exemplodeararaquara

Exemplo de Araraquara

A Associação Ferroviária de Esportes tenta voltar aos trilhos com apoio da prefeitura.

Caso o Bugre tivesse passado pelo Linense, seu adversário na próxima etapa da Copa FPF seria a Ferroviária de Araraquara. Tenho a Ferroviária no coração, depois do Bugre. O primeiro jogo em que vi Pelé jogar foi no estádio da Fonte Luminosa. Um vareio de bola em que a Ferroviária ganhou do Santos por 4 x 0 ou 4 x 1, não me lembro exatamente. Pelo Santos, além de Pelé, jogaram Clodoaldo, Carlos Alberto, Edu etc. Mas pelo time de Araraquara estava um ponta-esquerda (ou direita?) chamado Tonho, o jogador de futebol mais feio que eu já vi na vida. Tonho acabou com o jogo. Depois da partida, ele montou em sua bicicleta e foi embora para casa em meio da multidão que esvaziava as arquibancadas de madeira da Fonte. “La vai o Tonho”, diziam os torcedores, sem no entanto nenhum esboço de pedido de autógrafo.

Era o tempo em que também jogava em Araraquara o monstro Bazzani, falecido recentemente (13/10/2007) ainda na condição de ídolo da torcida. A Ferroviária foi nos anos 60 o que o Guarani seria nos anos 70 e 80. Era time de botar medo onde quer que jogasse.

Tal como o nosso Bugre de hoje, a Ferroviária entraria em decadência nos anos 80 e 90. Passou mais de uma década em luta para sair da última divisão do futebol paulista, feito finalmente conquistado este ano, ao vencer a série A3 e voltar para a A2. A Ferroviária venceu também a Copa FPF de 2006 e, agora, parece estar disposta a chegar novamente às finais desse torneio em 2007. É uma pena que o Bugre não seja seu próximo adversário. Veríamos jogos de alto valor!

Faz-se na Ferroviária um trabalho paciente. Passo a passo. Ainda é cedo para se pensar em ternos nacionais. O principal objetivo do clube no momento é a série A1 do Paulista. Nesse sentido, as coisas tomaram rumo mais alvissareiro a partir de 2003, quando foi constituída a Ferroviária Futebol S/A, empresa destinada a explorar as atividades de futebol profissional do clube. O prefeito de Araraquara na ocasião foi um dos animadores da iniciativa, coisa que bem poderia estar a acontecer também em Campinas.

Recomendo aos bugrinos em vias de votarem pelo futuro do clube que dêem uma olhada no pequeno texto que explica a constituição da Ferroviária S/A. Está neste endereço: http://www.ferroviariasa.com.br/ferroviariasa.php

Idéias não faltam para reerguer o Bugre. (29/10/2007)

O futuro do Guarani – Álvaro Caropreso