Como agradar a Deus? - 07 03 2013
https://sites.google.com/site/jesus2336987/
http://comoagradardeus.blogspot.com.br/
Quando eu lia: (Hebreus 12: 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.) Eu ficava muito preocupado, pois quero agradar a Deus, alcançar a salvação e tenho consciência que não sou e nunca serei perfeito estando neste corpo carnal e pecador.
Eu acredito na tricotomia: Que temos corpo, alma e espírito e que o nosso corpo é a matéria que se interage com o mundo exterior através dos sentidos: Audição, paladar, tato, etc. Que nosso espírito se interage (comunica) com Deus e que nossa alma que é nossa vontade, nosso querer e nosso sentimento fica dividida entre o corpo e o espírito, pois a alma faz a interligação entre eles.
Quando nossa alma (nossa vontade) se dedica mais ao corpo, erramos muito, pois a vontade da carne é o pecado; porem quando nossa alma (nosso querer) tende mais para o espírito, fazemos a vontade de Deus que é o correto.
Alguns já me disseram ser necessário haver um equilíbrio, porem eu digo que devemos dedicar todas as nossas forças para fazer a vontade do espírito, pois mesmo nos esforçando e vigiando para fazermos a vontade do espírito a vontade do corpo acaba prevalecendo, imagina se não nos dedicarmos completamente.
Dou graças a Jesus que nos justificou com seu sangue e tem nos libertado das cadeias do inimigo (do pecado), pois mesmo querendo e buscando a santificação (separação total para Deus) e mesmo sendo nós justificados pelo sangue de Jesus, ainda somos pecadores, pois mesmo não querendo errar erramos e mesmo não querendo fazer o mal o fazemos.
Somente Jesus viveu como homem e nunca pecou, e nós que cremos n’Ele fomos justificados pelo seu sangue, porque Ele pagou a divida por nós, Ele morreu em nosso lugar e portanto, somos pecadores sim, mas fomos feitos justos pela fé em Jesus Cristo que se fez maldito por nós e como está escrito: O justo viverá da fé!
Uma coisa é inadmissível ao cristão: A iniqüidade!
Iniqüidade significa falta de equidade, falta de igualdade ou falta de justiça e quem é realmente convertido e recebe o Espírito Santo de Deus não comete iniqüidade, porque o Espírito Santo nos guia, nos ensina e nos transforma, tirando de nos a iniqüidade, a maldade, a injustiça, a crueldade, o mal, a arbitrariedade, a desigualdade, a tirania, a barbaridade, e todos os demais sinônimos da iniqüidade que é uma característica do maligno e não de alguém que tem em si o Espírito de Deus.
É por isto que Jesus nos diz: Mateus 7: 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Ou seja: Não é o fato do homem me reputar como justo e me julgar apto ao reino de Deus que o alcançarei, não! O que me trará a salvação ou a condenação é o fato de Jesus que me sonda e me conhece, julgar o meu coração e revelar se eu aprendi ou não a praticar o amor e a reta justiça ou se eu vivi de aparências e nunca me converti de verdade.
É Jesus quem vai julgar se após uma vida com Ele eu verdadeiramente aprendi a deixar a malignidade natural dos homens e me tornei benigno como Deus é. Pois Jesus vai voltar para julgar o mundo e Ele não vai julgar conforme o que ouve ou vê (Isaías 11) e muito menos pela religião (igreja) que freqüentamos, não! Ele vai nos julgar individualmente pela bondade ou maldade que há em nossos corações e pela bondade ou maldade que praticamos ao longo de nossas vidas aos nossos semelhantes: João 5: 26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Temos que aprender com Jesus e pelo Espírito Santo de Deus que habita em nós, a sermos benignos (Amar a Deus e aos homens), pois isto é fazer a vontade do Pai, pois sua vontade é que sejamos benignos, justos e misericordiosos como Ele é, e que andemos humildemente perante Ele!
Deus nunca abandonou Jesus, porque Jesus sempre fez a vontade do Pai: João 8: 29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Mas como exatamente Jesus é, o que Ele faz para agradar o Pai? “Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade” (Hebreus 1: 8-9)
Jesus é amor, Ele é o Filho do amor de Deus e quer nos ensinar a amar!
Pela fé em Jesus Cristo que é o primogênito de toda criação, nos também fomos feitos filhos de Deus e da mesma forma que o unigênito (Jesus Cristo) sempre fez a vontade do Pai, nós também devemos buscar fazer sempre a vontade do nosso Criador e agora Pai que é Deus.
Mas qual é a vontade do Pai para que eu a faça?
Jesus nos revelou: Mateus 7: 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. 13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
É nisto que devemos nos aprimorar: Mateus 5: 44 ... Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.
As vezes achamos que para agradar a Deus temos que deixar muitas coisas e também fazermos muitas outras coisas e na verdade o mais importante é a JUSTIÇA a MISERICÓRDIA e a FÉ: Mateus 23: 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Devemos sim fazer tudo o que o Espírito Santo de Deus nos diz e nos desviar de todo pecado, porem toda lei e os profetas se resume em uma palavra: AMOR! Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Como está escrito, o cumprimento da lei é o AMOR: Romanos 13: 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Este é o mandamento de JESUS: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Não nos enganemos, Jesus conhece nossos corações e julgará com justiça: Isaías 11: 1 PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio.
Paulo se irritava e se entristecia muito com a tendência errônea que nós homens temos de achar que o que agrada a Deus são as obras da carne e as vezes neste zelo, deixando de cumprir a reta justiça que é o AMOR: Galatas4: 9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
Jesus deixou bem claro o que contamina o homem: Marcos 7: 18 ...Tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? 20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.