matemáticaavançada

Matemática avançada

O exercício de adivinhação que dei início duas ou três rodadas atrás chega ao fim no domingo, com o último jogo do Bugre no Campeonato Paulista de 2008.

No campeonato dentro do campeonato em que o Guarani busca permanecer na série A1 do Paulista e assegurar vaga na série C do Brasileiro deste ano, as posições são as seguintes antes do jogo com o Rio Preto, no Brinco de Ouro:

17 Juventus

16 Guarani

15 Sertãozinho

15 Rio Preto

13 Rio Claro

Bugre, Juventus, Sertãozinho e Rio Preto brigam simultaneamente para ficar na A1 do Paulista e pela vaga na série C. É uma só briga pelas duas vagas. Quem ficar na A1 leva também a série C e vice-versa.

Dentre os cinco times da parte de baixo da tabela, apenas o Juventus depende de si mesmo. Tem de vencer o São Paulo. Mas o São Paulo também depende de si mesmo para classificar-se entre os quatro que vão às semi-finais: tem de vencer o Juventus. O empate coloca em sério risco os dois times. Esse deve ser o resultado mais improvável da rodada.

O jogo entre Marília e Rio Claro não afetará o posicionamento dos outros times para os efeitos que nos interessam. Assim, suponhamos que haverá empate para facilitar os cálculos.

A situação mais apertada é a do Sertãozinho, que só não cai se vencer a Portuguesa, se o Juventus não ganhar do São Paulo e se houver empate – nada além do empate – entre Guarani e Rio Preto. Vitória de qualquer destes dois derruba o Sertãozinho.

Vejamos, então, algumas dessas combinações, nas quais estão implícitos os critérios de desempate a partir de resultados de contagem mínima (0 a 0 ou 1 a 0):

1 – Juventus vence o São Paulo, Sertãozinho vence a Portuguesa e Guarani vence o Rio Preto. O Bugre cai:

20 Juventus

19 Guarani

18 Sertãozinho

15 Rio Preto

14 Rio Claro

2 – Juventus perde para o São Paulo, Sertãozinho vence a Portuguesa e Guarani empata com o Rio Preto. O Bugre cai:

18 Sertãozinho

17 Guarani

17 Juventus

16 Rio Preto

14 Rio Claro

3 – Juventus empata com o São Paulo, Sertãozinho empata com a Portuguesa e Guarani vence o Rio Preto. O Bugre escapa:

19 Guarani

18 Juventus

16 Sertãozinho

15 Rio Preto

14 Rio Claro

4 – Juventus perde para o São Paulo, Sertãozinho vence a Portuguesa e Guarani vence o Rio Preto. O Bugre escapa:

19 Guarani

18 Sertãozinho

17 Juventus

15 Rio Preto

14 Rio Claro

5 – Juventus perde para o São Paulo, Sertãozinho empata com a Portuguesa e Guarani empata com o Rio Preto. O Bugre escapa pelo critério de desempate por saldo de gols em relação ao Juventus:

17 Guarani

17 Juventus

16 Rio Preto

16 Sertãozinho

14 Rio Claro

Como se vê, um empate do Bugre pode não ser o fim do mundo, mas haja sorte!

Falta apenas confessar de onde tirei toda a paciência para fazer tantos cálculos. De lugar nenhum. Usei a Tabela Dinâmica do Campeonato Paulista do site Globo.com. Veja em

http://globoesporte.globo.com/ESP/0,,GEN918-8068,00.html

Essa é a tabela que toda a imprensa usa, mas ninguém assume, quando os iluminados bostejam sabedoria no rádio, na TV ou nos jornais. É claro, quem sabe usar um software de cálculos com planilhas – do tipo Excel – pode montar uma igual. Mas essa aí do link já está prontinha da Silva.

O futuro do Guarani – Álvaro Caropreso