O mundo é um espelho; se sorrires para ele, ele sorrirá para ti (Gustave Le Bon)

Data de publicação: Oct 02, 2012 10:48:50 PM

O adágio de hoje é bonito, dá uma perspectiva bem colorida da vida, da forma como o podemos e devemos olhar. Mas nem sempre é assim. Aliás, para sermos sinceros, até parece que poucas vezes é assim, quando olhamos para o mal e o sofrimento que nele existe. E, se olharmos mais fundo ainda, a vida, no todo que ela encerra, chega a ser muita violenta para todos os seres vivos. Sem excepção. No entanto a vida é um milagre e como tal deve ser louvada.

Ao nível da pessoa também o mundo nem sempre sorri. Tenho para mim até que para muitas pessoas ele nunca sorri, mantem-se estático e imóvel, insensível ao que o rodeia, seja à beleza seja ao sofrimento. Como admiro as pessoas que mesmo perante o sofrimento, a miséria, por vezes a indiferença a rejeição, conseguem manter uma atitude positiva perante as agruras do mundo, conseguem manter viva a esperança em algo melhor, que na maioria das vezes nunca chega.

E para a maioria de nós há dias de sorriso e alegria, por vezes semanas. Só alguns, poucos, os felizardos os recebem meses e anos.

Mas é com este pensamento, e outros semelhantes, que nos obrigam a olhar o amanhã com melhores cores, que conseguimos armar o nosso ser para enfrentar o mundo e aproveitar a graça da vida que nos foi concedida. E para esse combate também precisamos de acções que nos aproximem mais dos outros. Não é fazermos todos o mesmo. É cada um agir segundo as suas possibilidades. Não se pode pedir mais. Mas temos de fazer muito mais do que temos feito. Desde cedo, na forma como concebemos tudo. No fundo numa filosofia de vida, pautada por aquilo que merece ser vivido.

Não nos deixem a falar sozinhos. Dêm a vossa opinião.