4ª (quinzenal II), 21h-23h, sala 212-0
6ª, 19h-21h, sala 212-0
6ª, 17h-18h, sala 540-2
26/06 - O conceito de probabilidade. Definições básicas e o papel da informação. Formalização através dos axiomas de Kolmogorov na forma condicional.
28/06 - Simetrias e espaços equiprováveis. Atribuindo probabilidades em um espaço equiprovável. A importância da escolha do espaço amostral. O princípio fundamental da contagem. Aplicações do princípio: Permutações e Arranjos.
05/07 - Combinações. Quando a ordem importa na contagem? Relação entre ordem, reposição e equiprobabilidade. Problemas de contagem básicos aplicados à espaços equiprováveis.
10/07 - Relembra o papel da informação. Probabilidade condicional. Exemplos simples. Diagramas de árvore. O problema de Monty Hall. O problema dos falsos positivos.
12/07 - O teorema de Bayes. Aplicação aos problemas de Monty Hall e dos falsos positivos. Interpretação em termos de diagramas de árvore.
19/07 - Aplicações avançadas do teorema. Problemas básicos de inferência e a conexão com ideias básicas da estatística.
24/07 - P1
26/07 - Apostas e valores esperados. A ideia de variável aleatória. Ideia intuitiva de esperança. Definição no caso discreto. Variável de Bernoulli como um primeiro exemplo. Propriedades básicas da esperança.
02/08 - A variável de Bernoulli como uma variável indicadora. Independência de variáveis aleatórias. Valor esperado do produto de 2 variáveis independentes. Variância. Ideia intuitiva e definição rigorosa. Propriedades básicas.
07/08 - O desvio padrão como uma medida de dispersão. A ideia de distribuição. A variável binomial. Relação com a variável de Bernoulli e propriedades básicas. Derivação a partir da Bernoulli do valor esperado e variância.
09/08 - O problema de Poisson. A variável de Poisson. Interpretação como limite da binomial. Propriedades básicas e aplicações. A variável geométrica e o problema do colecionador.
16/08 - Exemplos práticos de variáveis contínuas. A variável uniforme e a noção de densidade de probabilidade. Extendendo a definição de valor esperado pro caso contínuo. A variável exponencial e sua relação com a variável de Poisson.
21/08 - Medidas e a variável normal. Propriedades básicas e aplicações da variável normal. Variável Normal Padrão. O teorema do limite central e os limites normais das variáveis binomial e Poisson.
23/08 - A média amostral e a sua relação com o teorema do limite central. Interpretando o resultado de uma pesquisa eleitoral. A desigualdade de Chebyshev e a lei fraca dos grandes números. A justificativa de se usar E e Var como estimadores.
30/08 - Lei dos erros e aplicações de estatística em experimentos. Estimando médias e desvios. Incertezas e propagação de erros.
04/09 - P2
06/09 - SUB
13/09 – REC