Clube de bocha
Acabo de ler no mural do Planeta Guarani (*) nota de um amigo bugrino que inscreveu a noiva como sócia-torcedora. Ele informa que o nº de inscrição da moça é ST-1650. Ou seja: até aquele momento, apenas 1650 pessoas haviam assumido esse tipo de compromisso com o Guarani. É muito pouca gente!
Pior é que nem todas essas 1650 pessoas devem estar pagando em dia, o que torna o quadro de sócios-torcedores ainda mais assustador em tamanho.
Eu sou sócio-torcedor desde o começo da campanha, mais ou menos, e meu número é 1411. Quer dizer, só 239 pessoas a mais se dispuseram a ajudar o Guarani desde então! Só 239 pessoas em mais de um ano de campanha!
Fiquei tão envergonhado com isso que entrei na minha conta bancária e paguei adiantado o boleto que chegou ontem (21/05/2008), com data de vencimento em 5 de junho. Pendurei no cheque especial!
É certo que o número de apoiadores de qualquer espécie só vai aumentar significativamente quando o Bugre voltar a ser vencedor. Mas só 1650 pessoas dispostas a pagar 30 mangos por mês é um vexame!
Com um número desse tamanho não dá para sair dizendo que a torcida bugrina é "a maior do interior" ou "a dona da cidade". Até prova em contrário, não é nem uma coisa, nem outra.
E não adianta vir com esse papo de que basta sair na rua para perceber a força e o porte da torcida bugrina!
A força e o porte da torcida são expressos por esse numerinho pequenininho, desprezível: 1650!
Não é só dinheiro o que falta ao Guarani.
Faltam principalmente bugrinos mais dispostos a fazer alguma coisa concreta – não a ficar no palavrório glorificante do nosso passado lindo e na eterna maledicência contra o "outro time da cidade".
Declarações de amor ao Bugre não valem nada. Quem quiser time para torcer que vá procurar algum dos apaniguados televisivos da Rede Globo ou pague, de fato, a conta do Guarani de Campinas.
E também não adianta ficar tocando bumbo na arquibancada, a falar mal dos nossos atletas. A torcida mobilizada tem de usar seu ânimo e disposição para pegar a laço mais bugrinos acomodados e fazê-los assinar a campanha de sócios-torcedores.
Só 1650 pessoas dispostas a pingar 30 merrecas por mês é ridículo! Isso é número para clube de bocha!
O futuro do Guarani – Álvaro Caropreso