A propósito do ciclo de tertúlias sobre o Insucesso Escolar

Data de publicação: Nov 06, 2012 9:56:37 PM

A escolha do insucesso escolar como tema a tratar durante este mês não é acidental. Depois do início das aulas estamos na altura de colher os primeiros resultados fiáveis acerca de cada aluno. Deram-se as primeiras matérias, observaram-se comportamentos, fizeram-se as primeiras provas de avaliação de conhecimentos. É chegada a altura de ...

analisar toda a informação disponível e, se necessário, tomar decisões no sentido da promoção do sucesso educativo de cada um e de todos.

No que respeita aos alunos que, por uma razão ou por outra, manifestam dificuldades de aprendizagem ou comportamento, acabou o tempo de dar mais tempo para “deixar ver o que acontece”. Por vezes existe a tentação de o fazer mas, normalmente, mais tempo apenas significa adiar o confronto com as dificuldades e a tomada de decisões. Perde-se um tempo precioso e o tempo é a única coisa que não se consegue repor.

É por isso que faz sentido nesta altura propor a todos educadores a reflexão sobre algumas questões que o insucesso escolar representa, seja em termos individuais seja em termos sociais. É o que ousamos fazer nas tertúlias programadas para Novembro. Vamos começar com uma análise do fenómeno insucesso escolar, como ele se manifesta hoje nas nossas escolas e nos alunos. Depois noutras duas sessões abordaremos expressões particulares do insucesso escolar.

Começamos no próximo dia 8 e retomamos ao mesmo assunto nos dias 22 e 29. Mas sem a participação de alguns de vós não é possível a sua concretização. Contamos convosco se não para estar presente para divulgar estas iniciativas junto de quem possa delas beneficiar.