osantacruzeoguarani

Lembre-se do Santa Cruz e adote um sócio-torcedor

Estamos felizes pelo desempenho do Bugre neste momento, com duas vitórias consecutivas no começo da terceira fase da série C – mais uma fora de casa, desta vez em jogo com o Ituiutaba, neste domingo, 15 de setembro de 2008, por dois a um. Contudo, não podemos perder a noção da realidade: o Guarani ainda está em crise. Todo o esforço para ter um time capaz de obter os bons resultados deste segundo semestre de 2008 obviamente custa caro. Isso significa que o acesso à série B, cada vez mais perto, resulta inexoravelmente no aumento da nossa dívida.

Temos de mobilizar os amigos em todos os cantos do mundo para aumentar o número de sócios-torcedores e poder bancar, em 2009, um campeonato muito mais difícil, muito mais disputado e ainda muito mais caro. Mesmo que seja possível obter na série B uma receita bem maior do que na série C, o Bugre não poderá sequer pensar em voltar para série A se não puder bancar os custos que vêm por aí.

A TV Guarani está despertando bugrinos até agora em estado de hibernação profunda ao redor da Terra. Amigos meus de outros estados têm me ligado quase aos prantos de tanta emoção após verem o Bugre pela internet. É uma emoção infinitamente maior do que a de apenas ouvir a narração de um jogo, embora isso seja também muito bom e devamos ser gratos aos profissionais de rádio que não nos deixam perder contato com o clube!

Bugrinos!

Que outro clube do Brasil oferece aos seus torcedores a oportunidade que nos dá a TV Guarani?

Que outro clube do Brasil mostra tamanha disposição para reerguer-se?

Que outro clube do Brasil mostra a tenacidade, a calma, o bom-sendo e a energia que estamos a ver fluir da nossa casa sob o comando atual?

O Guarani está a um passo do octogonal final desta série C. Só dependerá da força de vontade dos profissionais e da torcida para confirmarmos essa realidade. Com a mesma garra poderemos ficar entre entre os quatro primeiros colocados do campeonato. Isso não é um sonho. É uma possibilidade factível que depende praticamente da nossa vontade. Temos, inclusive, time e massa cerebral para conquistar mais uma estrela para o nosso escudo. Estrela que nos fará muito mais orgulhosos do que as outras duas. Estrela a ser conquistada por uma comunidade quase levada à liquidação total. Estrela merecida somente por aqueles que não desistem da luta e, principalmente, não vivem de ilusões.

Vejam a tabela da série C. Façam uma rápida análise do que poderemos ter pela frente. Há ossos bem duros no caminho, mas nada – absolutamente nada! – nos impedirá de dizer "tchau, série C! Até nunca mais!" Está nas nossas mãos!

Agora é a hora!

O Guarani já deu passos gigantescos em seu reerguimento e não podemos nos esquecer do quanto isso foi e tem sido difícil. Para que não percamos o rumo e a noção de realidade, sugiro que vejam também e meditem sobre uma entrevista com o presidente do Santa Cruz, do Recife (link abaixo), clube que caiu para dentro de um buraco cheio de nada. Com 94 anos, uma torcida de milhões de simpatizantes em todo o Brasil e dono de uma dos maiores estádios particulares do mundo, o Santa Cruz terá de disputar na unha durante o campeonato pernambucano de 2009 uma simples vaga para a quarta divisão do futebol brasileiro, a recém-criada série D.

O maremoto que tragou o Guarani ainda não passou e leva junto outros clubes tradicionais e igualmente carregados de glórias. Não saímos ainda da zona de destruição. Estamos ainda presos aos destroços. Precisamos manter o ânimo, mas com a cabeça fria. Precisamos gritar de alegria pelas vitórias de hoje, mas temos de traduzir esse grito em grana! Precisamos de sócios-torcedores! Se você é um deles, adote outro! (15/09/2008)

__________________________

Clique aqui para ver e ouvir o relato do presidente do Santa Cruz e meditar sobre o Guarani que, neste momento, parece estar caminhando em sentido oposto ao do clube do Recife.

"Amigo Caropreso,

Tudo a seu tempo, tudo a seu tempo." (Renato Bertani)

É verdade, Renato! Baixei um pouco a bola do otimismo em relação ao primeiro texto que postei, logo depois do jogo com o Ituiutaba... Abração!

"Caro Alvaro,

Você está muito pessimista, meu amigo. Pés no chão esta diretoria tem e

muito, e subindo para a série B aumentarão as despesas, mas

consequentemente também aumentarão as receitas e assim por diante.

Se pensar desta maneira que vc coloca, então era melhor fechar as portas e

esperar sanar as dívidas para depois abri-las." (Jorge Calhau)

Olá, Jorge!

Gratíssimo pela sua mensagem! Que bom recebê-la! Mas discordo de você.

Infelizmente, a realidade do Bugre é tal que a série B pode vir a ser uma armadilha, assim com a série A está se mostrando para a nossa querida Portuguesa de Desportos, de São Paulo. A Lusa fez um formidável esforço para voltar à primeira divisão do Brasileiro, mas não se preparou para ficar nesse patamar do mundo. Veja agora em que pé estão as coisas lá pelos lados do Canindé...

Aliás, nem seria preciso sair do Brinco para perceber esse problema. Você deve lembrar-se que, no Paulista deste ano, o Bugre quase bateu e voltou para baixo.

Para subir, temos de levar a escada junto...

Um grande abraço bem bugrino, Jorge!

O futuro do Guarani – Álvaro Caropreso