Diferentes no plano intelectual mas também afectivo (Criança precoce ou sobredotada - II)

Data de publicação: Mar 26, 2013 2:22:5 PM

Diferentes no plano intelectual mas também afectivo

Olhar a sobredotação apenas pelo prisma do intelectual é muito redutor. Actualmente é vista de forma mais abrangente, mais compreensiva e consensual. Assim, a criança sobredotada distingue-se por três ordens de características:

- Capacidade acima da média: distingue-a a facilidade de aprendizagem que revela na aquisição de determinados conhecimentos ou competências em áreas específicas (as crianças não têm de ser génios).

- Persistência na resolução duma tarefa: apresenta uma grande capacidade de trabalho e um invulgar investimento na resolução de problemas ou de uma actividade específica, sempre associados à motivação e interesses desenvolvidos pela criança.

- Níveis superiores de criatividade: revelados pela natureza, qualidade e frequência das perguntas, jogos e associação de conceitos.

Colocado desta forma o conceito de sobredotação alarga-se a todas as áreas das capacidades e actividades humanas: aptidão intelectual, artística, social, motora, etc. (...)

Este artigo que pode ser consultado na integra no blogue e faz parte dum conjunto de outros texto sobre "Criança precoce ou sobredotada: fazer da diferença uma riqueza", a saber:

- Diferentes no plano intelectual mas também afectivo;

- Os sinais que fazem supor a sobredotação;

- Escola e sobredotados: por vezes uma relação de mal entendidos;

- A importância da criança saber quem ela é.