A JACTÂNCIA E A HUMILDADE – 23/03/2013

A JACTÂNCIA E A HUMILDADE – 23/03/2013

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

http://ajactanciaeahumildade.blogspot.com.br/

Você sabia que Jesus Cristo sendo em forma de Deus veio viver como homem com o propósito de dar a sua própria vida para que eu e você tivéssemos a salvação e vida eterna?

É verdade, ninguém tinha merecimento algum, pois todos nós estávamos afastados de Deus por causa do pecado de Adão e Jesus nos justificou (nos tornou justos) pelo seu sacrifício (seu sangue que foi derramado na cruz). Portanto que ninguém nos engane levando outro Evangelho senão o que foi pregado desde o princípio, como está escrito: Gálatas 1: 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

O Apóstolo Paulo, o qual Jesus enviou a nós os não judeus, diz claramente que se alguém anunciar outro evangelho além do que já recebemos que seja anátema (Amaldiçoado).

Paulo estava se referindo a pessoas que queriam obrigar os cristãos a buscarem a salvação pelas obras e não pela fé, por isto na seqüência ele diz: Gálatas 2: 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

E Paulo faz uma pergunta: Gálatas 3: 2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

A salvação é pela fé em JESUS CRISTO e não pelas nossas boas obras, pois praticar as boas obras (Amor e justiça) é obrigação de todo cristão convertido que foi feito também filho de Deus e participante da sua natureza Divina por crer em Jesus Cristo e receber o Espírito Santo.

Quem nos liberta da escravidão do pecado e nos transforma em novas criaturas que tem prazer nas coisas de Deus e busca praticar o amor e a justiça pela fé é o próprio Jesus Cristo e não nos.

Pelas nossas próprias forças (capacidade) não conseguiríamos nos justificar nunca, pois somos fracos e inconstantes; a força e o poder são de Jesus Cristo que alem de nos resgatar (nos comprar com sua vida) tem nos sustentado e nos edificado em espírito e, portanto, não podemos ter jactância (ostentação de mérito) e nos acharmos melhores do que os outros e muito menos merecedores da salvação, pois o mérito é totalmente de JESUS CRISTO que alem de morrer por nós tem nos sustentado em tudo.

Muitos querem mostrar boa aparência na carne e até são visto pelos homens como santos, porem quem sonda e conhece os corações é o mesmo que vai julgar cada um de nós individualmente independente da religião o placa de igreja, é como está escrito:Mateus 13: 47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. 48 E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. 49 Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, 50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Muitos que nós hoje achamos serem justos ficarão de fora e muitos que nós hoje achamos serem excluídos entrarão no reino de Deus, pois Jesus julgará não pelo que os ouvidos ouvem e nem pelo que os olhos vêem (Isaías 11), mas sim pelo coração (bondade) de cada um, pois Ele sonda e conhece o coração de cada um de nós e sabe quem tem um coração puro e quem tem um coração maldoso; Jesus sabe até quantos fios de cabelo cada um de nós tem na cabeça e, portanto, Ele sabe quem aprendeu a ser bom de verdade (quem aprendeu a amar e a perdoar) e quem buscou apenas mostrar boa aparência na carne para que os homens os glorificassem: Gálatas 2: 6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem). Por isto Jesus nos revela: Mateus 7: 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Jesus deixou bem claro: João 7: 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. Algumas coisas até tem aparência de santidade, porem não nos levam ao crescimento espiritual: Colossenses 2: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Jesus nos deu um claro exemplo de jactância e de verdadeiro arrependimento: Lucas 18: 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

O plano ou propósito de Deus para nós e que sejamos conforme a imagem do seu Filho Jesus que por sua vez é a imagem de Deus: “Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

E para entendermos como Jesus é humilde, vamos nos lembrar que sendo Ele é a primeira criação de Deus pelo qual todas as demais coisas foram criadas, veio viver como homem e como homem se fez servo de todos, e por amor deu a sua vida por nós.

Jesus sendo em forma de Deus não quis ser igual a Deus, mas se humilhou a si mesmo; enquanto lúcifer que era um anjo de luz, porem muito menor que Jesus quis ser igual a Deus e foi humilhado.

Portanto, se fomos criados para sermos a imagem de Jesus Cristo, tenhamos em nós o mesmo sentimento que houve n’Ele: Filipenses 2: 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.