Apontamento sobre a tertúlia “As alterações psicológicas e psiquiátricas do consumo de drogas leves”

Data de publicação: May 16, 2011 8:32:48 AM

Esta tertúlia, animada pelo Dr. Carlos Vasconcelos, decorreu na passada 6ª feira, dia 13 de Maio. Teve alguns pontos que merecem um pequeno comentário.

Primeiro, os presentes -, não muitos, é verdade - tiveram o privilégio de dialogar com alguém que não apenas domina o assunto em questão, como também, mostrou ser possível conciliar uma abordagem técnica e médica com uma linguagem acessível a todos.

Segundo, ficamos com uma visão sucinta do que hoje se faz ao nível do tratamento destes problemas de comportamento. É verdade que aquilo que nos foi dito não é muito animador: nalguns sentidos contraria a opinião corrente, nomeadamente no ponto em que é opinião aceite que as ditas “drogas leves” não têm efeitos tão nefastos como as ditas “drogas duras”; que estas drogas estão hoje mais perigosas do que o eram à 20 ou 30 anos; e, finalmente, que ao nível do tratamento as limitações são muitas, apesar dos avanços registados nos últimos anos.

Terceiro, estão de parabéns os jovens do LIJ presentes, pelo interesse demonstrado e pelas questões inteligentes que colocaram ao Dr. Carlos Vasconcelos.

Quarto, o espaço onde decorreu, na esplanada do Ilha Rest-Caffé (ZIP ZIP), nas Caldas S. Jorge, e com a ajuda do tempo agradável, proporcionou um momento diferente.

Assim que o Dr. Carlos Vasconcelos disponibilize os recursos didácticos utilizados na apresentação, colocá-los-emos neste sítio na página de recursos.

Uma nota final de agradecimento para o Dr. Carlos vasconcelos, os presentes e para o LIJ da Obra do Frei Gil - Solar da Sagrada Família -.

Aguardamos os vossos comentários, seja no www.webcuco.blogspot.com, seja no www.facebook.com