Uma síntese da tertúlia "Quando o tempo foge", por Joana Dias

Data de publicação: Apr 24, 2012 9:1:37 AM

“Quando o tempo foge” foi o tema da última sessão “À conversa com os pais”, na USF Egas Moniz, dinamizado pelo Dr. Francisco Pintado. Enquanto debatíamos sobre esta temática não demos pelo tempo passar e os 90 minutos da sessão, depressa acabaram…, tal como acontece muitas vezes no nosso dia-a-dia.

Mas o que é necessário para uma boa gestão de tempo? Como arranjar tempo para os filhos, o marido, o emprego, a vida de casa, quando as 24h do dia parecem nunca ser suficientes para tudo o que é necessário fazer? Como conseguir equilibrar o tempo em família com o tempo dedicado ao trabalho?

Concluímos que o importante é conseguirmos definir objetivos e prioridades dentro do rol interminável de tarefas diárias que nos vêm à cabeça e damos um passo de cada vez na conquista desses objetivos.

Muitas vezes, sem nos darmos conta invertemos as nossas prioridades: colocamos muitas vezes tarefas que podem esperar à frente dos nossos filhos e no fim, já cansados apercebemo-nos de que não dedicamos aquela “meia hora” a brincar com eles. Não deverá ser uma prioridade esse bocadinho de tempo em que desligamos das preocupações e canseiras do dia para usufruirmos de um momento de distração e alegria com aqueles de quem mais gostamos?

Outra aspeto importante é podermos contar com alguém (marido)/ dividir tarefas. Não temos de ser nós a fazer tudo; Há algumas atividades que podemos delegar, o que nos irá facilitar um pouco a gestão de tempo… podemos mesmo, delegar pequenas tarefas nos nossos filhos (porque ao mesmo tempo que “poupamos tempo” promovemos a sua autonomia).

Muito ficou ainda por dizer, pois falar sobre o tempo requer certamente muito tempo, mas talvez nas pausas apressadas do nosso dia ou quando os “nossos anjinhos” já dormirem possamos sentar-nos ao computador e teclar um pouco com outros papás/mamãs preocupados com a gestão de tempo e com o criar momentos de qualidade para estar com os filhos!

“O que fazemos com o tempo? Alguns aproveitam-no… outros gastam-no e outros gerem-no”