Chove chuva
Mais previsões: Pelas minhas contas, o Guarani escapa do rebaixamento na bacia das almas e ainda fica com a quarta vaga para a Série de C.
Não sou dado a adivinhações, mas como hoje estou de folga abri uma planilha para avaliar um a um todos os jogos dos concorrentes diretos do Bugre na briga para não cair no Paulista e na disputa pela vaga na Série C do Brasileiro.
Pelas minhas contas, o Guarani escapa do rebaixamento na bacia das almas e ainda fica com a quarta vaga para a Série de C.
Guaratinguetá e Noroeste já estão na Série C e não caem no Paulista. Eu os incluí nos cálculos para ponderar suas atuações nas simulações de resultados do Bugre e seus concorrentes diretos.
Para não cair, o Bugre briga com Sertãozinho, Juventus, Marília, Rio Preto e Rio Claro. Pela Série C, a briga inclui o Mirassol. Dentre os demais, o calendário do Guarani é o mais fácil, por incrível que pareça. Dos 15 pontos que restam em disputa, o Bugre precisa ganhar seis para conseguir os dois objetivos. Mas tem de ser com duas vitórias. Uma só vitória e três empates complicariam a previsão por causa dos critérios de desempate.
O desempenho médio do Guarani até agora assegura mais cinco pontos. Isso significa que é preciso melhorar só um pouquinho para ganhar o ponto extra. Se valer o que vimos no jogo com o Ituano, vai dar e sobrar.
Nesse "campeonato dentro do campeonato", em que os quatro primeiros vão para a Série C e, os quatro últimos, para a A2 do Paulista, a classificação final será assim:
38 Guaratinguetá
30 Noroeste
23 Mirassol
20 Guarani
20 Marília
17 Sertãozinho
17 Juventus
14 Rio Preto
13 Rio Claro
Dêem uma olhada na situação real atual da tabela e da classificação. Vejam se o meu chute vai passar longe do gol, se vai bater na trave ou vai para dentro da rede. No mínimo, a gente se diverte um pouco enquanto não pára essa chuva. (14/03/2008)
O futuro do Guarani – Álvaro Caropreso