus 7: 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Aqui vem o que estou tentando dizer de causa e conseqüência. As boas obras são conseqüências da fé em Cristo e não o contrário.

Jesus nos deu um novo mandamento, o AMOR: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Porem isto só é possível se nascermos de novo, porque o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:6)

As boas obras não seriam possíveis sem a fé em Jesus que nos faz nascer de novo, e isto quem disse foi o próprio Jesus: João 6: 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

Jesus teve que morrer para que pudéssemos nascer do Espírito, foi o sacrifício d’Ele que nos reconciliou com Deus e ainda somos dependentes d’Ele, pois se nos desligarmos de Jesus, voltaremos ao que éramos antes, pois não temos raízes próprias. É Jesus quem está ligado a Deus e nós a Ele.

Apesar de agora estarmos transformados e participantes da natureza Divina, ainda somos dependentes de Cristo, pois é Ele quem está ligado a fonte que é Deus. É Jesus quem tem as raízes ligadas à Deus e nós só estaremos ligados a Deus através d’Ele.

Não nos tornamos independentes de Cristo. Ainda somos carnais, pequenos, fracos, pecadores e totalmente dependentes d’Ele, como está escrito: João 15: 1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Vamos nos lembrar de que foi Deus quem nos escolheu e enviou a crer em Jesus e insto desde a fundação do mundo como lemos em (Efésios)

Jesus declarou isto: João 6: 43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

É incrível a onisciência de Deus não é? Diante de tanta grandeza e poder, será que alguém terá jactância? Creio que não! Creio que quando vier o que é perfeito, ficaremos tão admirados e nos sentiremos tão inferiores que sentiremos o que Isaías sentiu quando viu a glória de Deus.

E se você conhece e ama alguém que ainda não aceitou à Jesus como seu único Senhor e Salvador, peça a Deus em oração e suplica que revele Jesus a esta pessoa, e creia, pois como diz a parábola que Jesus contou em (Mateus 20). Deus é como o pai de família sai a assalariar trabalhadores, e alguns Ele chama pela manhã outros porem quase a noite, mas o pagamente é o mesmo, a salvação. Portanto alguns que ainda não crêem, é porque ainda não foram chamados. A promessa diz: Gênesis 12: 3 ... e em ti serão benditas todas as famílias da terra. E poderoso é quem prometeu para à cumprir.