Prey 2006

Level 16. Nesta parte do jogo há estas cápsulas com energia azul. Se forem atingidas por tiros explodem e derrubam a passarela. Não há explicação nenhuma para isso. Não faz parte da história e não tem função nenhuma este evento. Simplesmente tem ali porque por algum motivo quem fez essa parte quis deixar o cenário destrutível. Ou seria algum resquício de algum evento que foi descartado antes do lançamento do jogo. Para o jogador é um problema, pois ele precisa ir até o outro lado para prosseguir. Para os inimigos não tem problema nenhuma, pois neste lugar só tem inimigos voadores. O desenvolvedor pelo menos previu que o jogador poderia ficar preso e impedido de prosseguir e colocou dois pontos de embarque e desembarque da nave espacial do jogo. Fica muito estranho um lugar no jogo em que uma nave espacial é usada apenas para cruzar um espaço de poucos metros.

Level 10. Os recursos do próprio jogo foram usados de maneira quase aleatória. Por quê o trilho anti-gravidade é usado para atravessar para o outro lado e não uma ponte? No mesmo lugar tem uma ponte para atravessar lá no fundo. Faria mais sentido os trilhos estarem nas paredes do que o trilho ser apenas uma ponte que faz o jogador andar de cabeça para baixo apenas para atravessar para o outro lado.

O desenvolvedor parece que pensou que seria legal o jogador andar de cabeça para baixo num precipício. Para ele e alguns jogadores sim, mas para muitos outros jogadores não.

Aqui há uma plataforma e no lugar de um elevador ou escada há um trilho anti gravidade. Não apenas um trilho, um portal dimensional também abre. Não era mais fácil subir ali com uma escada ou elevador?

Aqui o jogador chega num lugar que é um corredor na beira de um precipício. Alguns aliens tentam impedir o jogador. Por uma escolha arquitetônica completamente sem sentido o corredor tem um buraco no meio. Ali no meio simplesmente o corredor acaba e não tem escada, elevador, nada. Simplesmente o corredor tem um buraco que o jogador pula ali e chega num portal dimensional. O portal teleporta o jogador para dentro de um cubo que é o quebra cabeça do lugar. No meio do precipício tem uma estrutura que monta um cubo e que o jogador deve resolver para passar.

Duke Nukem Forever

Dentro da estrutura alienígena há estas fontes de luz orgânicas. Por algum motivo decidiram que o jogador pode destruí-las porque há inimigos que usam essas luzes contra o jogador. Não faz o menor sentido dado que o ambiente é escuro.

Este obstáculo não segue as regras do próprio jogo. O jogador passa por uma porta que se fecha e a única forma de sair e resolvendo este quebra-cabeça. No chão há uma caixa de bombas, um corpo e um rastro de sangue. Uma abertura para cima e à esquerda mostra uma chave, a criatura redonda e que brilha no escuro que o jogador já viu antes. O jogador precisa atirar uma bomba no trampolim do outro lado do abismo. Assim a bomba cai exatamente na abertura onde a criatura esta e explodindo lá faz a criatura rolar para o jogador. Por quê o jogador não pode jogar a bomba diretamente ou um foguete? Por quê tem que ser no trampolim? Não faz o menor sentido e a porta que se fechou atrás do jogador ainda abre quando o jogador empurra a criatura para perto. Mas há uma outra porta anterior que precisa da chave e a criatura tem que ser empurrada até esta outra porta.

The Clone Carousel. Eu não faço ideia porque puseram este pilar no meio do caminho.

Duke Side of the Moon. A batalha com o último chefe não tem sentido. O jogador tem um veículo, mas em algumas partes precisa sair no meio do vácuo do espaço. Não tem roupa de astronauta e o jogador precisa se preocupar com pegar oxigênio que sai do chão. Ar saindo do chão na lua? É a mesma mecânica do level da represa, somente trocaram a água por vácuo. A decisão de design neste level foi estúpida e ridícula.