Do gostar de nós ao gostar dos outros

Data de publicação: Mar 27, 2012 5:20:26 PM

"Do gostar de nós ao gostar dos outros. a importância da auto-estima" foi o tema da reunião de ontem no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa.

A auto-estima, a confiança em nós próprios, é um assunto que, simultaneamente, cativa e preocupa os pais e os educadores. De facto, a promoção da confiança em sí próprias das crianças e jovens parece algo de muito simples e natural mas, o como fazer, é já algo que suscita nos educadores muitas dúvidas e inseguranças.

Não existem receitas para promover a auto-estima, depende de muitos factores: pessoais e do contexto. Mas existem algumas regras para que as nossas práticas sejam mais eficazes como existem práticas que têm um efeito contrário. O que cada educador, cada família, cada criança/jovem consegue fazer nesta área é o seu percurso, único e irrepetível, com aspectos positivos e aspectos negativos. O importante é existir vontade e coragem de fazer um exercício contínuo de auto-avaliação e auto-crítica, de escuta daqueles que nos rodeiam e sermos capazes de introduzir alterações ao nosso comportamento no sentido da promoção da confiança, nossa e daqueles a quem nos compete educar.

Foi com este pano de fundo que se desenrolou a sessão e o debate que se seguiu.

Houve adesão dos encarregados de educação: a sala (polivalente) estava bem composta (atendendo ao dia).

Como muitas vezes acontece, estamos conscientes que o espaço para debate não foi muito e, concerteza, muitas questões ficaram por colocar. Mas, como também lá foi dito, uma vez mais, os interessados podem continuar o debate neste espaço ou no blogue.

O material didáctico utilizado já está disponível no blogue.

Uma palavra de agradecimento aos oradores, à Direcção e à Associação de Pais do do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa e a todos os participantes