Educar e formar os jovens é uma tarefa entusiasmante

Data de publicação: Nov 21, 2013 10:26:43 PM

É um trabalho que cabe fundamentalmente, e em primeiríssimo lugar aos pais e, só depois, àqueles a quem a sociedade incumbiu na função de educar. Trabalho delicado e exigente, paciente e alegre, com muitas perplexidades e preocupações, que leva tantas vezes os pais e educadores a um incessante questionamento, em busca de luz.

Educar e formar é obra de artista que quer levar à plenitude as potencialidades que residem em cada uma das crianças e jovens, sejam filhos ou alunos: ajudar a descobrir a importância de se preocuparem com os outros, ensinar a ser criadores de relações autenticamente humanas, a vencer o medo do compromisso, a alimentarem e disciplinarem a sua curiosidade natural, a desenvolverem os talentos que cada um trás em si… Em resumo, capacitar cada uma e cada um, para que possam conceber um projeto de vida que lhes traga realização pessoal e social, em resumo felicidade.

"Apesar de que sempre haverá dificuldades e aspetos a melhorar é preciso, entre outros, que os pais e educadores mantenham o espírito jovem para que lhes seja mais fácil receber com simpatia as aspirações nobres e, inclusivamente, as extravagâncias das crianças e jovens. A vida muda e há muitas coisas que talvez não nos agradem – é possível até que não sejam objetivamente melhores que outras antes – mas que não são más, são simplesmente outros modos de viver, sem mais importância. Não raras vezes, os conflitos aparecem porque se dá importância a ninharias que se superam com um pouco de perspetiva e sentido de humor." (A. Vilar)

Na difícil tarefa de educar, e porque não há educação perfeita, poderemos sempre melhorar e até com os erros se aprende. Isto é tanto mais verdade quanto temos consciência do objetivo último da nossa ação de pais e educadores: educamos para a vida.

P.S. Este texto é feito a partir de um outro de A. Vilar, que, em boa hora, nos veio parar às mãos no início da semana.

P.S.S. Se conhecer algum amigo, "Facebook” ou outro, que possa beneficiar desta informação, por favor, partilhe!