Quando a piada do professor não tem graça nenhuma

Data de publicação: Nov 12, 2013 11:50:10 AM

Um professor dizer algo como "O 20 é para Deus, o 19 para mim e vocês, alunos, podem apenas aspirar aos 18 valores", pode parecer a alguns que tem a sua piada mas não tem graça nenhuma. Isto foi dito ainda a semana passada numa sala de aula a jovens de 15/16 anos. Não conhecemos as intenções do professor: se o disse como piada não parece que o tenha conseguido pois o jovem com quem falamos não o viu assim, pelo contrário ficou espantado e preocupado; se é uma orientação pedagógica piora o cenário, pois coisas destas não são ensinadas nas academias.Imaginamos que quando o Sr. Professor proferiu tal coisa não estaria a levar em conta o contexto onde estava (numa sala de aula, para além do professor existem outras almas, umas mais atentas, motivadas ou sensíveis que outras); o que estava a dizer (na sua formação académica concerteza que não abordou a importância pedagógica de tais asserções); os alunos (que, já se sabe, aprendem as matérias mais quem as ensina); e o valor/significado da profissão de professor que exerce. Não nos parece que dizer tais palavras aos alunos seja o mais correcto. Ou melhor: é incorrecto. O impacto que causa nos alunos (naqueles que estão motivados para aprender) é muito negativo e pode mesmo ser um destruidor de sonhos, numa época em que sonhar é tão importante.E, no intuito de ajudar o Sr. Professor a ser melhor professor, atrevemo-nos a deixar algumas sugestões:

- Não diga mais tal coisa na sala de aula, tais palavras podem dar azo a muitos significados. Por exemplo, podem ser sinal de insegurança, dum comportamento dum "falso duro" ou de um qualquer "rufia". Pode também indicar uma necessidade de impor uma autoridade assente num autoritarismo primário.

- Um dos maiores orgulhos do professor deve ser quando um dos seus discípulos chega mais longe do que ele foi. Já reparou que a evolução, o progresso no conhecimento, não seria possível se o discípulo não fosse mais longe que o mestre?

- A profissão de professor é um serviço. Já pensou a sério o que tal significa? Já pensou a sério no valor da profissão de professor? Na sua nobreza?

Ficamo-nos por aqui. Entendam estas palavras como um contributo para se melhorar. Sempre...

P.S. Se conhecer algum amigo, "Facebook” ou outro, que possa beneficiar desta informação, por favor, partilhe!