Festa da Páscoa: algumas ideias de como a apresentar e viver com as crianças

Data de publicação: Mar 24, 2013 10:4:39 PM

Entramos na Semana Santa que nos levará à Páscoa, a maior festa para os católicos (ainda a maioria da sociedade Portuguesa). Em casa, na escola, o assunto merece ser tratado com a solenidade exigida pela celebração mas também com alguns cuidados para que não se fique por frivolidades ou apenas pela vertente comercial.

Nos dias que correm, o simbólico e o sagrado das festas, como a Páscoa, parece que estão a ser completamente apropriados pelo comércio. Algumas das qualidades do que é propriamente humano esvaem-se sem nos darmos conta, pelo efeito do dinheiro. Isto parece dar razão aqueles que dizem que o dinheiro é um deus vivo. Deus não será com certeza, mas que é muito poderoso disso não temos dúvidas. Poderoso ao ponto de na nossa sociedade empurrar as pessoas a um consumismo desenfreado a que é difícil resistir. Se não agirmos como pessoas, que pensam e que têm vontade própria, qualquer dia a Páscoa, como outras celebrações, não tardará muito a ser apenas mais uma ocasião para vender.

De que forma é que hoje, vivendo onde vivemos, se pode apresentar e viver a Páscoa com as crianças?

Ousamos avançar com algumas ideias. A si pedimos apenas que desperte o seu olhar crítico sobre o que lhe é oferecido nesta Páscoa e tenha a coragem de fazer diferente, mais seu, mais vosso, enquanto família.

- Páscoa não é distribuição de ovos.

- Para quem é católico é uma boa altura para fazer um trabalho mais espiritualizado.

- Coelhos e ovos.

- Ovos, coelhos e brincadeira.

Dito isto, a Páscoa é uma festa importante para aqueles que são cristãos e católicos.

Merece ser vivida como celebração de algo muito especial. Por isso façamos a festa, aqueles que amamos, nomeadamente as crianças, merecem-no. Mas tenhamos a inteligência de a fazer com moderação.

O texto completo pode ser consultado no webcuco.blogspot.com