Estética importa

O exemplo que ele dá é este:

De todas as características da carta qual delas gerou reclamações? A falta de simetria. O número sete não esta no custo de mana. A criatura poderia ter um sete ali, mas não tem por questões de poder e equilíbrio do jogo. A carta ficaria exageradamente poderosa custando sete. O custo é de 4 + 4 = 8. Quatro manas de qualquer cor e mais quatro pretas. Poderiam ter feito com um 7 + 1 ou 7 + 2? Não sei como decidiram o custo de mana, mas se tivesse um número 7 no custo de mana de qualquer cor haveria uma simetria maior na carta.

Existem muitas pesquisas sobre simetria, assimetria e percepção. Existem inclusive transtornos ou déficits relacionados a isso. Mas não vou entrar em maiores detalhes. Vou citar alguns casos práticos. O cérebro naturalmente busca por padrões e isso independente de idioma ou de cultura, é algo universal. Veja esta fachada de um prédio com janelas todas iguais:

Autoria: bernswaelz (pixabay)

Nenhuma janela é diferente das demais. Se uma delas fosse diferente quebraria a simetria e isso daria um destaque. Se for intencional a assimetria, ótimo. Mas se não for, é um problema. Às vezes uma falta de simetria não desejada confunde o jogador porque direciona o jogador para onde não deveria. Não apenas a forma das janelas é simétrica, as cortinas estão todas fechadas e não há luz acesa em nenhuma delas. O mesmo poderia acontecer por dentro do prédio, com alguma porta que fosse diferente por ex.

Créditos imagem: AlphaYellow

Veja esta sala de máquinas do level de Max Payne 3. Os motores e luzes estão simetricamente dispostos dos dois lados. É uma questão mais estética do que funcional ou realista. Ficaria feio se não fosse assim. Logo depois o jogador passa por uma área com motos aquáticas e há dois corredores, um à esquerda e outro à direita. São simétricos e terminam num chuveiro. Poderia não ser simétrico? Poderia, mas ficaria feio também. Note que o corredor é simétrico, mas os objetos pendurados na parede não estão simétricos. A simetria do espaço em si é mais importante neste caso.