Apontamento sobre a tertúlia "Os jovens perante as desigualdades sociais"

Data de publicação: Feb 24, 2012 3:1:13 PM

A tertúlia de ontem na FNAC "Os jovens perante as desigualdades sociais” decorreu de forma fluída e cativante. Depois duma breve introdução ao tema, feita pelo orador, Nelson Santos, os participantes aceitaram o desafio que este lhes colocou e debateram o assunto com espontaneidade e liberdade.

Salientamos alguns dos tópicos desse dinâmico debate de ideias:

- a “crise” atual não é exclusiva dos jovens mas de toda a sociedade;

- trata-se duma crise de valores mais do que económica;

- os jovens constituem um dos grupos que mais sofre com as condições sociais atuais, porque lhes rouba o seu capital mais valioso: a esperança no futuro;

- a grande preocupação dos jovens de hoje é o desemprego e a precariedade;

- existe uma crescente consciência que é necessário agir contra este estado de coisas e esse agir passa, quase obrigatoriamente, por um olhar novo sobre o outro, sobre a vida em comunidade, sobre a importância das relações humanas, porque é aí que podemos encontrar as sinergias para procurar desenvolvermo-nos a nós próprios, nos diferentes sentidos e, dessa forma, melhorar a sociedade.

É também certo que no final o debate já se aproximava do tema da próxima tertúlia deste ciclo, que versará sobre "O retorno da solidariedade... porquê se envolver", pois estando os diagnósticos feitos importa agora a ACÇÃO.

Achamos que aqueles que aceitaram o convite deram por bem empregue o seu tempo.

Um agradecimento especial ao nosso convidado Nelson Santos (e por intermédio dele à JOC), a todos os participantes e à FNAC do Mar Shopping.